Filipe Albuquerque vence prémio Goodyear em Fuji
O piloto de Coimbra e o polaco Robert Kubica saíram do Japão empatados em pontos antes da ronda final, a ter lugar a 4 de novembro, no Bahrain.
carlos.sousa@autolook.pt
O piloto português Filipe Albuquerque venceu o prémio Goodyear Wingfoot nas 6 Horas de Fuji. A vitória coloca-o ao nível junto do piloto da Team WRT, Robert Kubica, no lugar mais alto da classificação do Goodyear Wingfoot Endurance Award antes da última prova, que se realizará no Bahrain, a 4 de novembro.
Introduzido este ano, e entregue após cada corrida do Campeonato do Mundo de Resistência da FIA, o prémio Wingfoot da Goodyear celebra a arte de maximizar a performance e estabelecer um ritmo consistente ao longo de vários stints.
Depois de cada corrida, o prémio é atribuído ao piloto de LMP2 que consiga a média de stints mais rápida, medindo-se o seu tempo médio por volta em dois stints consecutivos, ou três no caso de Le Mans.

A equipa do piloto vencedor de cada corrida recebe um jogo de pneus de competição Goodyear. Todos os participantes em LMP2 competem pelo prémio Wingfoot da Goodyear, que utiliza o mesmo sistema de pontos do WEC para determinar o vencedor ao longo da temporada.
O piloto da United Autosports, Filipe Albuquerque, venceu o prémio no Japão com um tempo médio por volta de 1m35,524s, ajudando a sua equipa a terminar no segundo lugar na categoria LPM2.
Com 16 pontos de vantagem sobre o espanhol Albert Costa, terceiro na classificação do Prémio Goodyear Wingfoot, só Filipe Albuquerque e Robert Kubica têm reais possibilidades de conquistar as honras finais quando terminar a temporada de 2023.
«Temos sido testemunhas de uma batalha renhida na luta pela conquista do Prémio Goodyear Wingfoot, inaugurado em 2023. E, com os dois primeiros pilotos a chegarem empatados à ronda final, é acrescentado mais um elemento de emoção para que equipas e adeptos os sigam no Bahrain», sublinhou Ben Crawley, diretor da Goodyear EMEA Motorsport.
AS ORIGENS DO WINGFOOT
A ideia de velocidade inspirou a Goodyear na escolha do símbolo Wingfoot pouco depois da formação da empresa, há 125 anos. O símbolo Wingfoot da Goodyear deriva do famoso deus da mitologia, conhecido pelos antigos romanos como Mercúrio, e pelos gregos como Hermes. Mercúrio era tido como o mensageiro rápido de todos os deuses da mitologia, pelo que encaixa perfeitamente no espírito de performance da Goodyear.