Yamaha comemora 70 anos com novas cores
A Yamaha Motor está a comemorar o seu 70.º aniversário em grande estilo e com uma pintura especial para o GP dos Países Baixos este domingo. Tanto a Monster Energy Yamaha MotoGP Team, como a Prima Pramac Yamaha MotoGP Team, apresentam-se com trajes festivos. As motos Yamaha MotoGP estão decoradas com as icónicas cores vermelho e branco da YZF-R7 de 1999.
redacao@autolook.pt
Este fim de semana, no Grande Prémio dos Países Baixos, a Monster Energy Yamaha MotoGP e a Prima Pramac Yamaha MotoGP celebram o 70.º aniversário da Yamaha Motor. Como parte das festividades, as duas equipas da MotoGP usam uma pintura única no Grande Prémio, a disputar amanhã, domingo.
A imprensa foi brindada, previamente, com a nova roupagem – incluindo as motos, equipamentos dos pilotos e o uniforme da equipa –, em que foram revelados junto ao oca de partida do Circuito de Assen. A pintura especial que a Monster Energy Yamaha MotoGP e a Prima Pramac Yamaha MotoGP vão usar amanhã, domingo, é inspirada nas icônicas cores vermelho e branco usadas na YZF-R7 de 1999.
Fabio Quartararo, Álex Rins, Jack Miller e Miguel Oliveira inspiram-se no equipamento de Noriyuki Haga de 1999, quando pilotava a YZF-R7 OW02 no Campeonato Mundial de Superbike, usando os seus próprios trajes de corrida no Grande Prémio dos Países Baixos.
«Pudemos mostrar a pintura com a qual vamos correr este domingo para celebrar o 70.º aniversário da Yamaha. O esquema de cores especiais é “bacana” e acho que tornará este fim de semana de Grande Prémio ainda mais memorável. Adiciona um toque extra de emoção», referiu Fabio Quartararo, da Monster Energy Yamaha MotoGP.
«Este Grande Prémio é uma ocasião especial para a Yamaha, e ter uma pintura nova é sempre bom! Nos esforçamos ao máximo novamente, combinando couro, botas, luvas e capacete com a pintura, e eu realmente gostei do visual geral. Espero que os fãs também gostem», sustentou Alex Rins, da Monster Energy Yamaha MotoGP.
«Estas cores são muito especiais para a Yamaha e fazer parte desta celebração é realmente incrível. A moto está sempre fantástica, mas estas cores vermelho e branco são icónicas quando pensamos na história da Yamaha nas corridas — desde o campeonato de Ago, em 1975, aos triunfos de Kenny Roberts e outros campeões lendários. Correr com estas cores traz um enorme sentimento de orgulho, e não há melhor lugar para as usar do que em Assen, que também está a celebrar a sua 100.ª corrida. Além disso, para mim é a antevisão perfeita para também correr de vermelho e branco nas 8 Horas de Suzuka, daqui a algumas semanas, afirmou Jack Miller, da Prima Pramac Yamaha MotoGP.
«Correr aqui em Assen, com estas cores, é uma honra e um privilégio, considerando a incrível história que a Yamaha escreveu ao longo dos anos. Setenta anos é um marco notável, e quando se pensa nos pilotos que competiram — e venceram — com uma Yamaha, isso dá, realmente, arrepios. A pintura da moto é deslumbrante; reflete um passado que continua a moldar esta marca no presente e, espero, em um grande futuro. Fazer parte, mesmo que seja apenas uma pequena parte, desta história épica é algo verdadeiramente especial para mim», sublinhou Miguel Oliveira, da Prima Pramac Yamaha MotoGP.
«O dia de hoje marcou um momento verdadeiramente simbólico, com as duas equipas de MotoGP da Yamaha unindo-se no circuito, exibindo as quatro motos da MotoGP ao lado da icónica YZF-R7 de 1999. O visual impactante das duas equipas uniram-se para usar a mesma pintura que representa mais do que apenas uma presença compartilhada na pista – reflete a nossa nova mentalidade estratégica, a partir deste ano: somos um e mais fortes juntos. O dia 1 de julho, conhecido como “Dia da Yamaha”, marca a fundação da Yamaha Motor – um momento que celebramos com orgulho todos os anos. Este ano, a ocasião tem um significado ainda maior, pois comemoramos o 70.º aniversário da Yamaha, um marco notável na nossa jornada de excelência em engenharia e herança no motociclismo», asseverou Paolo Pavesio, diretor geral da Yamaha Motor Racing.
«Ao longo das últimas sete décadas, a Yamaha celebrou inúmeras conquistas a todos os níveis do motociclismo. Só no Campeonato Mundial de Motociclismo, a Yamaha conquistou 39 títulos de Pilotos, 37 títulos de Construtores e sete títulos de equipas – um testemunho da nossa competitividade e inovação duradouras no cenário mundial. No entanto, além dos troféus e títulos, o atributo mais marcante da Yamaha é a sua paixão inabalável pelas corridas e a sua mentalidade de “Espírito de Desafio”. Para dar início a esta celebração da herança no motociclismo da Yamaha, a empresa escolheu o Grande Prémio dos Países Baixos como palco para as suas duas equipas de MotoGP prestarem uma homenagem especial», acrescentou Paolo Pavesio,
«Como parte das comemorações gerais do 70.º aniversário, ambas as equipas correrão com pinturas únicas que homenageiam um capítulo lendário da história da Yamaha. Este design comemorativo do 70.º aniversário é inspirado na YZF-R7 de 1999 – uma máquina que cativou a imaginação dos fãs no mundo todo. Esta pintura comemorativa não só homenageia um momento notável no legado da Yamaha, como também oferece aos fãs algo verdadeiramente especial para aguardar neste domingo em Assen», asseverou Paolo Pavesio, diretor geral da Yamaha Motor Racing», concluiu diretor geral da Yamaha Motor Racing.
«É uma tremenda honra para mim e para a Prima Pramac Yamaha MotoGP Team participar das comemorações do 70.º aniversário da Yamaha Motor, uma marca que escreveu capítulos inesquecíveis na história do motociclismo. A nossa aventura com a Yamaha começou há apenas alguns meses mas, desde o início, a atmosfera e a colaboração com o fabricante de Iwata foram excecionais. Há uma sinergia e um intercâmbio constante entre a Prima Pramac Yamaha e a Monster Energy Yamaha, e já estamos a começar a ver os primeiros resultados positivos. Ver quatro máquinas YZR-M1 na pista este fim de semana, todas a ostentar a mesma pintura especial deslumbrante inspirada na YZR-R7 de 1999, reflete perfeitamente a força da “Blue Shift” que nos une à Yamaha Motor. Por fim, dar início às comemorações do 70.º aniversário numa pista histórica e icónica como Assen, que também está a comemorar 100 anos, tornará o evento deste domingo ainda mais mágico e inesquecível», confidenciou Paolo Campinoti, chefe de equipa da Prima Pramac Yamaha MotoGP.

