Viatura com motor BMW certificada para voar

O eslovaco AirCar concluiu os testes com os carros voadores e obteve um certificado de aeronavegabilidade oficial. O futuro já chegou e, para o próximo ano, já estaremos a conduzir carros voadores. Emoções ao alto…

CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Depois de ter completado 70 horas de testes de voo e mais de 200 decolagens e aterragens, todas aparentemente compatíveis com os padrões da Agência Europeia de Segurança da Aviação, o “inventor” do AirCar, o professor Stefan Klein, afirmou que «a certificação AirCar abre as portas para a produção em massa de carros voadores muito eficientes». «A confirmação final de nossa capacidade de mudar as viagens de média distância está à vista de todos, em que tivemos a oportunidade de efectuar tempos emocionantes, referiu Stefan Klein.

Uma coisa é certa. O AirCar já voa nos céus de Bratislava e a Klein Vision, empresa que fabrica o carro inovador, já tem o tão ambicionado certificado da Autoridade de Transporte eslovaca para poder circular, neste caso, para poder voar.

O co-fundador da empresa, Anton Zajac, diz que costuma voar pela Europa e ambiciona poder fazê-lo com o carro voador para fugir à logística dos “táxis”, na estrada. Os inventores acreditam nisso mesmo e que o AirCar se torne no novo e planeiam, num futuro bem próximo, que este meio de transporte venha a substituir o helicóptero.

Anton Zajac disse mesmo que o carro-voador tem uma maior eficiência a nível energético do que o helicóptero, usado para tarefas diárias. O carro voador tem um motor BMW e 160cv. Na estrada atinge os 190 km por hora, nos céus consegue voar a 2.500 metros acima do solo.

Uma nova versão com um motor mais potente também está em andamento. Isso deve permitir um cruzeiro de 186 mph e será certificado em 12 meses. As asas e a cauda dobram-se automaticamente para condução em estrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.