VELOCIDADE

Chuva antecipou o fim dos testes na Indy500

Josef Newgarden fechou os testes para as 500 milhas de Indianapolis na liderança, numa sessão bastante conturbada pela bátega de água que caiu insistentemente nos dois dias previstos para os treinos.

DINIS DIAS (estagiárioo autolook.pt)

Os testes abertos para a edição de 2024 das 500 milhas de Indianapolis decorreram com a velocidade a voltar à oval mais famosa do mundo, após um longo inverno. Contudo, o programa não decorreu como estava originalmente planeado, devido ao aparecimento constante da chuva.

O primeiro dia foi desde cedo afetado, com a organização a antecipar a abertura da pista em reação aos aguaceiros previstos para a tarde, os quais marcaram presença que levou ao término antecipado das operações.

Já o segundo dia foi cancelado, com as chuvas que chegaram na véspera à tarde estenderam-se pelo dia seguinte, com as previsões do estado do tempo a indicarem que este não iria melhorar, obrigando ao cancelamento de toda a atividade em pista.

Ainda assim houve tempo suficiente para a existência de uma sessão completa durante a manhã, com os “rookies” Christian Rasmussen, Nolan Siegel e Kyffin Simpson, bem como os regressados veteranos Marco Andretti, Katherine Legge e Pietro Fittipaldi a cumprirem o seu programa de orientação obrigatório.

No total estavam originalmente previstas 13 horas de pista aberta, porém a Capital Mundial da Velocidade só esteve com a bandeira verde hasteada durante três horas. O suficiente para que todos os 34 pilotos contabilizassem ao todo 1,327 voltas, uma média de 39 por carro.

No final, os mais rápido foi Josef Newgarden, atual líder do campeonato e campeão da Indy500. O piloto da Penske rodou a 228.811 milhas por hora (mph), aproximadamente 368 km/h.

Na segunda posição ficou um impressionante Kyle Larson. O campeão da Nascar Cup Series em 2021 vai estrear-se na mítica prova este ano e inicia a sua preparação com o pé direito, marcando a sua volta mais rápida a uma velocidade média de 226.384 mph aos comandos da Arrow Mclaren.

Nos terceiros e quartos lugares terminaram, respetivamente, o duo da Chip Ganassi Racing Scott Dixon e Alex Palou, o atual campeão da categoria e polesitter na edição do ano passado da prova. A fechar o top5 ficou o piloto da Andretti Global Colton Herta.

O próximo evento da Indycar Series será o tradicional e icónico Grande Prémio de Long Beach, com a corrida marcada para o dia 21 de abril. Já as preparações para as 500 milhas de Indianapolis regressarão a 14 de maio já com os treinos oficiais para a grande prova.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *