FÓRMULA 1

Max Verstappen arrecada o máximo de pontos

O piloto neerlandês Max Verstappen (Red Bull) venceu hoje o Grande Prémio da Áustria de Fórmula 1, a nona corrida da temporada, e reforçou ainda mais a liderança do Mundial de pilotos.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Com a vitória no Red Bull Ring, a sétima da temporada, o neerlandês Max Verstappen (Red Bull/Honda) isolou-se no quinto lugar na lista de vencedores (42), deixando para trás o brasileiro Ayrton Senna (41) e tem, ainda, à sua frente, o inglês Lewis Hamilton (103), o alemão Max Schumacher (91), o alemão Sebastian Vettel (53) e o francês Alain Prost (51).

Foi mais uma vitória sem grande história, com Max Verstappen a resistir ao ataque do monegasco Charles Leclerc (Ferrari) na primeira volta, que terminou com a entrada em pista do “safety car” para a pista ser limpa, face aos destroços do carro do japonês Yuki Tsunoda (Alpha Tauri//Honda) que danificou a asa dianteira, após um “toque” num adversário.

Quando, duas voltas depois a corrida foi relançada, Max Verstappen “escapou” aos seus adversários e só perdeu o comando quando, à 25.ª volta, foi à “box” trocar pneus e caiu para trás dos dois Ferrari.

O espanhol Carlos Sainz (Ferrari) pediu à equipa, na fase inicial da corrida, que o deixasse passar Charles Leclerc, por sentir que estava mais rápido que o monegasco e podia aumentar a pressão sobre o neerlandês. Contudo a equipa nunca correspondeu ao seu desejo.

Após o regresso à pista, Max Verstappen precisou de 10 voltas para deixar os Ferrari para trás e caminhar para mais uma tranquila vitória, por a concorrência não ter argumentos para contrariar a sua superioridade.

Consciente da sua superioridade, face à vantagem que tinha construído, Max Verstappen foi à “box” na penúltima volta para, na derradeira, fazer a volta mais rápida e ter o fim-de-semana perfeito, arrecadando o máximo de pontos em jogo.

Um cenário que lhe permitiu aumentar para 81 (!) pontos a vantagem sobre o mexicano Sergio Perez (Red Bull/Honda), terceiro na corrida atrás de Charles Leclerc e à frente de Carlos Sainz, com Red Bull e Ferrari a dominarem a corrida austríaca.

A corrida ficou marcada pela quantidade de penalizações de cinco segundos aplicadas pela direcção da prova a vários pilotos que excederam por mais de três vezes os limites de pista. As penalizações podiam ser cumpridas na paragem nas boxes para a troca de pneus ou acrescentada ao tempo final, havendo pilotos, como foi o caso de Yuki Tsunoda, que foi penalizado mais de uma vez.

Se os espectadores esquecerem a presença de Max Verstappen, sempre tiveram a possibilidade de “divertir-se” com as lutas que acontecem por todo o pelotão, com o inglês Lando Norris (McLaren/Mercedes) a garantir o quinto lugar, naquele que é o seu melhor resultado do ano, à frente do espanhol Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes).

A Mercedes colocou os seus dois pilotos nos lugares seguintes, com vantagem do inglês Lewis Hamilton (Mercedes) face ao seu compatriota George Russell (Mercedes), cabendo ao francês Pierre Gasly (Aston Martin/Mercedes) e ao canadiano Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes) completarem o lote dos pilotos que terminaram nos pontos.

A Red Bull, Ferrari, Aston Martin e Mercedes a confirmarem ser as melhores equipas ao colocarem os dois carros nos lugares pontuáveis.

FICHA DA PROVA

Prova – Rolex Grosser Preis Von Österreich

Circuito – Red Bull Ring

Extensão – 306,452 km = 71 x 4,318 km

“Pole position” – Max Verstappen (Red Bull RB19/Honda), 1 volta (4,318 km), em 1’04,391” (241,412 km/h)

