TURISMO

BTL com lotação esgotada de expositores

A Bolsa de Turismo de Lisboa começou esta quarta-feira, com lotação esgotada nos quatro pavilhões da FIL e com a organização a esperar ultrapassar o número de visitas do ano passado.

carlos.sousa@autolook.pt

A 34.ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) decorre, na FIL – Parque das Nações, sendo até sexta-feira para profissionais e sábado e domingo para o público geral. A expectativa para este ano «é ter uma edição mais completa e diversificada, até porque conseguimos ter o espaço de exposição esgotado e temos uma oferta internacional superior, e uma lista de espera significativa, quer de destinos internacionais quer de organizações nacionais publicas e privadas», disse a gestora da BTL, Dália Palma.

A responsável refere que este nível de taxa de ocupação indica «uma participação significativa», que espelha o compromisso da BTL «em apresentar uma edição mais estruturada e profissional do que nunca, com uma oferta diversificada ao nível de expositores, setores e conteúdos».

Assim, e a nível global, nos quatro pavilhões da feira, estarão mais de 400 expositores e uma representação de mais de 1.400 empresas e instituições: «Estes aspetos afirmam a vitalidade da BTL enquanto principal evento nacional de turismo. As áreas presentes como a BTL LGBTI+, BTL Formação & Emprego ou BTL Cultural, desempenham também um papel crucial no valor acrescentado que a feira aporta para os participantes», sublinha em respostas escritas à Lusa.

«Salientamos também a questão da internacionalização, nomeadamente ao nível da presença de 85 destinos internacionais e o Programa de Hosted Buyers, representado este ano por 42 mercados emissores e um total de 200 compradores internacionais, convidados da BTL em parceria com a TAP, Turismo de Portugal e da ACISO», acrescenta Dália Palma.

Questionada sobre o número de visitantes que esperam receber, Dália Palma refere que o objetivo é, «acima de tudo, superar os resultados de 2023, dando continuidade a uma estratégia que prima pela qualidade, diversidade e valor entregue aos clientes e parceiros, sejam eles expositores ou visitantes».

Em 2023 a organização da BTL disse que a edição daquele ano tinha contado com mais de 63 mil visitantes. Este ano os Açores foram escolhidos como o Destino Nacional Convidado da BTL, «devido à sua oferta diversificada», e com a intenção de se promover «a riqueza natural, cultural e turística» daquela região autónoma que, segundo a organização, «apresenta um imenso potencial como destino turístico, não só pelas suas características intrínsecas, mas também pelas suas práticas ao nível da sustentabilidade e da conservação ambiental».

Já Cabo Verde – «um velho amigo da BTL e um destino de eleição dos portugueses» – é «pela sua cultura rica, hospitalidade única e diversidade turística, oferecendo experiências culturais enriquecedoras e praias deslumbrantes» o Destino Internacional Convidado.

«O facto de Cabo Verde surgir em destaque nesta edição da BTL é um justo prémio por todo o trabalho que tem vindo a realizar», reforça a responsável, acrescentando que «a proximidade geográfica a Portugal, aliada à facilidade de acesso com voos diretos regulares, torna Cabo Verde uma escolha ainda mais apelativa para os viajantes portugueses, tanto a nível de lazer como de negócios. A paisagem exótica do arquipélago, além de ser um convite ao relaxamento, proporciona um ambiente propício para o desenvolvimento de oportunidades comerciais», sustenta.

Para a BTL, o crescente interesse dos portugueses por este país está refletido nos dados do Instituto Nacional de Estatística de Cabo Verde, com Portugal a representar «um dos maiores mercados emissores de turistas para o arquipélago, tanto em entradas quanto em dormidas».

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