Enduro

Zach Pichon vitorioso no 1.º dia do EnduroGP

Piloto da TM MOTO Boano Factory Enduro Team conquistou uma vitória dominante no primeiro dia da terceira ronda do Campeonato do Mundo Paulo Duarte FIM EnduroGP no POLISPORT GP da Suécia. Por outro ado, Axel Semb conquista vitória na categoria Júnior.

redacao@autoook.pt

O dia de abertura da terceira etapa do Campeonato do Mundo Paulo Duarte FIM EnduroGP foi um teste de carácter para os pilotos. Descrito como difícil, técnico e físico, o POLISPORT GP da Suécia colocou todos à prova num terreno acidentado, rochoso e pedregoso. Com tantos erros, vieram ao de cima aqueles que conseguiram limitá-los melhor.

Sentindo-se confiante nas suas capacidades no implacável terreno sueco, Zach Pichon, da TM MOTO Boano Factory Enduro Team, começou a correr logo pela manhã para vencer o teste de abertura do GMOTO Enduro, à frente de Andrea Verona, da GasGas Factory Racing, com Josep Garcia, da KTM Factory Racing, a ser o terceiro mais rápido.

À saída do primeiro ACERBIS Cross Test, ganho por Josep Garcia, Andrea Verona ainda liderava a classificação geral, mas apenas 0,57 segundos separavam Verona, Garcia e Pichon. A fechar a primeira volta com o POLISPORT Extreme Test, foi o favorito da casa, Mikael Persson, que conquistou a sua primeira vitória histórica no teste especial da classe EnduroGP para a Triumph Racing Factory Enduro Team. Com Pichon no segundo lugar, atrás de Persson, o francês assumiu a liderança da corrida e partiram para a segunda das três voltas.

Mais rápido novamente no teste de Enduro da GMOTO, Pichon aumentou a sua vantagem para 14 segundos sobre Garcia, em segundo, com Hamish Macdonald, da Sherco Racing Factory, agora em terceiro. Persson chegou em quarto, empurrando Verona para um desconfortável quinto lugar. A fechar a segunda volta com o tempo mais rápido no Teste POLISPORT Extreme, Pichon começava a distanciar-se dos seus rivais nos terrenos mais exigentes.

Com quatro vitórias em quatro rondas no teste de Enduro GMOTO do dia, Pichon completou a terceira e última volta do primeiro dia no POLISPORT GP da Suécia com uma notável margem de vitória de 48 segundos no EnduroGP. Consistente durante todo o dia, mas incapaz de acompanhar o ritmo de Pichon, Garcia teve de se contentar com o segundo lugar.

Macdonald, Verona e Persson nunca estiveram muito longe de Garcia, com apenas 16 segundos a separar o segundo do quinto. A lutar para subir ao pódio, Macdonald ficou em terceiro, com menos de dois segundos de vantagem sobre Verona, que ficou em quarto. Terminando a menos de quatro segundos de conquistar um pódio em casa, Persson pode estar satisfeito com os seus esforços em quinto, mas procurará mais amanhã.

GARCIA DESAFIADO POR PERSSON

PELA VITÓRIA NO ENDURO1

Garcia deu continuidade à sua invencibilidade no Enduro1 para garantir a sua quinta vitória na classe na temporada. No entanto, não teve um percurso fácil até à vitória. Levando-o ao limite, Persson liderou todos os três testes especiais na volta final e terminou a 16 segundos, em segundo lugar. Há quase três minutos, Samuele Bernardini, da Honda Racing RedMoto Enduro Team, completou os três primeiros lugares no Enduro1.

Graças à sua vitória no EnduroGP, Pichon venceu também a classe Enduro2 pela quarta vez em 2025. Incapaz de acompanhar o ritmo do francês, Verona terminou o dia em segundo, enquanto Nathan Watson, da Beta Factory Enduro Team, ficou em terceiro.

Coroando uma excelente corrida no POLISPORT GP da Suécia, Macdonald garantiu a sua quarta vitória da temporada no Enduro3. Fazendo o 1-2 do Sherco, Antoine Magain juntou-se a ele no pódio em segundo. Ficando em terceiro lugar, Leo Le Quere, da TM MOTO Boano Factory Enduro Team, impediu Sherco de conquistar o pódio no primeiro dia na Suécia.

AXEL SEMB CONTROLA A CLASSE JÚNIOR PARA A VITÓRIA DOMINANTE

Deixando para trás um Super Teste AKRAPOVIC dececionante, Axel Semb, da Fantic Factory Racing Team, começou a trabalhar no primeiro dia do POLISPORT GP da Suécia. As pedras, rochas e raízes favoreceram o jovem sueco, e ele provou imediatamente ser o cavaleiro a ser batido na classe Júnior.

Inigualável, o piloto da Fantic liderou os primeiros sete testes especiais do dia para estabelecer uma vantagem de um minuto e 16 segundos sobre Kyron Bacon, da MGR Kawasaki, em segundo. Um pequeno acidente no Cross Test final fez-lhe perder algum tempo, mas nunca o suficiente para lhe perturbar o ritmo. Mantendo-se firme, conquistou uma merecida vitória em casa na classe Júnior.

De regresso ao ritmo depois de um GP de Espanha marcado pela doença, Bacon regressou ao pódio da categoria Júnior com a segunda posição. O australiano melhorou muito ao longo do dia e vai tentar começar o segundo dia ainda mais forte.

Na batalha pelo último degrau do pódio, Kevin Cristino, da Fantic Factory Racing Enduro Team Specia, superou Leo Joyon, da Ox Moto Beta, por menos de três segundos para ficar em terceiro, graças a uma vitória no teste final de Enduro da GMOTO. Com Joyon a recuar para o quarto lugar, Thibault Giraudon (Sherco) completou o top cinco.

ALBERTO ELGARI CORRE PARA VENCER NA CATEGORIA DE JUVENIS

As celebrações foram intensas no acampamento da TM MOTO Boano Factory Enduro Team no final do primeiro dia, com Alberto Elgari a vencer a categoria Jovem, juntando-se à vitória da equipa no EnduroGP com Pichon.

O italiano foi rápido desde o início desta manhã, liderando o teste de abertura do GMOTO Enduro e o teste ACERBIS Cross para estabelecer uma vantagem inicial de oito segundos sobre Romain Dagna, da Team KTM Pro Racing Sport, em segundo.

No início da terceira e última volta, Dagna tinha reduzido a diferença para apenas quatro segundos, mas Elgari não estava preparado para deixar escapar a vitória. Aumentando o ritmo, ampliou a sua vantagem e venceu em 20 segundos.

Uma forte volta final de Pietro Scardina, da Fantic Factory Racing Enduro Team Specia, fez com que o segundo lugar de Dagna ficasse ameaçado. Uma corrida incrível no teste final de Enduro da GMOTO fez com que Scardina ultrapassasse Dagna e ficasse em segundo, empurrando o francês para o terceiro lugar.

DECLARAÇÕES DOS PILOTOS

ZACH PICHON : “MUITO FELIZ POR CONQUISTAR ESTA VITÓRIA”

«Estou muito feliz com o meu dia e com a minha pilotagem para conquistar esta vitória. Senti-me muito bem no teste de enduro e não cometi nenhum erro. Essa foi a chave para hoje. Com as pedras e as raízes, foi complicado. Espero que possamos repetir isto amanhã», referiu Zach Pichon (TM MOTO).

JOSEP GARCIA: “FOI UMA CORRIDA DESAFIANTE PARA MIM”

«Hoje parece uma vitória. Não consegui pilotar corretamente depois do meu acidente no GP de Espanha, por isso foi uma corrida desafiante para mim. Sinceramente, estou feliz com este resultado. Amanhã, vamos tentar mais», sustentou Josep Garcia (KTM).

HAMISH MACDONALD: “ESTOU NAS NUVENS COM O RESULTADO”

«Trabalhei muito para chegar a este momento e a este pódio no EnduroGP. Penso que as condições, hoje, eram ao meu estilo. Sinto-me confortável nas rochas e a minha preparação anterior ajudou muito hoje. Sinceramente, estou nas nuvens e sem palavras com este resultado. Agradeço à minha equipa, patrocinadores e família pelo apoio», sublinhou Hamish Macdonald (Sherco).

AXEL SEMB “UM GRANDE DIA COM MUITO APOIO EM CASA”

«Tive uma boa sensação logo nos testes e abri uma grande vantagem na primeira volta. Infelizmente, no teste final de Cross, tive um acidente e perdi algum tempo. Mas foi um grande dia, com muito apoio em casa», disse Axel Semb (Fantic).

ALBERTO ELGARI: “É A MINHA SEGUNDA VITÓRIA DA TEMPORADA”

«Desde a segunda volta até à meta, encontrei o meu ritmo e consegui aumentar o meu ritmo e vencer. É a minha segunda vitória da temporada e a sensação na moto está a melhorar cada vez mais», afirmou Alberto Elgari (TM MOTO).

RESULTADOS: POLISPORT GP DA SUÉCIA

1.º DIA – ENDUROGP

1.º Zach Pichon (TM MOTO) 1:09:49,26; 2.º Josep Garcia (KTM) 1:10:37,65; 3.º Hamish Macdonald (Sherco) 1:10:49,87; 4. ª Andrea Verona (GASGAS) 1:10:51,49; 5.º Mikael Persson (Triunfo) 1:10:53,67; 6 Nathan Watson (Beta) 1:11:37,04; 7.º Max Ahlin (KTM) 1:11:57,81; 8.º Antoine Magain (Sherco) 1:12:05,32; 9.º Theo Espinasse (Sherco) 1:12:16,81; 10.º Albin Norrbin (Fantic) 1:12:24,12…

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *