ERC

Herói da casa se defende-se do líder do ERC

O piloto sueco Oliver Solberg lutou contra um problema de direção para completar a etapa de abertura do BAUHAUS Royal Rally da Escandinávia liderando por 10,2 segundos após um dia emocionante de ação em alta velocidade nas florestas da região sueca de Värmland.

CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Oliver Solberg

O herói da casa, de 21 anos, que passou as últimas duas semanas a preparar o seu Volkswagen Polo GTI R5 equipado com pneus Pirelli na companhia de dois amigos, destacou-se do líder do Campeonato Europeu de Rally da FIA, Hayden Paddon, conquistando o primeiro lugar ao vencer a terceira especial do dia.

Embora Oliver Solberg tenha permanecido na frente durante a tarde, o piloto fê-lo com um problema na barra de direção que o preocupou bastante nas etapas rápidas, principalmente quando chovia levemente.

«Com certeza a margem é muito pequena, mas estamos com um bom ritmo», disse Oliver Solberg, acrescentando que «não tem sido fácil, mas são estradas fantásticas e muito divertidas de pilotar».

«Eu e dois dos meus melhores amigos estivemos na oficina a preparar o carro, então eu também sou mecânico. Foi muito divertido, mas caso o carro venha a desmoronar-se, a culpa é minha», disse em tom de brincadeira o piloto escandinavo.

Hayden Paddon

Pilotando pela equipa italiana BRC Racing Team, Hayden Paddon foi o mais rápido nas duas primeiras especiais do dia, mas Oliver Solberg foi o segundo mais rápido em cada ocasião, chegando ao terceiro troço apenas a 2,5 segundos atrás. Dois tempos mais rápidos na terceira e quarta especial colocaram Oliver Solberg na liderança com a dupla da frente com 3,9 segundos de diferença à chegada à assistência, em Karlstad.

O neozelandês Hayden Paddon começou a tarde com o tempo mais rápido a bordo de seu Hyundai i20 N Rally2, também com pneus Pirelli, reduzindo a vantagem para o seu rival em 2,7 segundos, antes de Oliver Solberg vencer a sexta especial. O jovem piloto do Volkswagen Polo GTI R5, apesar de relatar que o carro «não quer virar», com o seu pai, Petter, a explicar que uma unidade de direção hidráulica com defeito havia sido trocada no serviço.

Mathieu Franceschi

Implacável, Olivier Solberg foi o mais rápido novamente na sétima especial, aumentando a sua margem sobre Hayden Paddon para 7,9 segundos, antes de uma terceira ronda consecutiva mais rápida – a oitava especial –, aumentasse a vantagem noturna de 10,2 segundos.

«É simplesmente estúpido», disse Olivier Solberg após o seu esforço na oitava especial, o seu quinto tempo de etapa mais rápido do dia».

Hayden Paddon, por sua vez, teve uma carga muito menos dramática para o segundo lugar, com Frank Tore Larsen, 35,4 segundos atrás, em terceiro: «Temos uma boa diferença e precisamos administrar isso», disse o piloto neozelandês.

«Mas eu não quero que Oliver fuja com isso, então preciso manter a pressão. Vamos sair a lutar amanhã para ver o que podemos fazer», admitiu Olivier Solberg.

Jon Armstrong

Frank Tore Larsen, a participar pela primeira vez no ERC desde o início de 2018, creditou os seus mecânicos por mantê-lo na competição, depois de trabalharem até às 2h30 para instalar uma bomba de combustível de reposição: «Muito obrigado aos mecânicos e ao GK Door Team Sweden que nos ajudou», disse o norueguês.

A falta de aderência causada por seus pneus macios cada vez mais fracos, deixou Mikko Heikkilä frustrado durante o período da manhã, principalmente com as especiais secas. Mas um forte início de tarde colocou o piloto da The Racing Factory à frente de Nikolay Gryazin, da Printsport, em quarto lugar geral, para completar a ação desta sexta-feira apenas 0,8 segundos atrás de Frank Tore Larsen.

Nikolay Gryazin é o quinto, a 4,1 segundos atrás de Mikko Heikkilä, também com Michelin calçados no seu carro, com Mārtiṇš Sesks (Team MRF Tyres), vencedor dos dois últimos eventos ERC, a terminar em sexto, apenas 0,1 segundos atrás de seu companheiro do Škoda Fabia RS Rally2.

Lauri Joona terminou em sétimo na sua estreia no ERC, com Mathieu Franceschi em oitavo, depois de recuperar de um momento dramático em apenas duas rodas na primeira especial. Filip Mareš e Efrén Llarena mantêm-se em nono e 10.º, respetivamente, com Mads Østberg a relatar falta de potência a bordo do seu Citroën C3 Rally2, em 11,º, um lugar à frente de Andrea Mabellini.

O dia de sábado apresenta oito etapas na distância competitiva de 76,42 quilómetros, começando pela prova de Tomtem, cujo destaque será a volta do famoso salto Colin’s Crest, parte da etapa de dupla utilização de Colins.

CLASSIFICAÇÃO

1.º O Solberg / E Edmondson SWE Volkswagen Polo 51m 12.4s

2.º H Paddon / J Kennard NZL Hyundai i20 N +10,2s

3.º F Tore Larsen / T Eriksen NOR Volkswagen Polo +45,6s

4.º M Heikkilä / S Vaaleri FIN Škoda Fabia +46,4s

5.º N Gryazin / K Aleksandrov ANA Škoda Fabia RS +50,5s

6.º M Sesks / R Francis LVA Škoda Fabia RS +50,6s

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