Grelha de partida1.ª linha: Max Verstappen (Red Bull RB19/Honda), 1’04,391”; Charles Leclerc (Ferrari SF-23/Ferrari), 1’04,439”; 2.ª linha: Carlos Sainz (Ferrari SF-23/Ferrari), 1’04,581”; Lando Norris (McLaren MCL60/Mercedes), 1’04,658”; 3.ª linha: Lewis Hamilton (Mercedes W14/Mercedes), 1’04,819”; Lance Stroll (Aston Martin AMR23/Mercedes), 1’04,893”; 4.ª linha: Fernando Alonso (Aston Martin AMR23/Mercedes), 1’04,911”; Nico Hulkenberg (Haas VF-23/Ferrari), 1’05,090”; 5.ª linha: Pierre Gasly (Alpine A523/Renault), 1’05,170”; Alexander Albon (Williams FW45/Mercedes), 1’05,823”; 6.ª linha: George Russell (Mercedes W14/Mercedes), 1’05,428”; Esteban Ocon (Alpine A523/Renault), 1’11’05,453”; 7.ª linha: Oscar Piastri (McLaren MCL60/Mercedes), 1’05,605”; Valtteri Bottas (Alfa Romeo C43/Ferrari), 1’05,680”; 8.ª linha: Sergio Perez (Red Bull RB19/Honda), 2’06,688”; Yuki Tsunuda (Alpha Tauri AT04/Honda), 1’05,784”; 9.ª linha: Guanyu Zhou (Alfa Romeo C43/Ferrari), 1’05,818”; Logan Sargeant (Williams FW45/Mercedes), 1’05,948”

Nota – Kevin Magnussen (Haas VF-23/Ferrari), 1’05,971” e Nyck De Vries (Alpha Tauri AT04/Honda), 1’05,974”, que estavam na última linha, optaram por partir da via das “boxes”

Comandantes sucessivos – Max Verstappen, da 1.ª à 24.ª volta; Charles Leclerc, da 25.ª à 35.ª volta; Max Verstappen, da 36.ª à 71.ª volta

Volta mais rápida – Max Verstappen (Red Bull RB19/Honda), 1 volta (4,361 km), em 1’07,012” (231,970 km/h)

Vencedor – Max Verstappen (Red Bull RB19/Honda), 71 voltas (306,402 km), em 1.25’33,607” (214,902 km/h)

Classificação

POS. PILOTO CARRO MOTOR TEMPO
1.º Max Verstappen Red Bull RB19 Honda 1.25’33,607″
2.º Charles Leclerc Ferrari SF-23 Ferrari a 5’155″
3.º Sergio Perez Red Bull RB19 Honda a 17,188″
4.º Carlos Sainz Ferrari SF-23 Ferrari a 21.377″
5.º Lando Norris McLaren MCL60 Mercedes a 26.327″
6.º Fernando Alonso Aston Martim AMR23 Mercedes a 30,317″
7.º Lewis Hamilton Mercedes W14 Mercedes a 39,196″
8.º George Russell Mercedes W14 Mercedes a 48,403″
9.º Pierre Gasly Alpine A523 Renault a 57,667
10.º Lance Stroll Aston Martim AMR23 Mercedes a 59,043
11.º Alexander Albon Williams FW45 Mercedes a 1’09,767″
12.º Esteban Ocon Alpine A523 Renault a 1 volta
13.º Logan Sargeant Williams FW45 Mercedes a 1 volta
14.º Guanyu Zhou Alfa Romeo C43 Ferrari a 1 volta
15.º Nyck De Vries Alpha Tauri AT04 Honda a 1 volta
16.º Valtteri Bottas Alfa Romeo C43 Ferrari a 1 volta
17.º Oscar Piastri McLaren MCL60 Mercedes a 1 volta
18.º Yuiki Tsunoda Alpha Tauri AT04 Honda a 1 volta
19.º Kevin Magnussen Haas VF-23 Ferrari a 1 volta

Classificações dos “Mundiais”

PILOTOS – 1.º, Max Verstappen, 229 pontos; 2.º, Sergio Perez, 148; 3.º, Fernando Alonso, 129; 4.º, Lewis Hamilton, 108; 5.º, Carlos Sainz, 86; 6.º, Charles Leclerc, 72; 7.º, George Russell, 70; 8.º, Lance Stroll, 43; 9.º, Esteban Ocon, 31; 10.º, Lando Norris, 22; 11.º Pierre Gasly, 17; 12.º, Nico Hulkenberg, 9; 13.º, Alexander Albon, 7; 14.º, Oscar Piastri, 5; 15.º, Valtteri Bottas, 5; 16.º, Guanyu Zhou, 4; 17.º, Yuki Tsunoda, 2; 18.º, Kevin Magnussen, 2.

CONSTRUTORES – 1.º, Oracle Red Bull Racing, 377 pontos; 2.º, Mercedes AMG Petronas F1 Team, 178; 3.º, Aston Martin Aramco Cognizant F1 Team, 172; 4.º, Scuderia Ferrari, 158; 5.º, BWT Alpine F1 Team, 48; 6.º, McLaren F1 Team, 27; 7.º, MoneyGram Haas F1, 11; 8.º, Alfa Romeo F1 Team ORLEN, 9; 9.º, Williams Racing, 7; 10.º, Scuderia Alpha Tauri, 2.

Próxima prova – Aramco British Grand Prix, dia 9 de Julho, no Silverstone Circuit.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *