TODO TERRENO

Brasília com partida e chegada do Sertões 2024

Pela primeira vez na história, a capital federal do Brasil vai abrigar dois momentos icónicos do maior Rali das Américas, marcado de 23 a 31 de agosto de 2024.

carlos.sousa@autolook.pt – Fotos: DUDA BAIRROS

O Sertões 2024 terá um palco inédito, tanto na partida como na chegada. Brasília, a capital federal do Brasil, foi eleita para sediar a 32.ª edição do maior Rali das Américas, prova desenhada em laço – que parte e chega no mesmo local – marcada de 23 a 31 de agosto de 2024, fazendo parte do Campeonato Latinoamericano de Rally-Raid.

A grande novidade foi anunciada esta terça-feira em conferência de imprensa realizada na Torre 360 BRB, com a presença dos organizadores do Sertões; executivos do Banco BRB, principal parceiro comercial da prova, e autoridades locais.

O Brasil serve de pano de fundo do Sertões. Em cada ano, a organização apresenta um roteiro inédito, honrando a sua missão de revelar um Brasil que poucos brasileiros conhecem. Em 2024 serão, no total, 3.800 km de prova, 2.400 dos quais em especiais cronometradas. O Sertões já passou por Brasília por duas outras ocasiões na sua história.

A primeira, em 2005 e, a mais recente, em 2020. Brasília está estrategicamente localizada no Centro Oeste do país, o que permite uma logística mais favorável para as equipas de apoio, que percorrerão 1.460 km durante toda a prova.

SERTÕES SERIES COM QUATRO PROVAS

Outra novidade anunciada pelo diretor técnico, Edgar Fabre no decorre da apresentação do mais Rali das Américas e que teve lugar na capital federal do Brasil, é o regresso do Sertões Series em 2024.

Trata-se de um campeonato composto por quatro provas, promovido pela Dunas Race, que opera em terreno internacional, na Argentina, mais uma prova inédita no Jalapão (TO).

* De 1 a 10 de fevereiro de 2024 – SARR – South America Rally Raid Argentina

* DE 23 a 31 de agosto de 2024 – Sertões BRB

* De 8 a 12 de outubro de 2024 – Sertões Series Tocantins

* De 12 a 16 de novembro de 2024 – SARR Series Fiambala

INSTITUTO SERTÕES

O Sertões BRB orgulha-se de ser um evento de três dimensões que compreende: desporto, turismo e o social. Mais do que uma competição, o maior Rali das Américas não quer apenas passar pelas cidades que recebem a prova, mas transformar as pessoas e as comunidades.

Para consolidar esse legado, foi criado em 2022 o Instituto Sertões, uma organização sem fins lucrativos com foco no impacto social e económico através do desporto. O objetivo é promover melhor a qualidade de vida através de atendimento em saúde, projetos educacionais, culturais e ações de conscientização ambiental.

AÇÃO SOCIAL – SAS BRASIL

O Sertões não é só sobre levantar poeira. É sobre levar saúde e alegria para as cidades de um Brasil profundo por onde passa, através da startup social SAS Brasil (sigla de Saúde e Alegria no Sertões), que tem como missão transformar o acesso à saúde especializada no Brasil.

Em 2023 completou uma década de atuação com números impressionantes. Foram mais de 165 mil pessoas beneficiadas e mais de 124 mil atendimentos realizados em 20 ações vinculadas ao Sertões.

LEGADO SOCIOECONÓMICO

O Sertões é muito mais do que o maior Rali das Américas. É um evento que conecta o Brasil e movimenta a economia das pequenas cidades por onde passa. A caravana do Sertões conta com cerca de duas mil pessoas que ativa a hotelaria, unidades de restauração, postos de combustível e mercados, injetando cerca de 1 milhão de reais por dia na economia das cidades anfitriãs. Promove a culinária e os temperos das regiões por onde passa, através da realização do concurso Sabores do Sertões, engajando e motivando restaurantes a participarem.

Oferece capacitação para os pequenos empreendedores locais, em parceria com o Sebrae; engaja as escolas da rede pública através da realização do Concurso de Artes (Sertões Cultural). E também promove o Brasil através de Expedições de Turismo.

