FÓRMULA 1

Verstappen conquista primeira vitória da época

O neerlandês, campeão mundial em título, da Red Bull/Honda, levou de vencida o inglês Lando Norris e o australiano Oscar Piastri, ambos da McLaren, para conquistar a sua 64.ª vitória em Grandes Prémios na carreira.

PEDRO RORIZ (carlos.sousa@autollok.pt)

O neerlandês Max Verstappen (Red Bull/Honda) interrompeu a sequência de três vitórias consecutivas dos “McLaren boys” numa das mais aborrecidas corridas da história da Fórmula 1, ao alcançar a 64.ª vitória da carreira e a reduzir para um ponto o atraso em relação a Lando Norris, no campeonato.

A demonstrá-lo o facto de a partir da 31.ª volta, das 53 que compunham a corrida, as nove primeiras posições estarem definidas, sem que quem estava atrás tivesse estado em condições de tentar a ultrapassagem a quem o antecedia.

O neerlandês não desaproveitou o facto de largar da “pole position’’ e, apesar da tentativa do inglês Lando Norris (McLaren/Mercedes), manteve a primeira posição e conquistar o primeiro triunfo da temporada.

O australiano Oscar Piastri (McLaren/Mercedes), o monegasco Charles Leclerc (Ferrari), o inglês George Russell (Mercedes) e o italiano Kimi Antonelli (Mercedes) mantiveram as posições que tinham à partida.

A situação só mudou quando os cinco primeiros pararam para trocar pneus, na 21.ª volta, o que permitiu ao jovem Kimi Antonelli ascender, pela primeira vez ao comando de um Grande Prémio, posição que manteve durante 10 voltas.

E o momento mais emocionante da corrida aconteceu quando Max Verstappen e Lando Norris pararam na mesma volta e, à saída da via das “boxes”, os carros quase tocaram, como consequência da tentativa do inglês forçar a ultrapassagem, mesmo indo para lá dos limites da pista.

A partir daí a corrida transformou-se num “comboio”, com as ultrapassagens a só acontecerem na cauda do pelotão, já que a partir da 34.ª volta, quando ocorreram as derradeiras trocas de pneus, as 14 primeiras posições ficaram definidas.

O inglês Lewis Hamilton (Ferrari), o francês Isack Hadjar (VCAR/Honda), de novo nos pontos, o tailandês Alexander Albon (Williams/Mercedes) e o inglês Oliver Bearman (Haas/Ferrari) completaram o lote de pilotos que terminaram nos pontos, os mesmos que chegaram à Q3, com a única troca a acontecer entre Lewis Hamilton e Isack Hadjar, que partiu à frente do inglês.

FICHA DA PROVA

Prova – Lenovo Japanese Grand Prix

Circuito – Suzuka Circuit

Extensão – 307,471 km = 53 x 5,807 km

“Pole position” – Max Verstappen (Red Bull/Honda), 1 volta (5,807 km) em 1’26,983’’ (240,33 km/h)

Grelha de partida1.ª linha: Max Verstappen (Red Bull RB21/Honda), 1’26,983”; Lando Norris (McLaren MCL39/Mercedes), 1’26,995”; 2.ª linha: Oscar Piastri (McLaren MCL39/Mercedes), 1’27,027”; Charles Leclerc (Ferrari SF-25/Ferrari), 1’27,299”; 3.ª linha: George Russell (Mercedes W16/Mercedes), 1’27,318”; Kimi Antonelli (Mercedes W16/Mercedes), 1’27,555’’; 4.ª linha: Isack Hadjar (VCARB02/Honda), 1’27,569”; Lewis Hamilton (Ferrari SF-25/Ferrari), 1’27,6110”; 5.ª linha: Alexander Albon (Williams FW47/Mercedes), 1’27,615”; Oliver Bearman (Haas VF-25/Ferrari), 1’27,867’’; 6.ª linha: Pierre Gasly (Alpine A525/Renault), 1’27,822”; Fernando Alonso (Aston Martin AMR25/Mercedes), 1’27,897”; 7.ª linha: Liam Lawson (Red Bull RB21/Honda), 1’27,906”; Yuki Tsunoda (VCARB02/Honda), 1’28,000”; 8.ª linha: Carlos Sainz (Williams FW47/Mercedes), 1’27,836”; Nico Hulkenberg (Kick Sauber C45/Ferrari), 1’28,570”; 9.ª linha: Gabriel Bortoletto (Kick Sauber C44/Ferrari), 1’28,622”; Esteban Ocon (Haas VF-25/Ferrari), 1’28,696’; 10.ª linha: Jack Doohan (Alpine A525/Renault), 1’28,877”; Lance Stroll (Aston Martin AMR25/Mercedes), 1’29,271”

