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Ferrari revelou o 499P Modificata com 870 cv

A versão 499P Modificata é um Ferrari de competição mais potente do modelo vencedor em Le Mans que passa a estar disponível para “gentlemen drivers”. Ainda é desconhecida a quantidade de unidades a produzir, embora seja limitada e custará 5,29 milhões de euros…

carlos.sousa@autolook.pt

A Ferrari deu a conhecer o 499P Modificata, um modelo circunscrito para uso exclusivo em pista por clientes selecionados e que celebra a vitória do 499P original na edição do Centenário das 24 Horas de Le Mans. Foi na edição deste ao que a Ferrari utilizou o 499P para vencer as míticas 24 Horas de Le Mans e que já não acontecia desde 1965.

Agora, a marca italiana disponibiliza a Modificata que é uma versão restrições regulamentares, logo mais potente, do referido modelo. Esta verdadeira arma para “track days” permite, desde logo, que o motor elétrico instalado no eixo dianteiro possa entrar em ação a velocidades abaixo dos 190 km/h – ao contrário do modelo de Le Mans.

Com o 499P Modificata, o piloto pode beneficiar do sistema de tração integral de forma mais regular. A Ferrari adicionou ainda o sistema “Push to Pass” que, através de um botão posicionado atrás do volante, permite desbloquear mais 163 cv por 7 segundos, com o pedal do acelerador a fundo.

Ao todo, segundo os responsáveis da marca italiana, este “overboost” permite subir a potência dos habituais 697 para 870 cv/640 kW. O 499P Modificata contempla, ainda, alterações no controlo de tração e na lógica do funcionamento do sistema de arranque.

O conjunto propulsor inclui ainda um motor V6 3.0 de colocação central derivado do 296 GT3 de corridas, que surge integrado no chassis. A potência é gerida por uma caixa sequencial de sete velocidades. Refira-se, por outro lado, que o interior deste modelo Modificata é replicado do carro de Le Mans, com apenas espaço para o condutor, que beneficia da mesma ergonomia. O 499P Modificata inaugura o programa Sport Prototipi Cliente que permite ao construtor encarregar-se da logística, assistência durante as provas e respetiva manutenção.

A equipa de engenharia da Ferrari introduziu uma série de modificações significativas que aumentam as emoções de condução e tornam o desempenho do carro mais acessível. Ainda é desconhecida a quantidade de unidades a produzir, embora seja uma produção limitada e custará 5,29 milhões de euros, tornando-se assim no carro de “gentlemen drivers” mais caro de sempre da Ferrari.

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