AUTOLOOKNotícias Várias

Carrossel de emoções no V TT Tour Foz Côa

Alcatrão nem vê-lo. Ou quase. A quinta edição do TT Tour Foz Côa vai ter mais uma assinatura de sucesso. O passeio de convívio pelo extremo oriental do Alto Douro Vinhateiro, numa zona designada por Douro Superior, no concelho Vila Nova de Foz Côa, é uma oferta do Foz Côa Automóvel Clube, este domingo. Um sublime dia fora de estrada…

CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

O Foz Côa Automóvel Clube conduz, este domingo, dia 7 de abril, a quinta edição do TT Tour Foz Côa, que é já uma marca de suster a respiração. Na sua essência, um dia verdadeiramente de familiaridade por percursos rolantes, com passagem obrigatória pelo Douro existindo algumas zonas onde será possível apimentar um pouco o percurso e partir à descobertas dos muitos tesouros “escondidos” num território falsamente longínquo.

Naturalmente que, neste domingo, não haverá, com toda a certeza, vindimas nem cestos para lavar, mas vai haverá vinhas niveladas a perder de vista, salpicadas por amendoeiras em flor. Os participantes da quinta edição do TT Four Foz Côa vão ser brindados com um espetáculo de extraordinária beleza, a unir um cenário verdadeiramente excelso.

Num programa que inclui cultura e degustações – e não só – destaca-se visitas ao Vale de Canivães (Casa Ermelinda Freitas), Monte Xisto (Nicolau de Almeida), Adega do Savel (Mateus Nicolau de Almeida) e visita guiada ao Museu do Côa, local onde será servido o almoço no Restaurante CoaMuseu com vista privilegiada para o Douro. O Foz Côa Automóvel Clube não as coisas por menos. Tudo é alinhavado com a precisão que carateriza os seus mentores.

Uma oferta que os participantes do TT Tour Foz Côa vão receber como se de um quadro pintado com precisão, com ínfimos pormenores e detalhes, se tratasse. No fundo, é mais um passeio que produz momentos inesquecíveis e que permite à comitiva esquecer o stress acumulado durante a semana, longe das preocupações e responsabilidades. Observar a paisagem sem igual o Douro Vinhateiro é, sem margem para qualquer dúvida, a única “condição”. Outra “condição” é que ninguém seja mudado de lugar.

Em todos os cantos do território de Foz Côa há sempre uma surpresa. Um concelho maravilhoso e abençoado face às vivências, tradições, arquitetura, pratos e envolvências distintas. Saber viver em aldeias do Interior não é para todos, mas é já uma arte para alguns. E essas aldeias é um quadro que convém preservar.

As suas gentes sabem-no fazer como ninguém, guardando, astutamente, as muitas faces de uma região que se orgulha de possuir natureza de diferentes identidades. A quinta edição TT Tour Foz Côa vai possibilitar, este domingo, durante todo o dia, viajar por milénios de história.

O desafio é iniciado, precisamente, no coração de Vila Nova de Foz Côa, mas sem antes gulosar um farto e rico pequeno-almoço para encarar, mais tarde e com a máxima energia, o planalto rasgado pelo vale do rio Douro. Um carrossel de emoções que ninguém ficará indiferente.

O passeio V TT Tour Foz Côa coincide, este ano, com um ligeiro avanço das amendoeiras em flor, que brinda a caravana que não vai desperdiçar a oportunidade de contemplar o espetáculo extraordinário de rara beleza. Durante vários dezenas de quilómetros, entre constantes subidas e descidas, mas um percurso bastante acessível para condutores e acompanhantes, em igualdade circunstancial para as máquinas em presença.

A região do Douro Superior, a qual Vila Nova de Foz Coa integra, encerra uma beleza paisagística singular. Visitar Vila Nova de Foz Coa é contemplar os cenários únicos de dois territórios classificados como Património da Humanidade pela UNESCO, o Parque Arqueológico do Vale do Coa e o Alto Douro Vinhateiro

Sabendo que fica a “dois passos” da vizinha Espanha, a estes atrativos soma-se ainda o Parque Natural do Douro Internacional. Uma estrada sem portagens leva-o a um território de características singulares. A não perder, até porque a comunidade sabe receber como ninguém. O convite está, naturalmente, lançado.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *