Yann Erhlacher revalida o título de WTCR
Depois das duas derradeiras corridas que tiveram começos semelhantes, com o “safety car” a entrar em acção logo na volta de abertura, o piloto francês saiu de Sochi, na Rússia, com o tão ambicionado ceptro.
PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)

Um sexto lugar, na primeira corrida, chegou para o francês Yann Erhlacher (Lynk & Co 03) revalidar o título, à frente do belga Frédéric Vervisch (Audi RS3 LMS) e seu tio e compatriota Yvan Muller Lynk & Co 03) que completaram o pódio final,
A primeira corrida começou sem chuva, mas com o asfalto molhado, em consequência do despiste do argentino Esteban Guerrieri (Honda Civic), que, na terceira curva, entrou numa zona mais encharcada e não evitou um violento embate nos “rails”. Já na segunda, logo no arranque, quando o belga Gilles Magnus (Audi RS3 LMS) foi “tocado” e ficou com a direcção aberta, o que levou à neutralização da corrida para a retirada do carro.
Quando a corrida recomeçou, um novo “toque”, desta vez, entre Bence Boldizs e Kirill Ladygin, o que levou a nova neutralização da corrida. Logo a seguir novo “toque”, desta vez com Gabriele Tarquini (Hyundai Elantra N). O italiano terminou a carreira da maneira que menos desejava que tivesse acontecido, ficando a memória de um excelente piloto, de um enorme desportista e de um bi-campeão, com títulos conquistados em 2009, como WTCC, e 2018, como WTCR.

A primeira corrida foi ganha pelo espanhol Miguel Azcona (Cupra Leon), que soube aproveitar as lutas travadas à sua frente para vencer, podendo ter perdido a segunda em consequência de um “toque” do francês Yvan Muller (Lynk & Co 03), no momento em que a corrida ia recomeçar.
O francês não percebeu que o espanhol estava a fazer uma trajectória mais defensiva, antes de relançar a corria, e acertar-lhe na traseira, o que liquidou as suas aspirações ao segundo lugar no campeonato.
Mas se o espanhol viu a vitória escapar-se a marca espanhola acabou por ser a triunfadora na jornada russa, com o inglês Robert Huff (Cupra Leon), que tinha como melhor resultado um oitavo lugar, a vencer a segunda corrida, aproveitando o desentendimento franco-espanhol para garantir o triunfo.
O português Tiago Monteiro (Honda Civic) esteve ausente da derradeira jornada do WTCR, em consequência de uma infecção pulmonar bacteriana, o que lhe causou dificuldades de respiração e o levou ao hospital no sábado de manhã, onde permaneceu, ficando impedido de tentar melhorar a posição no campeonato, que terminou no 17.º lugar
CLASSIFICAÇÕES
CORRIDA 1 – 1.º, Miguel Azcona (Cupra Leon), 11 voltas (64,328 km), em 31’18,657”; 2.º, Jean-Karl Verney (Hyundai Elantra N), a 1,403”; 3.º, Frédéric Vervisch (Audi RS3 LMS), a 2,432”; 4.º, Gilles Magnus (Audi RS3 LMS), a 2,737”; 5.º, Nathanael Berthon (Audi RS5 LMS), a 4,492”; 6.º, Yann Ehrlacher (Lynk & Co 03), a 6,003”; 7.º, Attila Tassi (Honda Civic), a 7,500”; 8.º, Yvan Muller (Lynk & Co 03), a 8,316”; 9.º, Santiago Urrutia (Lynk & Co 03), a 9,961”; 10.º, Thed Bjork (Lynk & Co 03), a 13,554”. Classificaram-se mais nove pilotos
CORRIDA 2 – 1.º, Robert Huff (Cupra Leon), 13 voltas (76,024 km), em 38’14,552”; 2.º, Frédéric Vervisch (Audi RS3 LMS), a 4,563”; 3.º, Nathanel Brethon (Audi RS3 LMS), a 5,643”; 4.º, Atilla Tassi (Honda Civic), a 7,493”; 5.º, Jean-Karl Verney (Hyundai Elantra N), a 9,291”; 6.º, Yann Ehrlacher (Lynk & Co 03), a 9,600”; 7.º, Nestor Girolami (Honda Civic), a 12,944”; 8.º, Norbert Michelisz (Hyundai Elantra N), a 14,070”; 9.º, Tom Coronel (Audi RS3 LMS), a 16,551; 10.º Luca Engstler (Hyundai Elantra N), a 17,868”. Classificaram-se mais quatro pilotos
CAMPEONATOS
PILOTOS – 1.º, Yann Ehrlacher, 212 pontos; 2.º, Frédéric Vervisch, 118; 3.º, Yvan Muller, 169; 4.º, Santiago Urrutia, 167; 5.º, Jean-Karl Verney, 166; 6.º, Esteban Guerrieri, 164; 7.º, Mikel Azcona, 158; 8.º, Norbert Michelisz, 138; 9.º, Gilles Magnus, 138; 10.º, Thed Bjork, 138; …; 17.º, Tiago Monteiro, 75. Estão classificados mais cinco pilotos
EQUIPAS – 1.º, Cyan Racing Lynk & Co, 381 pontos; 2.º, CONTOYOU TEAM AUDI SPORT, 317; 3.º, Cyan Performance Lynk & Co, 303; 4.º, ALL-INKL.COM Muennich Motorspor, 288; 5.º, BRC Hyundai N Lukoil Squadra Corse, 252; 6.º, Engstler Hyundai N Liqui Moly Racing Team, 248; 7.º, ZENGO MOTORSPORT SERVICES KFT, 208; 8.º, COMTOYOU DHL TEAM AUDI SPORT, 172; 9.º, ALL-INKL.DE Muennich Motorsport, 158; 10.º, Zengo Motorsport Driver’s Academy, 15; 11.º, Target srl, 3
OS CAMPEÕES
Oito pilotos ganharam os 17 títulos que estiveram em jogo no WTCC e no WTCTR, seu sucessor, com o francês Yvan Muller a arrecadar quatro, sendo o mais titulado de uma lista que tem a seguinte composição
ANO | PILOTO | MARCA |
2005 | Andy Priaulx | BMW |
2006 | Andy Priaulx | BMW |
2007 | Andy Priaulx | BMW |
2008 | Yvan Muller | Seat |
2009 | Gabriele Tarquini | Seat |
2010 | Yvan Muller | Chevrolet |
2011 | Yvan Muller | Chevrolet |
2012 | Robert Huff | Chevrolet |
2013 | Yvan Muller | Honda |
2014 | Jose Maria Lopez | Citroen |
2015 | Jose Maria Lopez | Citroen |
2016 | Jose Maria Lopez | Citroen |
2017 | Thed Bjork | Volvo |
2018 | Gabriele Tarquini | Hyundai |
2019 | Norbert Michelisz | Hyundai |
2020 | Yann Ehrlacher | Lynk & Co |
2021 | Yann Ehrlacher | Lynk & Co |
Número de títulos
4 – Yvan Muller
3 – Andy Priaulx, Jose Maria Lopez
2 – Yann Ehrlacher, Gabriele Tarquini
1 – Thed Bjork, Robert Huff, Norbert Michelisz