 

EXPEDIÇÕES NO TURISMO

As Expedições de Turismo acontecem paralelamente ao Rali dos Sertões e são para as pessoas que não querem competir, mas querem se divertir. Além de poderem acompanhar a competição de “camarote”” em espaços exclusivos definidos pela equipa técnica, os expedicionários ainda visitam os atrativos turísticos (Parques Nacionais, Cachoeiras, Cavernas) ao longo do roteiro, experimentam a gastronomia local e conhecem o artesanato de cada região.

As expedições proporcionam principalmente uma integração com a caravana do Rali do Sertões, ou seja, foram desenvolvidas para aqueles que desejam conhecer o interior do Brasil.

«O Rali dos Sertões vai além das especiais. Através do desporto, procuramos, não apenas explorar o potencial “off-road” do Brasil, mas também promover o desenvolvimento social e económico das regiões por onde passamos. Ao longo de nossa trajetória, temo-nos empenhado em criar parcerias com instituições e levar projetos às comunidades que nos acolhem, desde ações de preservação ambiental até projetos educacionais. Faz parte de nossa missão deixar um legado positivo nas cidades por onde passamos», referiu Leonora Guedes, COO do Sertões e presidente do Instituto Sertões.

Por sua vez, Edgar Fabre, diretor técnico, referiu que «para um evento do tamanho do Sertões, nada melhor do que poder contar com uma cidade que supre as necessidades da grandeza desta prova, afinal a nossa caravana conta com quase duas mil pessoas».

«Portanto, Brasília é o palco ideal para sediar nossa largada e chegada, pois conta com excelentes locais para abrigar a Vila Sertões, apoio logístico (hotelaria, alimentação), além de estar próxima a várias especiais com excelente qualidade técnica. Os participantes vão surpreender-se com as especiais que montamos em torno de Brasília, que terão troços travados e com pedras, assim como especiais onde as velocidades chegarão a 170km/h.Acima de tudo, a escolha de Brasília proporcionará a todas as equipas um rali mais económico, por se tratar de uma cidade central do nosso país», acrescentou Edgar Fabre.

Também Sabine Zink, cofundadora e CEO da SAS Brasil, referiu que «a história da SAS Brasil é marcada pelas ações junto ao Sertões». «São mais de 10 anos atravessando o país transformando o acesso à saúde especializada. Juntos, SAS Brasil e Sertões deixam em cada parada o impacto guiado pela missão de levar saúde e alegria para quem mais precisa».

Por seu turno, Paulo Henrique Costa, presidente do BRB, disse estarem «muito felizes em trazer o Rali dos Sertões para a capital do país». «O Banco BRB é parceiro dessa grande competição desde 2022 e acredita no potencial desse projeto, especialmente pelo legado que o evento deixa em cada região por onde passa, com ações sociais e ambientais, além de impulsionar o turismo e a economia, com geração de emprego e renda».

«O apoio do Banco nas mais diversas categorias do automobilismo, é, também, uma forma de associar a marca BRB a valores como agilidade, tecnologia, modernidade, trabalho em equipa e competitividade», concluiu Paulo Henrique Costa.

Já Cristiano Araújo, secretário de Turismo do DF, confidenciou que «Brasília recebe o Rali dos Sertões de braços abertos». «É uma oportunidade única sediar a largada e a chegada aqui, na capital do país de forma inédita. O Rali dos Sertões não é apenas uma competição automobilística. É também um evento que percorre as extremas regiões do país, proporcionando uma série de benefícios socioeconómicos por onde passa, ao atrair um amplo público, tanto nacional quanto internacional, exaltando as belezas naturais».

«O Sertões impulsiona a economia local, uma vez que a chegada de competidores, equipas de apoio, jornalistas e espectadores aquece o comércio e os serviços. Hotéis, restaurantes, postos de combustível e outros estabelecimentos comerciais beneficiam diretamente do aumento do fluxo de pessoas durante o evento. Brasília tem muito a ganhar com a chegada do Rali e muito a oferecer aos amantes do automobilismo. A cidade está preparada para esse evento», concluiu Cristiano Araújo.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *