AUTOLOOKNotícias Várias

Altri fomenta sustentabilidade na EXPOFACIC

Apostar na gestão eficiente de recursos através de projetos de economia circular, garantindo a utilização e a preservação consciente e responsável dos recursos, serviu de mote para a Altriflorestal estimular na EXPOFACIC, em Cantanhede, os cuidados da floresta e cuidar do futuro.

CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Mariana Cardoso, Joana Alexandra e Ana Rita Gomes

Fruto de uma “operação” meticulosa que está a ser levada a cabo pelos profissionais do Grupo Altriflorestal na 32.ª edição da EXPOFACIC – Feira Agrícola Comercial e Industrial de Cantanhede, que decorre até domingo, os visitantes do certame tomaram o pulso à gestão florestal e produção de fibras celulósicas de eucalipto.

A presença do Grupo Altriflorestal naquela que é a maior feira de índole nacional nas mais diversas áreas de atuação tem servido na perfeição para ser efetuada uma avaliação no que diz respeito ao planeamento. António Gravato, engenheiro silvícola e que foi, durante vários anos, presidente da Fundação Mata do Buçaco, dispensando apresentações, sublinhou que a Altriflorestal «desenvolve um plano de gestão personalizado».

António Gravato, Marco Rodrigues, Jorge Sousa, Emanuel Gomes, António Miguel Gravato, Miguel Silveira, Marques Pinho, Tiago Monte, Vítor Frias, Telmo Marques, Diogo Alves, João Toscano

Figueirense de gema, António Gravato, que assessorou Ascenso Simões, secretário de Estado da Administração Interna e da Agricultura no primeiro Governo de José Sócrates, o engenheiro silvícola referiu ainda que a Altriflorestal «monitoriza continuamente a floresta e oferece apoio contínuo», reforçando que, no campo da implementação, «arrendamos, compramos, damos assistência técnica ou encaminhamos madeira, de acordo com as suas necessidades».

Tratando-se de uma referência a nível europeu no âmbito da gestão florestal, a Altriflorestal usufrui mais de 90 mil hectares de terrenos florestais em Portugal sob a sua administração, implementando um modelo silvícola de longo prazo, baseado nas melhores práticas florestais.

António Gravato, um engenheiro amável e sempre disponível para saciar a nossa curiosidade, revelou que a empresa «possui três unidades fabris de fibras celulósicas em Portugal, nomeadamente a CELBI (Figueira da Foz), a Blotek (Vila Nova de Ródão) e a Caima (Constância)».

António Miguel Gravato, Marques Pinho, Tiago Cordeiro, Miguel Silveira, Vítor Frias, Fernando Frias, Nuno Churro, António Gravato e Marco Rodrigues

«As nossas florestas são geridas de acordo com os mais altos padrões internacionais e são certificadas pelo FSC e PEFC. Estas certificações garantem que a gestão florestal é feita de forma responsável, respeitando o meio ambiente e promovendo a biodiversidade. Também asseguram a qualidade e a rastreabilidade dos produtos florestais, oferecendo confiança aos nossos parceiros e clientes», revelou António Gravato.

Recorde-se que a presença da Altriflorestal na EXPOFACIC surge na sequência de também ter integrado o maior festival de praia de Portugal e um dos maiores da Europa, o RFM SOMNII. Tratou-se, mais uma vez, da parceria de sustentabilidade da edição de 2023 do Maior Sunset de Sempre naquela que é uma das mais belas praias da costa portuguesa, a Praia do Relógio, na Figueira da Foz.

Miguel Silveira (administrador da Altri), Pedro Coimbra (deputado), Fernando Pais Alves (vereador da CM de Cantanhede), António Gravato (Altri), José Manuel Cruz (presidente de Junta da Tocha)

Recorde-se que o RFM SOMNII realiza-se em pleno areal e com acesso ao mar, numa simbiose única com a natureza. O Grupo Altri teve a oportunidade de abrir naquele local de caraterísticas singulares uma “porta para o futuro”, onde as melhores práticas ambientais garantiram o cuidado do Planeta, em que os novos talentos podem fazer parte de uma indústria de vanguarda.

Neste que é o palco ideal para sensibilizar os mais jovens para a sustentabilidade, o Grupo Altri apresentou várias surpresas para os festivaleiros que, legitimamente, ficaram a conhecer o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido em prol dos valores da conservação da natureza. A Figueira da Foz é a cidade que não deixa de ser a casa de uma das maiores unidades de produção de fibras celulósicas da Altri, a Celbi.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *