Supermotos

Gil e Rego entram a ganhar no Supermoto

Foi um magnífico dia de sol que recebeu os participantes do Campeonato Nacional de Supermoto no Kartódromo de Abrantes para a primeira prova desta competição, num traçado com boa aderência e uma zona de terra que apenas de tarde sofreu os efeitos de algum pó, com o vento a minimizar os inconvenientes.

carlos.sousa@autolook.pt – Fotos: NUNIO URBANO

Alexandre Cabá

No que respeita à categoria rainha do campeonato, o campeão nacional em título de Supermoto, Sérgio Rego, arrancou na frente para a primeira manga, acossado de perto por Sebastian Gil e Eduardo Patrício, seguidos por Afonso Cruz e André Pires, que lutavam pelo quarto posto.

Na frente, Sebastian Gil ultrapassou Sérgio Rego e desenrola-se então uma acesa e espetacular luta pela liderança, que só terminou com o baixar da bandeira de xadrez, com vitória para Sebastian Gil e Sérgio Rego “colado” à sua roda traseira no 2.º posto, a menos de duas décimas. Eduardo Patrício terminou um pouco mais atrás, a 5,2 segundos no terceiro lugar.

Na segunda manga, Sérgio Rego partiu na frente determinado a vingar a derrota da manga anterior, com Sebastian Gil e Eduardo Patrício a encetarem uma perseguição feroz ao n.º 1. As dobragens aos pilotos mais atrasados eram uma constante e acabaram mesmo por prejudicar o espetáculo.

De facto, um dos pilotos que, a ser dobrado pelos primeiros e desrespeitando as bandeiras azuis, fez com que demorasse volta e meia para que estes conseguissem concretizar a manobra, forçando a uma ultrapassagem desnecessária e perigosa por parte dos dois pilotos da frente. A luta pela vitória travou-se entre Sérgio Rego e Sebastian Gil, desta vez com vantagem para o campeão em título por 0,9 segundos, com Eduardo Patrício a 12,7 segundos, no terceiro lugar.

Martim Marco

MARTIM MARCO VENCE JÚNIOR 250cc

Na classe Júnior 250cc, o “foguete de Antanhol”, Martim Marco, teve um comportamento exemplar, ao garantir o passaporte para ocupar o primeiro lugar do pódio.

O jovem piloto de Coimbra não rejeitou a oportunidade para ganhar endurance, tendo em vista a prova de abertura do European Talent Cup (ETC), na categoria FIM JuniorGP de velocidade, a disputar este fim de semana no traçado italiano de Emilia Romagna.

O triunfo no Crossódromo de Granho não deixa de ser, naturalmente, um bom indício para apurar os seus dotes no capítulo da velocidade em território espanhol, onde vão estar os melhores pilotos da categoria da atualidade. O jovem piloto já se encontra em território italiano para representar Portugal ao melhor nível, assim como da cidade de Coimbra.

David Dias

Recorde-se que Martim Marco esteve presente a semana passada na Gala Coimbra Mérito Desportivo em que recebeu o reconhecimento de Mérito Desportivo por parte do Município de Coimbra. Tratou-se de um momento inesquecível para o jovem piloto, manifestando o seu enorme contentamento e reconhecido por enaltecerem o meu esforço», agradecendo a todas as pessoas «que me ajudam diariamente a chegar onde estou e a atingir os meus objetivos».

Para além das mangas da classe principal, em pista estiveram ainda no programa as corridas das classes de Mini Supermoto e R12, que entraram primeiro em ação. Em R12, saindo da “pole position”, Alexandre Cabá dominou por completo, dobrando todos os rivais até ao terceiro colocado.

Segundo lugar para Alexandre Canarias, com o estreante João Cancelinha a subir ao degrau mais baixo do pódio. A segunda manga desta classe foi uma réplica da primeira, com novo triunfo de Cabá e os mesmos protagonistas no pódio.

Na primeira manga de Mini Supermoto, David Dias teve um arranque muito forte, dominando desde os primeiros momentos e ganhando terreno para Nelson Ferreira e João Alexandre, que se envolveram na luta pelo segundo lugar, com vantagem final para Nelson Ferreira.

O veterano Vasco Monteiro tentou envolver-se nesta disputa, tendo de contentar-se com o 4.º posto. Lourenço Vicente, a estrear-se nesta modalidade, vinha a fazer uma boa prova mas foi obrigado a abandonar com um furo. Abandono também para Alexandre Araújo, que viu a corrente da sua moto ceder. David Dias venceu com uma confortável margem de 26 segundos sobre o seu perseguidor imediato.

Na segunda manga, David Dias repetiu o bom arranque e a isolou-se rumo a nova vitória, enquanto Nelson Ferreira e João Alexandre voltavam a lutar pelos lugares seguintes, uma vez mais com vantagem para Nelson Ferreira. Alexandre Cabá perseguia esta dupla com vontade de entrar na luta pelo pódio, mas perdia algum tempo na zona de terra, terminando no 4.º posto.

Uma palavra final para a preciosa e sempre disponível colaboração da Câmara Municipal de Abrantes e dos responsáveis do Kartódromo de Abrantes, que se revelou essencial para o sucesso desta prova e a quem deixamos os nossos agradecimentos.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *