Zdenek Chovanec estreia-se na F4 no Dubai

Ao competir pela primeira vez em monolugares, o jovem piloto venezuelano, mas que reside em Portugal, diz que “é o concretizar de um sonho”.

(auto.look2010@gmail.com)

Com apenas 15 anos de idade, Zdenek Chovanec vai fazer a sua estreia oficial na Fórmula 4 UAE, na próxima semana, no Autódromo do Dubai. Será um momento importante para o promissor piloto venezuelano que faz a transição para o mundo dos monolugares após duas bem-sucedidas épocas no Karting.

Zdenek Chovanec descobriu o mundo da competição em 2018 através do Karting, onde se estreou na categoria Júnior, através da equipa Cabo do Mundo Kart Team. Em 2019, o jovem piloto venezuelano de origem checa, que reside em Portugal, transitou para a categoria X30 Sénior e voltou a dar nas vistas nos campeonatos de Portugal e Espanha, ao mesmo tempo que fazia os primeiros testes na Fórmula 4, em diferentes pistas em Itália e França, onde chegou a rodar sob a supervisão do ex-campeão do Mundo de Fórmula 1, Jacques Villeneuve.

Na próxima semana, entre quarta e sexta-feira, Zdenek Chovanec vai disputar a sua primeira prova no mundo dos monolugares, na ronda inaugural da Fórmula 4 UAE, campeonato disputado nos Emirados Árabes Unidos, com jornadas nos circuitos do Dubai e Abu Dhabi, e que antecede o início da época europeia.

«É o concretizar de um sonho», admite o promissor piloto de apenas 15 anos, que na Fórmula 4 UAE estará integrado na equipa Xcel Motorsport. Estas duas épocas no Karting «foram muito importantes para a minha evolução, até em termos pessoais», sustentou o jovem piloto.

«Agora sinto-me menos ansioso do que antes da minha primeira prova nos karts. Treinei muito nos últimos meses, tenho uma excelente equipa ao meu lado e vou encarar estas primeiras corridas na Fórmula 4 como uma enorme descoberta. Fiz simulador e isso poderá ser importante no Dubai porque teremos muito pouco tempo de treinos em pista, devido às 24 Horas do Dubai. Terei de aprender tudo, inclusive os arranques, mas estou muito contente com esta oportunidade e vou tentar absorver o máximo de informação possível com o meu engenheiro e toda a equipa», afirmou Zdenek Chovanec, que é patrocinado pela Advantage Cars, Lion King Oil, Bosque – Luxury Car Rental e Montblanc.

Para Zdenek Chovanec, a Fórmula 4 UAE servirá sobretudo como preparação para a época na Fórmula 4 italiana, onde integrará a equipa italiana BhaiTech Racing.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: