AUTOLOOKNotícias Várias

Nissan Ariya: viagem de sucesso ao Pólo Sul

Mais de 30.000 km percorridos num Nissan Ariya totalmente elétrico. Primeira viagem bem-sucedida de um veículo elétrico (EV) de um polo a outro, ajudando a aumentar o interesse global na mobilidade elétrica.

carlos.sousa@autolook.pt

Chris e Julie Ramsey, marido e mulher aventureiros, concluíram a sua viagem totalmente elétrica ao Pólo Sul, na Antártida. A sua aventura de 10 meses e 30.000 km, que começou no Mar Ártico gelado no Pólo Norte Magnético de 1823, viu-os percorrer os vários terrenos e condições da América do Norte, Central e do Sul antes de atravessarem cuidadosamente o continente mais remoto do planeta para chegarem ao Pólo Sul. Esta é a primeira vez que um automóvel, e logo um veículo elétrico, completa uma viagem deste tipo.

Através de longas distâncias e terrenos todo-o-terreno desafiantes, o veículo de expedição totalmente elétrico, um Nissan Ariya com controlo integral e-4ORCE, passou nos testes mais exigentes a temperaturas extremas e altitudes elevadas.

O veículo – inteiramente com especificação de fábrica, sem modificações no grupo motopropulsor ou na bateria – foi modificado pelos especialistas em mobilidade polar Arctic Trucks, para acomodar pneus BF Goodrich de 39 polegadas.

Chris e Julie começaram a planear a Pole to Pole em 2017, depois de completarem o Rali da Mongólia no seu Nissan LEAF, a primeira vez que um EV foi utilizado para enfrentar o desafio de 10.000 km. Reconheceram o interesse que este tipo de aventura épica poderia gerar nos veículos elétricos, bem como a criação de um legado de infraestruturas de carregamento.

Sentiram que a Pole to Pole era a derradeira aventura de veículos elétricos e tornaram-na realidade através de um compromisso de colaboração e inovação com parceiros com ideias semelhantes.

«Não consigo acreditar que estamos no Pólo Sul. Após tantos anos de planeamento, ainda não parece real. Sempre tive plena confiança nas incríveis capacidades dos veículos elétricos e sabia que o nosso Nissan Ariya iria enfrentar tudo o que lhe fosse proposto», sublinhou Chris Ramsey.

Mas tem sido muito mais difícil do que eu esperava. Estou orgulhosa por o Pole to Pole ter chegado a milhões de pessoas em algumas partes do mundo e as ter entusiasmado com a adoção dos EV no seu dia a dia», disse ainda Chris Ramsey.

Já Julie Ramsey acrescentou que «esta tem sido uma viagem incrível, com as pessoas que conhecemos, os amigos que fizemos e o apoio que recebemos». «A Pole to Pole começou por ser apenas o Chris e eu, mas a equipa da expedição é agora composta por milhares de pessoas amáveis e com visão de futuro. Estes apoiantes e colaboradores querem fazer a diferença e partilhar a emoção da condução elétrica», sustentou.

Allyson Witherspoon, vice-presidente corporativo da Nissan Global Marketing, Brand and Merchandizing, afirmou que, «em nome de todos na Nissan, parabéns por ter completado o Pole to Pole». «Todos nós admiramos o seu espírito ousado e a sua paixão por ultrapassar os limites da aventura elétrica. Foi uma viagem extraordinária para seguir e um ponto de orgulho para nós na Nissan. Mostrou como a tecnologia inovadora da Nissan continua a proporcionar emoção, seja numa viagem ao escritório ou à Antártida», acrescentou.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *