Verstappen mais rápido na segunda sessão

Na segunda sessão de treinos livres do Grande Prémio da Bélgica, o holandês superou os adversários, fazendo o tempo de 1m43.744s, mais rápido 0.048s que Daniel Ricciardo. Lewis Hamilton ficou em terceiro, a 0.096s de Max Verstappen.

PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)

Sem chuva e com o asfalto seco, depois dela ter aparecido durante a qualificação para a corrida de Fórmula 3, o holandês Max Verstappen (Red Bull/Honda) foi o mais rápido na segunda sessão de treinos livres, à frente do australiano Daniel Riccardo (Renault) que surpreendeu, tudo e todos, ao alcançar um resultado que ainda não tinha alcançado esta temporada.

E o australiano, que ficou a 0,48” do holandês, poderá não ter ido mais longe, por ter ficado parado, a cerca de 20 minutos do final da sessão, na recta Kammel, com a equipa a suspeitar de uma perda pressão hidráulica, mas a ficar satisfeita pela evolução verificada de um ano para o outro no traçado belga.

Por precaução, a equipa fez o francês Esteban Ocon (Renualt), oitavo na sessão, entrar de imediato nas “boxes”, de onde já não saiu, esperando-se que o problema seja de fácil resolução.

Desta feita, o melhor Mercedes, o do inglês Lewis Hamilton (Mercedes), ficou no terceiro lugar, a 0,096” de Max Verstappen, mas ficou a sensação dos pilotos dos “flechas de pretos” não terem dado o máximo para averbarem o melhor tempo, optando por preparar a corrida, já que o finlandês Valtteri Bottas (Mercedes) foi sexto, atrás, ainda, do inglês Alexander Albon (Red Bull/Honda) e do mexicano Sérgio Perez (Racing Point/Mercedes).

Os McLaren/Renault, do inglês Lando Norris e do espanhol Carlos Sainz ficaram a “entalar” o Renault de Esteban Ocon, com outro francês, Pierre Gasly (Alpha Tauri/Honda), a fechar o lote dos 10 mais rápidos.

A Ferrari voltou a estar discreta, com o monegasco Charles Leclerc a registar o 15.º tempo, o que lhe permitiria entrar na Q2, e o alemão o 17.º, o que o afastava da Q2, mas o mais preocupante é terem ficado atrás dos Alfa Romeo, do italiano Antonio Giovinazzi e do finlandês Kimi Raikkonen, que usam unidades motrizes provenientes de Maranello, que viu o outro cliente, a Haas, ficar com os dois piores tempos.

De referir que Sebastian Vettel foi, ainda, mais lento que o inglês George Russell (Williams/Mercedes) que conduz um carro que tem estado, de forma sistemática, no fundo da tabela de tempos.

Resolvidos os problemas que os impediram de sair para a pista na primeira sessão, e que levaram à utilização de nova unidades motrizes, os pilotos da Haas conseguiram rodar na derradeira meia-hora, mas foram os mais lentos em pista.

Como curiosidade, refira-se que a sessão foi interrompida, a menos de 10 minutos do final, por um painel de publicidade ter-se soltado do local onde estava afixado e caído no asfalto.

TEMPOS DOS TREINOS

PILOTO CARRO MOTOR 1.º TREINO 2.º TREINO
         
Max Verstappen Red Bull RB16 Honda 1’44,574″ 1’43,744″
Daniel Ricciardo Renault RS20 Renault 1’45,225″ 1’43,792″
Lewis Hamilton Mercedes W11 Mercedes 1’44,562″ 1’43,840″
Alexander Albon Red Bull RB16 Honda 1’45,049″ 1’44,134″
Sergio Perez Racing Point RP20 Mercedes 1’44,629″ 1’44,137″
Valtteri Bottas Mercedes W11 Mercedes 1’44,493″ 1’44,162″
Lando Norris McLaren MCL35 Renault 1’45,274″ 1’44,168″
Esteban Ocon Renault RS20 Renault 1’45,099″ 1’44,208″
Carlos Sainz McLaren MCL35 Renault 1’45,222″ 1’44,474″
Pierre Gasly Alpha Tauri AT01 Honda 1’45,503″ 1’44,600″
Lance Stroll Racing Point RP20 Mercedes 1’44,868″ 1’44,678″
Danill Kvyat Alpha Tauri AT01 Honda 1’45,447″ 1’44,826″
Antonio Giovinazzi Alfa Romeo C39 Ferrari sem tempo 1’44,861″
Kimi Raikkonen Alfa Romeo C39 Ferrari 1’45,704″ 1’44,896″
Charles Leclerc Ferrari SF1000 Ferrari 1’45’759″ 1’45,440″
George Russell Williams FW 43 Mercedes 1’46,570 1’45,463″
Sebastian Vettel Ferrari SF1000 Ferrari 1’46,179″ 1’45,683″
Nicholas Latifi Williams FW 43 Mercedes 1’46,488″ 1’45,744″
Romain Grosjean Haas VF-20 Ferrari sem tempo 1’45,834″
Kevin Magnussen Haas VF-20 Ferrari sem tempo 1’46,242″

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