NacionalRALIS

Meeke e Sordo: segundo tira-teimas no Algarve

De malas e bagagens em território algarvio, Kris Meeke (Toyota GR Yaris Rally2) e Dani Sordo (Hyundai i20 Rally2) têm por missão, este fim de semana, no Rallye Casinos do Algarve, ganhar o segundo braço de ferro da temporada.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Kris Meeke

Na abertura da época, em Fafe, Kris Meeke, campeão de Portugal de Ralis em título foi o mais forte, esperando-se agora uma reação do seu rival e antigo colega de equipa no WRC, o espanhol Dano Sordo.

Armindo Araújo (Skoda Fabia RS Rally2) tem-se destacado, de forma consistente, entre os pilotos portugueses, mas há uma forte concorrência desejosa de o destronar, sobretudo Ricardo Teodósio, a acelerar em “casa”.

O Campeonato de Portugal de Ralis viaja do Minho ao Algarve, onde o Clube Automóvel do Algarve coloca na estrada a segunda prova da temporada, pontuável, ainda, para os Campeonatos Promo do Sul de Ralis e Peugeot Rally Cup Portugal, sendo a prova de abertura das duas últimas competições.

Dani Sordo

Vencedor em Fafe – e da prova algarvia o ano passado –, o inglês Kris Meeke (Toyota GR Yaris Rally2), que se revelou muito satisfeito com o comportamento do carro na prova minhota, parte como favorito.

Restas saber se o espanhol Dani Sordo (Hyundai i20 N Rally2), mais adaptado ao carro, consegue, desta feita, lutar pela vitória, nunca esteve em condições de alcançar na prova de abertura.

Curiosidade ao redor daquilo que o lituano Rokas Steponavicius (Hyundai i20 N Rally2), que faz a estreia em Portugal, pode fazer e até onde pode ir na luta pelas primeiras posições.

Armindo Araújo (Skoda Fabia RS Rally2), José Pedro Fontes (Citroën C3 Rally2), Pedro Meireles (Skoda Fabia RS Rally2), Pedro Almeida (Skoda Fabia RS Rally2), Ruben Rodrigues (Toyota GR Yaris Rally2) Ricardo Teodósio (Toyota GR Yaris Rally2), que acelera em “casa”, irão estar na luta pelas primeiras posições, sendo potenciais candidatos à vitória na prova.

Armindo Araújo

A estes juntar-se-á a dupla Gonçalo Henriques e Inês Veiga, no Hyundai i20N Rally2 do Hyundai Júnior Team FPAK, cuja estreia no patamar mais alto dos ralis nacionais é aguardada com natural curiosidade.

À semelhança do que sucedeu com Hugo Lopes, em Fafe, chegou a hora de o bicampeão português de Duas Rodas Motrizes e vencedor do FPAK Júnior Team de 2022 concretizar o sonho de alinhar num Rally2.

Depois do categórico triunfo na prova de arranque da temporada, Guilherme Meireles (Peugeot 208 Rally4) será, forçosamente, o principal favorito no CPR 2RM (duas rodas motrizes).

Ricardo Teodósio

Contudo, à semelhança do sucedido em Fafe, não faltam adversários, maioritariamente aos comandos dos Peugeot 208 Rally4, apostados em subir ao pódio. Aliás, a prova algarvia marca o início da Peugeot Rally Cup Portugal e Sérgio Dias, Ricardo Sousa, Diogo Marujo, Hélder Miranda ou Rafael Cardeira, entre outros, prometem não dar tréguas ao líder do campeonato.

No que diz respeito ao Campeonato Promo, Miguel Gonçalves (Hyundai i20 N5), vencedor da prova de abertura, tirando partido do abandono, na fase final, de Adruzilo Lopes (Mitsubishi Lancer X), parte como o “homem a bater”, com o piloto da marca japonesa desejoso de “vingar” a derrota minhota.

Contudo, Fernando Teotónio (Mitsubishi Lancer IX) e Vítor Teodósio (Mitsubishi Lancer IX R4) podem entrar na discussão da vitória, em especial o segundo, que, tal como o irmão Ricardo, acelera em território caseiro.

José Pedro Fontes

Em relação ao Campeonato Sul de Ralis, há 23 equipas inscritas, sendo de salientar a ausência do campeão João Bica e dos que com ele partilharam o pódio do campeonato, Armando Carvalho e Luís Nunes.

Já a competição promovida pela marca do leão conta com 15 participantes, todos com “sangue na guelra”, o que deixa antever um duelo intenso ao,longo das oito provas de classificação que integram o traçado da prova.

A prova algarvia arranca da Lagoa, na sexta-feira, e termina em Portimão, no sábado, depois dos concorrentes cumprirem oito provas de classificação.

Ernesto Cunha

Na sexta-feira, as especiais de Lagos (6,80 km – 16h13) e Barão de São João (8,17 km – 16h41) abrem as hostilidades, com o dia a terminar com a City Stage de Lagos (1,02 km – 21h00), cujos tempos não contam para a classificação, já que o objetivo é dar espetáculo. Fica por saber o que sucederá se algum piloto tiver um problema grave que o impeça de prosseguir na prova.

No sábado, os concorrentes terão pela frente uma dupla passagem pelas especiais de Silves (10,20 km – 9h25 e 13h46), Messines (24,10 km – 10h03 e 14h24), que pela sua extensão pode ser determinante da decisão da prova, e São Marcos (11,04 km – 10h56 e 15h17), antes de rumarem a Portimão, onde está instalado o controlo final, a que se segue uma segunda City Stage, a de Portimão.

CLASSIFICAÇÕES

PORTUGAL DE RALIS

ABSOLUTO

PILOTOS – 1.º, Kris Meeke, 27 pontos; 2.º, Dani Sordo, 23; 3.º, Armindo Araújo, 18; 4.º, Ricardo Teodósio, 14; 5.º, Pedro Meireles, 12; 6.º, José Pedro Fontes, 10; 7.º, Ernesto Cunha, 8; 8.º, Guilherme Meireles, 6; 9.º, Hélder Miranda, 4; 10.º, Sérgio Dias, 2. Estão classificados mais cinco pilotos.

NAVEGADORES – 1.º, Stuart Loudon, 27 pontos; 2.º, Candido Carrera, 23; 3.º, Luís Ramalho, 18; 4.º, José Teixeira, 14; 5.º, Mário Castro, 12; 6.º, Inês Ponte, 10; 7.º, Valter Cardoso, 8; 8.º, Pedro Miguel Alves, 6; 9.º, Rui Teixeira, 4; 10.º, Bruno Abreu, 2. Estão classificados mais navegadores pilotos.

MARCAS – 1.º, Toyota, 42 pontos; 2.º, Hyundai, 20.

EQUIPAS – 1.º, Sports & You, 45 pontos; 2.º, Racing4You, 18; 3.º, The Racing Factory, 17; 4.º, ARC Sport, 12.

DUAS RODAS MOTRIZES

PILOTOS – 1.º, Guilherme Meireles, 26 pontos; 2.º, Hélder Miranda, 23; 3.º, Sérgio Dias, 17; 4.º, Henrique Moniz, 16; 5.º, Rafael Cardeira, 12. Estão classificados mais três pilotos.

NAVEGADORES – 1.º, Pedro Miguel Alves, 26 pontos; 2.º, Rui Teixeira, 23; 3.º, Bruno Abreu, 17; 4.º, Jorge Diniz, 16; 5.º, Luís Boiça, 12. Estão classificados mais dois navegadores.

PROMO

PILOTOS – 1.º, Miguel Carvalho, 25 pontos; 2.º, Nelson Trindade, 20; 3.º, João Lucas, 17.

NAVEGADORES – 1.º, António Reis, 25 pontos; 2.º, Raquel Graça, 20; 3.º, Cláudia Rodrigues, 17.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *