Marc Marquez repõe a ordem em Austin
Piloto espanhol da Ducati está de volta ao topo de MotoGP. Na segunda sessão de treinos livres para o Grande Prémio das Américas foi, desde muito cedo, um dos mais velozes, numa altura em que a pista secou durante uma hora.
PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Batido na primeira sessão, em consequência de uma queda, o espanhol Marc Márquez (Ducati) regressou ao lugar que tem sido seu, ou quase sempre, desde o início da temporada: o topo da tabela de tempos. A paragem da chuva permitiu que o asfalto fosse secando e aos poucos a linha da trajetória foi secando, o que colocava aos pilotos a dúvida em relação ao tipo de pneus a usar.
Indiferente às condições do asfalto Marc Marquez dominou a sessão e foi o único a chegar ao segundo “2”, com os italianos Fabio Di Giannantonio (Ducati) e Franco Morbidelli (Ducati) a colocarem-se nos lugares imediatos.
Os espanhóis Alex Marquez (Ducati) e Fermin Aldeguer (Ducati) a contribuíram para o domínio da marca italiana, com o australiano Jack Miller (Yamaha), em sexto, a ser o “melhor dos outros”.

O inglês Jake Dixon (Boscoscuro) manteve a superioridade na segunda sessão de Moto2 e foi o único a chegar ao segundo “18’’, com o italiano Tony Arbolino (Boscoscuro) e o espanhol Alonso Lopez (Boscoscuro) a completarem o domínio da Boscoscuro, que viu os seus pilotos registarem os três melhores tempos.
Em Moto3, o domínio da KTM, que viu os seus pilotos ocuparem ste dos 10 primeiros lugares, com o italiano Matteo Bertelle (KTM), terceiro na sessão de abertura, a registar o melhor tempo, à frente do espanhol Maximo Quiles (KTM), pela primeira vez nas primeiras posições, e do inglês Scott Ogden (KTM).
O espanhol David Almansa (Honda), em quarto, foi o primeiro a intrometer-se entre os pilotos da marca austríaca ao superar os seus compatriotas David Muñoz (KTM) e Jose Antonio Rueda (KTM.
TEMPO DOS TREINOS
MOTOGP – Marc Marquez (Ducati), 2’02,929’’; Fabio Di Giannantonio (Ducati), 2’03,665’’; Franco Morbidelli (Ducati), 2’03,766’’; Alex Marquez (Ducati), 2’03,811’’; Fermin Aldeguer (Ducati), 2’03,902’’; Jack Miller (Yamaha), 2’03,953’’; Pedro Acosta (KTM); 2’04,099’’; Maverick Viñales (KTM), 2’04,261’’; Joan Mir (Honda), 2’04,342’’; Francesco Bagnaia (Ducati), 2’04,459’’. Treinaram mais 12 pilotos.
MOTO2 – Jake Dixon (Boscoscuro), 2’18,501’’; Tony Arbolino (Boscoscuro), 2’19,102’’; Alonso Lopez (Boscoscuro), 2’19,415’’; Daniel Holgado (Kalex), 2’19,929’’; Celestino Vietti (Boscoscuro), 2’20,030’’; Alex Escrig (Forward), 2’20,211’’; Barry Baltus (Kalex), 2’20,236’’; Marcos Ramirez (Kalex), 2’20,403’’; Oscar Gutierrez (Boscoscuro, 2’20,610’’; Yuki Kunii (Kalex), 2’20,12’’. Treinaram mais 18 pilotos.
MOTO3 – Matteo Bertelle (KTM) 2’23,704’’; Maximo Quiles (KTM), 2’24,181’’; Scott Ogden (KTM), 2’24,369’’; David Almansa (Honda), 2’24,442’’; David Muñoz (KTM) 2’24,532’’; Jose Antonio Rueda (KTM), 2’24,689’’; Alvaro Carpe (KTM), 2’24,936’’; Riccardo Rossi (Honda), 2’24,826’’; Angel Piqueras (KTM), 2’24,936’’. Treinaram mais 16 pilotos.