Zona Industrial Q&F expande empresas do Grupo

A construção de uma Zona Industrial Q&F, de modo a alojar todas as empresas do Grupo e alavancar a sua expansão, é a próxima etapa delineada por Mário Quintaneiro, CEO da empresa de Alfena que está a comemorar 30 anos de atividade.

(auto.look2010@gmail.com)

Mário Quintaneiro, CEO da Q&F

“Estão sempre a surgir projetos novos e ao longo destes anos sempre abordámos os desafios que nos iam surgindo como oportunidades de negócio num mercado extremamente dinâmico, mas também muito exigente. E a equipa da Q&F teve o mérito e a capacidade de saber dar resposta em tempo oportuno a todas as circunstâncias que se lhe depararam», referiu Mário Quintaneiro, empresário que desde o primeiro momento delineou a estratégia da Q&F.

«O nosso crescimento foi acontecendo com naturalidade, face à evolução da economia, e quando pensamos no futuro a ideia será manter a nossa velocidade de cruzeiro», acrescentou o empresário de Alfena.

Atualmente, o universo Q&F é constituído por mais de sete empresas de diferentes áreas de atividade relacionadas com o automóvel (motorsport, serviços, etc.), entre as quais a NP-MOB, especialista em soluções de mobilidade urbana, que desde 2020 passou a ser a importadora oficial da NIU para Portugal continental e regiões autónomas da Madeira e dos Açores.

A NIU, empresa tecnológica que em tempo recorde se tornou líder mundial de mobilidade urbana inteligente e maior fabricante de scooters e trotinetes elétricas, tem vindo, progressivamente, a ganhar território no nosso país e a adquirir notoriedade.

As flagship store de Lisboa (na zona de Alcântara) e do Porto (Edifício Transparente, junto do Parque da Cidade) da marca conhecida por “Tesla das scooters” já foram distinguidas a nível internacional, não só pelas suas performances de vendas e de marketing inovador, mas também pelo design e conceção das respetivas instalações.

ACESSÓRIOS DE PERFORMANCE AUTO

Empresa de Alfena tem o ADN do desporto automóvel e foi pioneira ao lançar, em 2010, com o apoio da Ford Lusitana, o Troféu Transit que animou as pistas de velocidade nacionais ao longo de duas temporadas

Quando nasceu, em fevereiro de 1992, num pequeno espaço da pacata vila de Alfena (Valongo), vocacionada para o comércio das últimas novidades internacionais de acessórios de performance para automóveis, a Q&F via a mesma luz que no mês anterior iluminara a assinatura do Tratado de Maastricht e o consequente germinar da União Europeia.

Com a entrada na década de 2000, a modesta loja inicial deu lugar a umas amplas instalações na zona industrial daquela localidade, na Rua Afonso IV, dando o mote a que aquele trecho de estrada passasse a ser apelidado de “reta da Q&F”. Foi, então, o grande salto em frente, que refletia a crescente implantação no mercado.

Hoje, ao fim de 30 anos, ainda não parou de crescer, ocupando agora e desde 2017 o imponente edifício implantado numa parcela de 6.500 m2 junto à EN 105 (Porto-Santo Tirso), dos quais 2.500m2 ocupam as áreas de exposição e de armazenamento.

REMUS: UM PRÉMIO CONQUISTADO À ESCALA MUNDIAL

A Q&F foi a primeira empresa a comercializar no nosso país os escapes Remus, então um dos produtos mais procurados, e o sucesso de vendas alcançou tal dimensão que em 1999 venceu um prémio mundial atribuído por aquele fabricante austríaco ao seu importador com o maior número de unidades vendidas de um artigo à escala mundial. E quem entregou o prémio a Mário Quintaneiro foi Damon Hill, campeão mundial de F.1 de 1996.

FC PORTO, BENFICA, PORTIMONENSE,

VIZELA E GIL VICENTE COM BANCOS Q&F

Atualmente, apresenta no seu catálogo mais de 50 produtos diferentes, entre representações exclusivas e não exclusivas, tendo já conquistado, até, os chamados “grandes” do futebol português, e não só, com o fornecimento de bacquets para os respetivos bancos de suplentes.

Aliás, não é exagero dizer-se que foi pioneira em Portugal ao equipar o Dragão e a propor tal tipo de solução. Hoje, o banco de suplentes do FC Porto e Benfica dispõem de confortáveis bacquets da marca própria Q&F, o mesmo sucedendo, na I Liga, com os de equipas como o Portimonense, o Vizela e o Gil Vicente, estando para breve a assinatura do acordo com outro emblema do principal escalão do futebol profissional.

TRANSIT TROPHY: UMA IDEIA

INOVADORA QUE DEIXOU SAUDADES…

A inovação e a criatividade fazem parte da genética da Q&F, cujo universo sempre girou na órbita do desporto automóvel, não surpreendendo, por isso, o desafio lançado à Ford Lusitana para o lançamento de uma competição monomarca de velocidade diferente: o Troféu Transit.

Durante dois anos (2010 e 2011), o Transit Trophy, único no mundo, encheu de colorido e emoção – com muitas ações de solidariedade social associadas – os circuitos (Estoril, Boavista, Braga, Vila Real e Algarve) por onde passou, inclusive do país vizinho (Jarama). Foi, verdadeiramente, uma lufada de ar fresco nas corridas portuguesas de velocidade.

Na área do motorsport, em que a marca Sparco assumiu desde sempre uma posição relevante, o início da representação, em 2003, dos pneus Pirelli (velocidade e ralis) contribuiu para desequilibrar a balança de vendas em desfavor dos acessórios de performance.

Definitivamente, a Q&F passava a ter o seu braço mais musculado na competição graças, sobretudo, à procura dos pneus da marca italiana, que detém nos dias de hoje uma forte participação no Campeonato de Portugal de Ralis e é ainda parceira exclusiva, na velocidade, da GT3 Cup, o troféu monomarca da Porsche.

QUINTO MELHOR DISTRIBUIDOR PIRELLI A NÍVEL MUNDIAL

O trabalho desenvolvido pela empresa liderada por Mário Quintaneiro na competição automóvel nos últimos anos permitiu à Q&F, como distribuidora exclusiva dos pneus Pirelli de competição, posicionar-se como quinto melhor da marca a nível mundial no ano de 2003, um registo verdadeiramente notável! Nesse ranking global não deixa de ser curioso assinalar que à frente do distribuidor português ficaram a Itália (1.º), Alemanha (2.º), Grã-Bretanha (3.º) e os Estados Unidos (4.º).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.