Nota – Carlos Sainz (Williams FW47/Mercedes) penalizado em três lugares, por ter prejudicado Lewis Hamilton (Ferrari), quando este fazia uma volta rápida

Comandantes sucessivos – Max Verstappen, da 1.ª à 21.ª volta; Kimi Antonelli, da 22.ª à 31.ª volta; Max Verstappen, da 32.ª à 53.ª volta

Volta mais rápida – Kimi Antonelli (Mercedes W16/Mercedes), 1 volta (5,807 km), em 1’30,965’’ (229,815 km/h)

Vencedor – Max Verstappen (Red Bull RB21/Honda), 53 voltas (307,471 km), em 1.22’06,983’’ (224,659 km/h)

CLASSIFICAÇÃO

POS. PILOTO CHASSIS MOTOR TEMPO
1.º Max Verstappen Red Bull RB21 Honda 1.22’06,983”
2.º Lando Norris McLaren MCL39 Mercedes a 1,423”
3.º Oscar Piastri McLaren MCL39 Mercedes a 2,129”
4.º Charles Leclerc Ferrari SF-25 Ferrari a 16,097”
5.º George Russell Mercedes W16 Mercedes a 17,362”
6.º Kimi Antonelli Mercedes W16 Mercedes a 18,671”
7.º Lewis Hamilton Ferrari SF-25 Ferrari a 29,182”
8.º Isack Hadjar VCARB02 Honda a 37,134”
9.º Alexander Albon Williams FW47 Mercedes a 40,367”
10.º Oliver Bearman Haas VF-25 Ferrari a 54,529”
11.º Fernando Alonso Aston Martin AMR25 Mercedes a 57,333”
12.º Yuki Tsunoda VCARB02 Honda a 58,401”
13.º Pierre Gasly Alpine A525 Renault a 1’02,122”
14.º Carlos Sainz Williams FW47 Mercedes a 1’14,129”
15.º Jack Doohan Alpine A525 Renault a 1’21.314”
16.º Nico Hulkenberg Kick Sauber C45 Ferrari a 1’21,957”
17.º Liam Lawson Red Bull RB21 Honda a 1’22,734”
18.º Esteban Ocon Haas VF-25 Ferrari a 1’23,438”
19.º Gabriel Bortoleto Kick Sauber C45 Ferrari a 1’23,897”
20.º Lance Stroll Aston Martin AMR25 Mercedes a 1 volta

CLASSIFICAÇÕES DOS “MUNDIAIS”

PILOTOS – 1.º, Lando Norris, 62 pontos; 2.º, Max Verstappen, 61; 3.º, Oscar Piastri, 49; 4.º, George Russell, 45; 5.º, Kimi Antonelli, 30; 6.º, Charles Leclerc, 20; 7.º, Alexander Albon, 18; 8.º, Lewis Hamilton, 15; 9.º, Esteban Ocon, 10; 10.º, Lance Stroll, 10; 11.º, Nico Hulkenberg, 6; 12.º, Oliver Bearman, 5; 13.º Isack Hadjar, 4; 14.º, Yuki Tsunoda, 3; 15.º, Carlos Sainz, 1

CONSTRUTORES – 1.º, McLaren F1 Team, 111 pontos; 2.º, Mercedes-AMG Petronas F1 Team, 75; 3.º, Oracle Red Bull Racing, 61; 4.º, Scuderia Ferrari HP, 35; 5.º, Atlassian Williams Racing, 19; 6.º, MoneyGram Haas F1 Team, 15; 7.º, Aston Martin Aramco F1 Team, 10; 8.º, Visa Cash App Racing Bulls F1 Team, 7; 9.º, Stake F1 Team Kick Sauber, 6

Próxima prova – Gulf Air Bahrain Grand Prix, no Bahrain International Circuit, dia 13 de Abril.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *