TODO TERRENO

Jacopo Cerruti repete triunfo nas motos

Piloto italiano da Aprilia repetiu a vitória da véspera e lidera a classificação dfas motos no Africa Eco Race, num dia marcado pelo falecimento de René Metge, um dos responsáveis pela criação da prova que veio substituir o “Dakar”.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

O segundo dia da edição 2024 do Africa Eco Race confirmou, nas motos superioridade revelada na véspera pelos italianos Jacopo Cerruti (Aprilia), que voltou a ser o mais rápido no Setor Seletivo, e Alessandro Botturi (Yamaha), segundo ontem, que foi terceiro, hoje. Já o espanhol Pol Tarres (Yamaha), que tinha sido batido pela dupla transalpina, a conseguir, hoje intrometer-se entre os italianos.

E a superioridade patenteada pelos três, nos dois primeiros dias da competição, deixa antever que um deles será o vencedor, uma vez que o quarto, Guillame Borne (Husqvarna) está já a mais de 50 minutos do piloto da Aprilia.

Vigésimo no Setor Seletivo, o português Nuno Silva (KTM) ocupa idêntica posição na geral a mais de duas horas do primeiro lugar.

No que diz respeito aos automóveis e camiões, depois, de ontem, os pesos pesados terem dominado, hoje, foi a vez dos automóveis levarem a melhor, com o francês Pierre-Louis Loubet (Apache) a registar o melhor tempo na etapa, à frente do seu compatriota Gautier Paulin (Apache), segundo, que ascendeu ao comando.

No que diz respeito aos portugueses, Ricardo Sousa (CAN-AM) depois de ontem ter ficado parado na fase inicial do Setor Seletivo, foi, hoje, 11.º na tirada, enquanto Rui Oliveira (CAN-AM) começou bem o dia, ao ser segundo ao km 135, mas ao km 217, tinha perdido mais de cinco horas para Pierre-Louis Loubet e tenta chegar ao fim.

Amanhã, os concorrentes terão pela frente os 522,88km da ligação entre Mhamid e Oued Draa, com o SS a ter uma extensão de 462,70 km do percurso total.

Morreu René Metge

Dia triste para a caravana do Africa Eco Race, em consequência da morte, aos 82 anos, do francês René Metge, um dos principais responsáveis pela criação da prova, que veio substituir o “Dakar” quando questões políticas levaram à sua mudança para o continente americano.

O francês conseguiu o apoio de Marrocos, Mauritânia e Senegal para colocar nas pistas do Africa Eco Race, que vai na sua 15.ª edição, com os concorrentes a partir com o pensamento da chegada ao Lac Rose, situado nas proximidades de Dakar, a capital senegalesa.

René Metge era um piloto excecional e um exímio organizador, deixando um grande vazio no mundo dos desportos motorizados. O gesto final deste homem de grande coração, para quem a amizade era mais forte que tudo, foi pedir para ser enterrado após o final do rali.

CLASSIFICAÇÕES

SS – 382,72 KM

MOTOS – 1.º, Jacopo Cerruti (Aprilia), 4.11’50”; 2.º, Pol Tarres (Yamaha), a 7’03”; 3.º, Alessandro Botturi (Yamaha), a 8’30”; 4.º, Guillaume Borne (Husqvarna), a 43’15”; 5.º, Alexandre Vaudan (KTM), a 48’07”; 6.º, Giovanni Gritti (Honda), a 50’31”; 7.º, Amine Echiguer (KTM), a 57,02”; 8.º, Francesco Montanari (Apirlia), a 1.03’17”; 9.º, Nicolas Charlier (Yamaha), a 1.03’50”; 10.º, Massimiliano Guerrin (Husqvarna), a 1.03’54”; …; 20.º, Nuno Silva (KTM), a 1.44’05”.

AUTOMÓVEIS/CAMIÕES – 1.º, Pierre-Louis Loubet/François Borsotto (Apache), 4.38’35”; 2.º, Guatier Paulin/Remi Boulager (Apache), a 2’24”; 3.º, Heatcliff Zingraf/Gregory Revest (CAN-AM), a 8’26”; 4.º, Frederic Henricy/Eric Bersey (Polaris), a 46’15”; 5.º, Philippe Champagne/Bruno Robin (CAN-AM), a 1.29’42”; 6.º, Eric Schiano/Camille Pourcher (Polaris) a 1.37’49”; 7.º, Carlos Vento/Carlos Ruiz Moreno (BRP CAN-AM), a 1.56’15”; 8.º, Aad Van Velsen/Michel Van Velsen/Marco Siemons (Scania), a 2.06’03”; 9.º, Pascal Feryn/Kurt Keysers (Toyota Hilux), a 2.08’36”; 10.º, Tomas Tomecek (Tatra), a 2.09’21”; 11.º, Ricardo Sousa/Jorge Brandão (CAN-AM), a 2.16’28”.

GERAL

MOTOS – 1.º, Jacopo Cerruti (Aprilia), 6.05’59”; 2.º, Pol Tarres (Yamaha), a 8,53”; 3.º, Alessandro Botturi (Yamaha), a 10’17”; 4.º, Guillaume Borne (Husqvarna), a 53’11”; 5.º, Alexandre Vaudan (KTM), a 1.00’07”; 6.º, Giovanni Gritti (Honda), a 1.01’48”; 7.º, Francesco Montanari (Apirlia), a 1.18’41”; 8.º, Nicolas Charlier (Yamaha), a 1.23’30”; 9.º, Juan Pedrero Garcia (Harly Davidson)), a 1.28’59”; 10.º, Nicola Quinto (Husqvarna), a 1.29’22”; …, 20.º, Nuno Silva (KTM), a 2.16’06”.

AUTOMÓVEIS/CAMIÕES – 1.º, Guatier Paulin/Remi Boulager (Apache), 6.46’31”; 2.º, Heatcliff Zingraf/Gregory Revest (CAN-AM), a 2’18”; 3.º, Pierre-Louis Loubet/François Borsotto (Apache), a 9’54”; 4.º, Frederic Henricy/Eric Bersey (Polaris), a 40’44”; 5.º, Carlos Vento/Carlos Ruiz Moreno (BRP CAN-AM), a 1.46’36”; 6.º, Pascal Feryn/Kurt Keysers (Toyota Hilux), a 2.08’19”; 7.º, Koen Wautiers/Kris ven der Steen (Toyota Hiluz), a 2.23’24”; 8.º, Tomas Tomecek (Tatra), a 2.35’10”; 9.º, Philippe Champagne/Bruno Robin (CAN-AM), a 2.40’44”; 10.º, Teun Stan/Rene Bargeman (Toyota), a 2.41’25”.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *