AUTOLOOKNotícias Várias

Moto-Ralis Turísticos por um Alentejo diferente

A entusiástica caravana do troféu de moto-ralis turísticos cumpriu mais uma jornada de puro mototurismo, por um dos concelhos mais interessantes do nosso país, entre o Alentejo e o Ribatejo. Os mais regulares foram Paulo Moita e Cristina Travassos, do Góis Moto Clube, que ficaram em primeiro lugar. Parabéns!

carlos.sousa@autolook.pt

No próximo ano, os Motards do Ocidente completam três décadas de moto-ralis turísticos. A experiência e o saber receber têm sido pontos de honra para o clube, que acabaram por se refletir na enorme satisfação demonstrada pelos 65 mototuristas, em 42 motos, no encerramento do passeio.

Prova de que esta 29.ª edição e integrada no 27.º Troféu de Moto-ralis Turísticos BMW/Dunlop, foi mais um sucesso, só possível com muito empenho e dedicação. O nosso país não para de nos surpreender. Para qualquer lado que vamos, sabemos que vamos encontrar algo que nos vai enriquecer culturalmente, historicamente ou gastronomicamente.

O concelho de Gavião é composto por quatro freguesias, onde se incluem, para além de Gavião e Atalaia, Belver, Comenda e Margem. Ora do lado de cá, ora do lado de lá do rio Tejo, não faltaram muitos e bons momentos vividos à descoberta das variadas propostas que o habitualmente bem elaborado roadbook convida a fazer.

A par da contagiante boa disposição e camaradagem que tão bem caracterizam estes eventos, e que estão a levar a que cada vez mais gente nova apareça e desfrute de bons fins de semana mototurísticos.

Passando à ação com ótima temperatura e bom tempo, a caravana fez-se à estrada a partir do centro de Gavião, não sem antes passar pelo emblemático largo do Pelourinho onde, segundo a crença popular, se terá fundado Gavião. Após convite para uma panorâmica foto a partir do miradouro, desceu-se até ao Tejo e passou-se para Belver, por magnífico troço de estrada já a apreciar o seu altaneiro castelo.

À saída da ponte encontra-se o Núcleo Museológico das Mantas e Tapeçarias de Belver, para a primeira das diversas visitas efetuadas ao longo do moto-rali. Locais onde se encontram verdadeiros tesouros do saber fazer e da labuta diária em tempos difíceis, que nos levam a compreender e dar mais valor ao que hoje temos.

Lá bem do alto, da torre de menagem do interessante e bem conservado castelo de Belver, foi possível observar a magnífica paisagem em todos os ângulos sobre a região, apreciando o Tejo, e aprender mais sobre a história da sua fundação em 1194.

Seguiu-se o Museu do Sabão, onde se encontram as marcas de outros tempos e o saber de como é feito. Não foi fácil contar os sabões para responder a mais uma pergunta das muitas que espicaçaram a atenção dos participantes, de modo que se penalizasse o menos possível. Ao mesmo tempo foi possível ir absorvendo todos os conhecimentos que se encontravam à disposição e compreender como vamos evoluindo.

Por pitoresco trajeto de fora de estrada chegou-se ao Centro de Observação Avifauna, no Cabeço das Vinhas. Desta vez não vimos os Grifos ou as Águias de Bonelli mas, a partir do Sítio da Pedra da Moura Encantada, recriou-se a lenda.

Com a “pedra” à cabeça e o “filho” ao colo, lá se tentou tornar a lenda em realidade, mas não foi fácil. Era o primeiro de vários e interessantes jogos, onde a malta se divertiu sempre com a boa disposição habitual!

Em Domingos da Vinha apreciou-se e respondeu-se a mais perguntas sobre o espólio da vida de outrora no museu local. Antes do almoço, como habitualmente, efetuou-se a entrega das dádivas trazidas de casa, para ajudar quem mais precisa.

A segunda etapa desenrolou-se a sul do rio Tejo. Gavião promove e bem os seus percursos pedestres, com sinalética nas estradas, algo raro ao longo do país. Parte das respostas estavam nos painéis explicativos destes excelentes percursos que se foram encontrando ao longo do moto-rali. Interessante!

Após se saber mais sobre Mouzinho da Silveira e mais uns divertidos jogos e petisqueira com o apoio da Junta de Freguesia de Margem, chegava-se ao magnífico miradouro de Gavião, de onde se pode observar o castelo de Belver e a Praia Fluvial do Alamal.

Local de onde se partiu para procurar o controlador, percorrendo o fantástico Passadiço do Alamal bem junto ao Tejo, após mais um divertido jogo, finalizando este dia muito bem passado a passear de moto por esta bela região.

No final do jantar e sempre com a boa disposição em alta, conheceram-se os mais regulares desta primeira etapa antes da entrega dos habituais vouchers oferecidos pela BMW e sorteio de diversos produtos sempre úteis. A noite seria finalizada com “fogo de artifício” proporcionado pelo momento único da passagem do meteoro!

Com frescas temperaturas, a segunda etapa seguiu para a Atalaia com as suas belas ribeiras, azenhas, moinhos e lagares, Comenda e outras terras bem características desta região, repletas de história, com seus usos e costumes.

Paragem mais demorada na Praia Fluvial da Ribeira da Venda, local magnífico para relaxar e brincar com os divertidos jogos proporcionados, por vezes nada fáceis! Soubemos também que, afinal, por ali se fazia contrabando com os vizinhos espanhóis, junto à ponte do tipo romana. O código era “Vamos à venda”!

Aproximava-se o final do moto-rali. Após a interessante visita à Casa das Artes de Gavião, foi tempo da habitual foto de família. Após o almoço de encerramento e entrega de mais um voucher BMW ao mais participativo, apuraram-se os mais regulares da terceira jornada do troféu.

Vítor Olivença e Ana Carina, do Moto Clube de Albufeira, ocuparam o terceiro lugar, e em segundo lugar ficaram Paulo Pinho e Rute Lucena, do Moto Clube do Porto. Os mais regulares foram Paulo Moita e Cristina Travassos, do Góis Moto Clube, que assim ficaram em primeiro lugar. Parabéns!

Os Motards do Ocidente estão de parabéns pela excelente organização do seu moto-rali. Agradecem o apoio da Câmara Municipal de Gavião e das Juntas de Freguesia que se associaram em boa hora ao clube, para ajudar a proporcionar um ótimo fim de semana mototurístico a quem participou nesta interessante jornada, à descoberta do nosso sempre surpreendente país!

O 27.º Troféu Nacional de Moto-ralis Turísticos BMW/Dunlop vai prosseguir a 29 de 30 de junho, pela zona raiana da Beira Baixa entre os concelhos de Penamacor e Idanha a Nova. O Góis Moto Clube e o Moto Clube da Covilhã vão ser os anfitriões.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *