Max Verstappen arrecada o máximo de pontos
O piloto neerlandês Max Verstappen (Red Bull) venceu hoje o Grande Prémio da Áustria de Fórmula 1, a nona corrida da temporada, e reforçou ainda mais a liderança do Mundial de pilotos.
PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)
Com a vitória no Red Bull Ring, a sétima da temporada, o neerlandês Max Verstappen (Red Bull/Honda) isolou-se no quinto lugar na lista de vencedores (42), deixando para trás o brasileiro Ayrton Senna (41) e tem, ainda, à sua frente, o inglês Lewis Hamilton (103), o alemão Max Schumacher (91), o alemão Sebastian Vettel (53) e o francês Alain Prost (51).
Foi mais uma vitória sem grande história, com Max Verstappen a resistir ao ataque do monegasco Charles Leclerc (Ferrari) na primeira volta, que terminou com a entrada em pista do “safety car” para a pista ser limpa, face aos destroços do carro do japonês Yuki Tsunoda (Alpha Tauri//Honda) que danificou a asa dianteira, após um “toque” num adversário.
Quando, duas voltas depois a corrida foi relançada, Max Verstappen “escapou” aos seus adversários e só perdeu o comando quando, à 25.ª volta, foi à “box” trocar pneus e caiu para trás dos dois Ferrari.
O espanhol Carlos Sainz (Ferrari) pediu à equipa, na fase inicial da corrida, que o deixasse passar Charles Leclerc, por sentir que estava mais rápido que o monegasco e podia aumentar a pressão sobre o neerlandês. Contudo a equipa nunca correspondeu ao seu desejo.
Após o regresso à pista, Max Verstappen precisou de 10 voltas para deixar os Ferrari para trás e caminhar para mais uma tranquila vitória, por a concorrência não ter argumentos para contrariar a sua superioridade.
Consciente da sua superioridade, face à vantagem que tinha construído, Max Verstappen foi à “box” na penúltima volta para, na derradeira, fazer a volta mais rápida e ter o fim-de-semana perfeito, arrecadando o máximo de pontos em jogo.
Um cenário que lhe permitiu aumentar para 81 (!) pontos a vantagem sobre o mexicano Sergio Perez (Red Bull/Honda), terceiro na corrida atrás de Charles Leclerc e à frente de Carlos Sainz, com Red Bull e Ferrari a dominarem a corrida austríaca.
A corrida ficou marcada pela quantidade de penalizações de cinco segundos aplicadas pela direcção da prova a vários pilotos que excederam por mais de três vezes os limites de pista. As penalizações podiam ser cumpridas na paragem nas boxes para a troca de pneus ou acrescentada ao tempo final, havendo pilotos, como foi o caso de Yuki Tsunoda, que foi penalizado mais de uma vez.
Se os espectadores esquecerem a presença de Max Verstappen, sempre tiveram a possibilidade de “divertir-se” com as lutas que acontecem por todo o pelotão, com o inglês Lando Norris (McLaren/Mercedes) a garantir o quinto lugar, naquele que é o seu melhor resultado do ano, à frente do espanhol Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes).
A Mercedes colocou os seus dois pilotos nos lugares seguintes, com vantagem do inglês Lewis Hamilton (Mercedes) face ao seu compatriota George Russell (Mercedes), cabendo ao francês Pierre Gasly (Aston Martin/Mercedes) e ao canadiano Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes) completarem o lote dos pilotos que terminaram nos pontos.
A Red Bull, Ferrari, Aston Martin e Mercedes a confirmarem ser as melhores equipas ao colocarem os dois carros nos lugares pontuáveis.
FICHA DA PROVA
Prova – Rolex Grosser Preis Von Österreich
Circuito – Red Bull Ring
Extensão – 306,452 km = 71 x 4,318 km
“Pole position” – Max Verstappen (Red Bull RB19/Honda), 1 volta (4,318 km), em 1’04,391” (241,412 km/h)
Grelha de partida – 1.ª linha: Max Verstappen (Red Bull RB19/Honda), 1’04,391”; Charles Leclerc (Ferrari SF-23/Ferrari), 1’04,439”; 2.ª linha: Carlos Sainz (Ferrari SF-23/Ferrari), 1’04,581”; Lando Norris (McLaren MCL60/Mercedes), 1’04,658”; 3.ª linha: Lewis Hamilton (Mercedes W14/Mercedes), 1’04,819”; Lance Stroll (Aston Martin AMR23/Mercedes), 1’04,893”; 4.ª linha: Fernando Alonso (Aston Martin AMR23/Mercedes), 1’04,911”; Nico Hulkenberg (Haas VF-23/Ferrari), 1’05,090”; 5.ª linha: Pierre Gasly (Alpine A523/Renault), 1’05,170”; Alexander Albon (Williams FW45/Mercedes), 1’05,823”; 6.ª linha: George Russell (Mercedes W14/Mercedes), 1’05,428”; Esteban Ocon (Alpine A523/Renault), 1’11’05,453”; 7.ª linha: Oscar Piastri (McLaren MCL60/Mercedes), 1’05,605”; Valtteri Bottas (Alfa Romeo C43/Ferrari), 1’05,680”; 8.ª linha: Sergio Perez (Red Bull RB19/Honda), 2’06,688”; Yuki Tsunuda (Alpha Tauri AT04/Honda), 1’05,784”; 9.ª linha: Guanyu Zhou (Alfa Romeo C43/Ferrari), 1’05,818”; Logan Sargeant (Williams FW45/Mercedes), 1’05,948”
Nota – Kevin Magnussen (Haas VF-23/Ferrari), 1’05,971” e Nyck De Vries (Alpha Tauri AT04/Honda), 1’05,974”, que estavam na última linha, optaram por partir da via das “boxes”
Comandantes sucessivos – Max Verstappen, da 1.ª à 24.ª volta; Charles Leclerc, da 25.ª à 35.ª volta; Max Verstappen, da 36.ª à 71.ª volta
Volta mais rápida – Max Verstappen (Red Bull RB19/Honda), 1 volta (4,361 km), em 1’07,012” (231,970 km/h)
Vencedor – Max Verstappen (Red Bull RB19/Honda), 71 voltas (306,402 km), em 1.25’33,607” (214,902 km/h)
Classificação
POS. | PILOTO | CARRO | MOTOR | TEMPO |
1.º | Max Verstappen | Red Bull RB19 | Honda | 1.25’33,607″ |
2.º | Charles Leclerc | Ferrari SF-23 | Ferrari | a 5’155″ |
3.º | Sergio Perez | Red Bull RB19 | Honda | a 17,188″ |
4.º | Carlos Sainz | Ferrari SF-23 | Ferrari | a 21.377″ |
5.º | Lando Norris | McLaren MCL60 | Mercedes | a 26.327″ |
6.º | Fernando Alonso | Aston Martim AMR23 | Mercedes | a 30,317″ |
7.º | Lewis Hamilton | Mercedes W14 | Mercedes | a 39,196″ |
8.º | George Russell | Mercedes W14 | Mercedes | a 48,403″ |
9.º | Pierre Gasly | Alpine A523 | Renault | a 57,667 |
10.º | Lance Stroll | Aston Martim AMR23 | Mercedes | a 59,043 |
11.º | Alexander Albon | Williams FW45 | Mercedes | a 1’09,767″ |
12.º | Esteban Ocon | Alpine A523 | Renault | a 1 volta |
13.º | Logan Sargeant | Williams FW45 | Mercedes | a 1 volta |
14.º | Guanyu Zhou | Alfa Romeo C43 | Ferrari | a 1 volta |
15.º | Nyck De Vries | Alpha Tauri AT04 | Honda | a 1 volta |
16.º | Valtteri Bottas | Alfa Romeo C43 | Ferrari | a 1 volta |
17.º | Oscar Piastri | McLaren MCL60 | Mercedes | a 1 volta |
18.º | Yuiki Tsunoda | Alpha Tauri AT04 | Honda | a 1 volta |
19.º | Kevin Magnussen | Haas VF-23 | Ferrari | a 1 volta |
Classificações dos “Mundiais”
PILOTOS – 1.º, Max Verstappen, 229 pontos; 2.º, Sergio Perez, 148; 3.º, Fernando Alonso, 129; 4.º, Lewis Hamilton, 108; 5.º, Carlos Sainz, 86; 6.º, Charles Leclerc, 72; 7.º, George Russell, 70; 8.º, Lance Stroll, 43; 9.º, Esteban Ocon, 31; 10.º, Lando Norris, 22; 11.º Pierre Gasly, 17; 12.º, Nico Hulkenberg, 9; 13.º, Alexander Albon, 7; 14.º, Oscar Piastri, 5; 15.º, Valtteri Bottas, 5; 16.º, Guanyu Zhou, 4; 17.º, Yuki Tsunoda, 2; 18.º, Kevin Magnussen, 2.
CONSTRUTORES – 1.º, Oracle Red Bull Racing, 377 pontos; 2.º, Mercedes AMG Petronas F1 Team, 178; 3.º, Aston Martin Aramco Cognizant F1 Team, 172; 4.º, Scuderia Ferrari, 158; 5.º, BWT Alpine F1 Team, 48; 6.º, McLaren F1 Team, 27; 7.º, MoneyGram Haas F1, 11; 8.º, Alfa Romeo F1 Team ORLEN, 9; 9.º, Williams Racing, 7; 10.º, Scuderia Alpha Tauri, 2.
Próxima prova – Aramco British Grand Prix, dia 9 de Julho, no Silverstone Circuit.