Fórmula EVELOCIDADE

Neel Jani salta para o habitáculo de um Fórmula E

A Porsche continua a acelerar para a sua estreia no ABB FIA Formula E Championship: Neel Jani foi o escolhido para assinar como primeiro piloto.

(auto.look2010@gmail.com)

Neel Jani na Porsche para a Fórmula E

Com o experiente piloto suíço a bordo, a nova equipa vai começar a testar em pista no início de 2019 para se preparar para a sexta época do campeonato mundial de monolugares totalmente eléctricos, que terá início em Dezembro de 2019. A Porsche aguarda ansiosamente pela chegada do chassis padronizado para instalar o conjunto de transmissão por si desenvolvido, o qual já esteve nos bancos de ensaio.

Neel Jani é piloto de fábrica da Porsche desde 2013. Ao volante do Porsche 919 Hybrid saiu vitorioso em Le Mans, em 2016, e arrecadou o título mundial no FIA World Endurance Championship, no mesmo ano. Entre 2014 e o final de 2017, o piloto de 35 anos venceu quatro corridas com o 919, assegurando ainda nove pole positions e quatro voltas mais rápidas. Em 2018, esmagou o recorde de Spa-Francorchamps (Bélgica), onde bateu a anterior marca da Fórmula 1 com o 919 Hybrid Evo. Jani começou a sua carreira nos monolugares, subindo até à Formula 1 como piloto de testes.

Neel Jani

«Sem dúvida, Neel é o homem certo para o nosso novo programa tecnológico», afirma Fritz Enzinger, vice-presidente da Porsche Motorsport, acrescentando que não só contribui com velocidade, como tem também imensa experiência em monolugares». «Já conduziu na Fórmula E e está bem estabelecido em Weissach como piloto de desenvolvimento». Sublinhou.

«Estou muito ansioso pelo novo desafio. «Fazer parte de um programa inteiramente novo da Porsche Motorsport pela segunda vez, desde o início, significa muito para mim. Os desafios técnicos e de condução são enormes e os nossos fortes concorrentes na Fórmula E tem uma vantagem significativa em experiência. Temos muito trabalho pela frente e mal posso esperar pelo início», afirmou, por seu turno, o piloto Neel Jani.

A entrada da Porsche na Fórmula E é parte de uma alargada gama de mudanças na empresa e tem um tempo perfeito: em paralelo ao primeiro Porsche de competição totalmente eléctrico, o novo Taycan chegará também ao mercado – o primeiro automóvel desportivo da marca para circulação em estrada a desenvolver a sua performance sem um motor de combustão envolvido.

Com um investimento de seis mil milhões de euros, a Porsche entra nas eras digitais e elétricas. Unicamente para o lançamento do Taycan, foram criados 1.500 novos postos de trabalho. A “Produção 4.0” requere novos processos fundamentais e está desenvolvida para ser isenta de carbonos.

O programa da Fórmula E tem uma posição importante dentro da estratégia de futuro da marca, trabalhando os especialistas de motorsport e produção lado a lado no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, em Weissach. Um dos resultados desta relação de trabalho próxima e de partilha de conhecimento é a tecnologia de 800 volt do Taycan, a qual combina uma elevada autonomia e reduzidos tempos de carregamento com uma impressionante entrega de potência.

Esta tecnologia de alta voltagem é baseada na pioneira engenharia aplicada no tricampeão de Le Mans, o 919 Hybrid. Em relação à transmissão eléctrica, bateria e gestão da refrigeração, o desenvolvimento de automóveis de produção beneficiou da experiência obtida na competição automóvel. Agora, a competição vai também focar-se no desenvolvimento de tecnologias chave e gestão de energia.

Fruto do lançamento da segunda geração de automóveis e de baterias de maior capacidade, não haverá mais alterações de veículos durante as corridas da Fórmula E. Ao passo que os veículos e as baterias são padronizados para todas as equipas, todos os componentes da transmissão são desenvolvidos pela Porsche.

Os elementos relevantes incluem o motor eléctrico, o inversor, a caixa de velocidades, o diferencial, os veios de transmissão, a estrutura e os componentes da suspensão no eixo traseiro, assim como o sistema de refrigeração e a centralina.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *