Vento de feição para António Cruz Monteiro
Piloto de Leiria, navegado pela irmã Ana Cruz Monteiro, repetiu a vitória no Rallye Terras de Auren, prova organizada pelo Clube Automóvel da Marinha Grande, dominando praticamente de fio a pavio.
PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)
A ausência de André Cabeças (Ford Fiesta R5) deixou António Cruz Monteiro (Peugeot 208 T16) sem opositor. O piloto leiriense da marca francesa do “leão” limitou-se a confirmar o favoritismo e venceu, sem dificuldade, embora tivesse sido batido por Armando Carvalho (Mitsubishi Lancer IX), ontem à noite, na super-especial de abertura.
Hoje, António Cruz Monteiro ascendeu ao comando na primeira classificativa do dia e, a partir daí, foi “fugindo” do piloto do Mitsubishi proveniente de Vila Nova de Poiares, que manteve o segundo lugar até fina.
Navegado por Ana Santos, o poiarense ficou à frente de Daniel Ferreira (Mitsubishi Carisma GT), que completou o pódio, com as três primeiras posições a ficarem definidas a partir da primeira prova de classificação do dia.
«Estou muito contente! O ano passado a emoção foi mais forte porque foi a primeira, mas estou muito feliz. Este foi um rali bastante disputado com o Armando (Carvalho), fui ganhando segundo a segundo e deu este resultado», sublinhou, no final, António Cruz Monteiro
«O troço novo é um verdadeiro troço de rali e diverti-me imenso», afirmou o leiriense, muito satisfeito com a vitória em Ourém, dedicando o triunfo a alguém especial: «As vitórias são sempre para o nosso pai que era um grande apaixonado pela modalidade e nos iniciou nestas aventuras».
Nas Duas Rodas Motrizes (2RM), Fábio Cruz (BMW 316i) garantiu o triunfo, com escassos 3,3 segundos de vantagem sobre João Marcelino (Renault Clio R3 Maxi), com António Cruz Monteiro e João Marcelino a ascenderem ao comando dos respetivos campeonatos.
«A segunda edição do Rallye Terras de Auren voltou a ser um sucesso, em muito fruto do conhecimento prévio que tínhamos das estradas do concelho de Ourém. Gostaria de agradecer à Câmara Municipal e Juntas de Freguesia por todo o empenho e destacar o excelente comportamento do público e o excelente desempenho dos pilotos. Um evento perfeito e para repetir», explicou Ferdinando Barros, presidente do Clube Automóvel da Marinha Grande.
Refira-se, por último, que o Rallye Terras de Auren foi a terceira ronda do Campeonato Start Centro de Ralis. A competição organizada sob a égide da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) prossegue com o Rali Espumante do Dão, a realizar nos dias 24 e 25 de maio, em Carregal do Sal, também pontuável para o Promolafões Rali Cup by Castrol.
FICHA DA PROVA
RALI TERRAS DE AUREN
Data – 4/5 de Abril
Organizador – Clube Automóvel da Marinha Grande
Estrutura – 162,87 km divididos por duas secções: Ourém – Ourém (3,67 km); Ourém – Ourém (159,20 km)
PC – 5 (1 + 4)
Extensão das PC – 55,86 km (1,50 km + 54,36 km)
Percentagem das PC BMW 316i– 34,29 %
Inscritos – 37 (3 P3, 5 P2, 1 P1, 1 X5, 4 X3, 14 X2, 9 X1)
Participantes – 33 (2 P3, 5 P2, 2 X5, 4 X3, 12 X2, 8 X1)
Classificados – 32 (2 P3, 4 P2, 2 X5, 4 X3, 12 X2, 8 X1)
Classificados – 27 (2 P3, 4 P2, 2 X5, 4 X3, 7 X2, 8 X1)
COMANDANTES SUCESSIVOS
Absoluto – Armando Carvalho, na 1.ª PC; António Cruz Monteiro, da 2.ª à 5.ª PC
P3 – Armando Carvalho, da 1.ª à 5.ª PC
P2 – João Marcelino, da 1.ª à 5.ª PC
X5 – Paulo Carvalheiro, da 2.ª à 5.ª PC
X3 – Armando Carvalho, da 1.ª à 5.ª PC
X2 – Henrique Correia, na 1.ª PC; Fábio Mota, da 2.ª à 5.ª PC
X1 – Renato Correia, na 1.ª PC; Pedro Duarte, da 2.ª à 5.ª PC
VENCEDORES
Absoluto – António Cruz Monteiro/Ana Cruz Monteiro (Peugeot 208 T16)
P3 – António Cruz Monteiro/Ana Cruz Monteiro (Peugeot 208 T16)
P2 – João Marcelino/Valter Cardoso (Renault Clio R3 Maxi)
X5 – Paulo Carvalheiro/Dércio Carvalheiro (Porsche 991 GT3 Cup)
X3 – Armando Carvalho/Ana Santos (Mitsubishi Lancer IX)
X2 – Fábio Cruz/Gonçalo Cruz (BMW 316i)
X1 – Pedro Matos/Marisa Matos (Citroën Saxo Cup)
CLASSIFICAÇÃO
POS. | EQUIPA | CARRO | TEMPO |
1.º | António Cruz Monteiro/Ana Cruz Monteiro | Peugeot 208 T16 | 35’04,5” |
2.º | Armando Carvalho/Ana Santos | Mitsubishi Lancer IX | a 23,3” |
3.º | Daniel Ferreira/Tiago Silva | Mitsubishi Carisma GT VI | a 48,7” |
4.º | Paulo Carvalheiro/Dércio Carvalheiro | Porsche 991 GT3 Cup | a 1’38,5” |
5.º | Paulo Ferraz/André Gaspar | Mitsubishi Lancer VII | a 1’48,5” |
6.º | Fábio Cruz/Gonçalo Cruz | BMW 316i | a 2’20,1” |
7.º | João Marcelino/Valter Cardoso | Renault Clio R3 Maxi | a 2’23,4” |
8.º | Luís Inácio/Nuno Grazina | Ford Escort RS Cosworth | a 2’42,0′ |
9.º | Tiago Pereira/Fernando Pereira | Renault Clio Rally5 | a 2’46,4” |
10.º | Denis José/Jorge Ferreira | BMW 320i | a 3’04,0” |
OS MAIS RÁPIDOS
1.º | 2.º | 3.º | 4.º | 5.º | 6.º | |
António Cruz Monteiro | 4 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 |
Armando Carvalho | 1 | 4 | 0 | 0 | 0 | 0 |
Daniel Ferreira | 0 | 0 | 4 | 0 | 0 | 0 |
João Marcelino | 0 | 0 | 1 | 0 | 0 | 1 |
Paulo Ferraz | 0 | 0 | 0 | 2 | 1 | 1 |
Paulo Carvalheiro | 0 | 0 | 0 | 2 | 1 | 0 |
Luís Inácio | 0 | 0 | 0 | 1 | 1 | 0 |
João Gago | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 |
Filipe Rodrigues | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 |
Fábio Cruz | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 3 |
Próxima prova – Rali Espumante do Dão, a 24 e 25 de maio, em Carregal do Sal, organizado pelo Clube Automóvel de Viseu
CLASSIFICAÇÃO
PILOTOS – 1.º, António Cruz Monteiro, 65 pontos; 2.º, André Cabeças, 50; 3.º, Daniel Ferreira, 32; 4.º, Armando Carvalho, 34; 5.º, João Marcelino, 22; 6.º, Nuno Mateus,Miguel Alonso e Paulo Ferraz 14; 9.º, Fábio Cruz, 13; 10.º, Hélder Cordeiro, 12.