Volvo Cars Innovation Portal oferece segurança

Uma vasta oferta de apps, um conceito de propriedade mais acessível e conveniente e automóveis ainda mais seguros: estas são algumas das ambições que a Volvo Cars pretende alcançar com o novo Volvo Cars Innovation Portal.

(auto.look2010@gmail.com)

O Volvo Cars Innovation Portal é apresentado hoje ao público. Este site disponibiliza, de forma gratuita, uma ampla variedade de recursos e ferramentas permitindo que agentes externos criem novos serviços inovadores e novas apps para automóveis.

Com um desenvolvimento mais amplo de software e de serviços para os seus produtos, a Volvo Cars pretende aumentar significativamente as possibilidades dos seus clientes personalizarem ainda mais os seus automóveis.

A informação disponibilizada no site é útil para vários tipos de utilizadores, desde programadores e profissionais a curiosos ou adeptos da tecnologia. Ao disponibilizar, de forma gratuita, esta informação, a Volvo Cars continua a sua longa tradição de partilha de conhecimento e pesquisa em prol da construção de estradas mais seguras para todos.

«Os nossos automóveis estão a tornar-se cada vez mais inteligentes e mais conectados, e com isso, os nossos clientes estão a aumentar a procura de apps e de serviços. Ao tornar estes recursos públicos, estamos a apoiar os criadores do seu desenvolvimento sejam eles internos ou externos à nossa empresa. Estamos assim a trabalhar com os melhores dos melhores nas suas áreas», sublinhou Henrik Green, chief Technology Officer da Volvo Cars.

Os recursos disponíveis no Innovation Portal incluem o chamado emulador que recria o Android Automotive Operating System e apps Google utilizadas em novos Volvo, fornecendo aos programadores uma experiência precisa do sistema do automóvel nos seus computadores. Este emulador é uma ferramenta útil para projectar, desenvolver, testar e publicar apps directamente no Google Play do automóvel.

A plataforma incluirá a Extended Vehicle API, fazendo com que, pela primeira vez, a Volvo Cars ofereça esta ferramenta ao público. Com o consentimento dos clientes, a API permite que os programadores e outros agentes tenham acesso aos  dados do painel do automóvel, como carga / nível de combustível e distância percorrida, e os utilizem para criar e fornecer novos serviços. Dados e fontes de dados adicionais serão disponibilizados ao longo do tempo.

Outros recursos incluem um conjunto de dados LiDAR e um modelo de automóvel 3D de produção para download do Volvo XC40 Recharge 100% eléctrico. O conjunto de dados LiDAR é lançado em conjunto com a Luminar, empresa líder neste tipo de tecnologia e com a Universidade de Duke. Utiliza sensores LiDAR de alto rendimento capazes de detectar objetos ao redor do automóvel até 250 metros de distância examinando o ambiente com luz laser.

Este conjunto de dados pode ajudar os investigadores a melhorar os algoritmos relacionados com a detecção de LiDAR de longo alcance, um elemento crucial para criar automóveis autónomos que sejam seguros em velocidades elevadas e em ambientes de tráfego complexos.

O modelo 3D do automóvel é desenvolvido em colaboração com a Unity, a empresa responsável pela criação e operação de conteúdo 3D em tempo real. Esta ferramenta é utilizada por vários agentes, desde programadores de jogos a artistas, arquitectos, cineastas e designers de automóveis.

O modelo do automóvel e o ambiente 3D que o acompanha são adequados para uso em apps de visualização, realidade virtual, experiências cinematográficas e configuradores automóveis. Esses recursos estão também disponíveis como ferramentas básicas no hub de programadores do Unity, onde milhões de utilizadores têm acesso a manuais sobre como usar o modelo.

O Innovation Portal irá crescer à medida que forem adicionados mais recursos. Nos próximos meses, será lançado um modelo automóvel 3D totalmente funcional. Este modelo terá réplicas dos sensores físicos do automóvel, permitindo que os utilizadores testem os dados dos mesmos para fins de pesquisa e de educação. Os programadores poderão também usar o modelo para criar novas funções e novos serviços.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *