Verstappen conquista quarta “pole position” do ano

O holandês da Red Bull/Honda conquistou a terceira “pole position” consecutiva, quarta da temporada, impondo-se na qualificação para o Grande Prémio da Áustria de Fórmula 1, que vai ser disputado este domingo.

(auto.look2010@gmail.com)

Sem surpresa face à superioridade exibida no passado fim-de-semana e confirmada neste, o holandês Max Verstappen (Red Bull/Honda) repete a “pole position” da corrida anterior, quarta da temporada, desta feita à frente do surpreendente inglês Lando Norris (McLaren/Mercedes) que, depois de ter sido quarto na qualificação anterior, “salta” para a primeira linha da grelha pela primeira vez na sua carreira.

E seria o inglês a impedir o 1-2 da Red Bull na qualificação, já que o mexicano Sérgio Perez (Red Bull/Honda) assegurou a terceira posição da grelha à frente dos dois Mercedes, com o inglês Lewis Hamilton a levar a melhor sobre o finlandês Valtteri Bottas.

Por aquilo que foi possível perceber, parece muito difícil aos “flechas pretas” impedirem o terceiro triunfo consecutivo de Max Verstappen que, se o alcançar será o primeiro piloto a conquistar três vitórias em três fins-de-semana consecutivos.

O francês Pierre Gasly (Alpha Tauri/Honda) e o japonês Yuki Tsunoda (Alpha Tauri/Honda) colocaram a segunda equipa motorizada pelo construtor japonês nos lugares imediatos à frente de Sebastian Vettel (Aston Martin/Mercedes).

No entanto, o alemão poderá ser penalizado por ter prejudicado a volta de qualificação do espanhol Fernando Alonso (Alpine/Renault) impedindo a sua eventual qualificação para a Q3, com o espanhol a não esconder o seu descontentamento pelo ocorrido e acabar por ficar com o 14.º tempo.

Destaque para o facto de um Williams, o do inglês George Russell, ter voltado à Q3, o que não sucedia desde o GP de Itália de 2 018, com o inglês a levar a melhor sobre o canadiano Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes) que fechou o lote de pilotos presentes na Q3.

A Ferrari, que optou por alinhar na Q2 com pneus médios, viu o espanhol Carlos Sainz “falhar” a Q3 por 0,006 segundos a favor de George Russell, com Charles Leclerc a posicionar-se atrás do seu colega de equipa, na sexta linha.

Os dois podem vir a escolher livremente os pneus com que vão alinhar à partida, ao contrário do que sucedeu com todos que os antecedem que têm de arrancar com os pneus com que participaram na Q2, o que poderá ser uma vantagem na gestão da corrida.

GRELHA DE PARTIDA

Max Verstappen  
Red Bull 16B/Honda  
1’03,720″  
  Lando Norris
  McLaren MCL35M/Mercedes
  1’03,768″
Sergio Perez  
Red Bull RB 16B/Honda  
1’03,990″  
  Lewis Hamilton
  Mercedes W12/Mercedes
  1’04,014″
Valtteri Bottas  
Mercedes W12/Mercedes  
1’04,049″  
  Pierre Gasly
  Alpha Tauri AT02/Honda
  1’04,107″
Yuki Tsunoda  
Alpha Tauri AT02/Honda  
1’04,273″  
  Sebastian Vettel
  Aston Martin AMR21/Mercedes
  1’04,570″
George Russell  
Williams FW43B/Mercedes  
1’04,591″  
  Lance Stroll
  Aston MartinAMR21/Mercedes
  1’04,547″
Carlos Sainz  
Ferrari SF21/Ferrari  
1’04,559″  
  Charles Leclerc
  Ferrari SF21/Ferrari
  1’04,600″
Daniel Riccardo  
McLaren MCL35M/Mercedes  
1’04,719″;  
  Fernando Alonso
  Alpine A521/Renault
  1’04,856″
Antonio Giovinazzi  
Alfa Romeo C41/Ferrari  
1’05,083″  
  Kimi Raikkkonen
  Alfa Romeo C41/Ferrari
  1’05,009″
Esteban Ocon  
Alpine A521/Renault  
1’05,051″  
  Nicholas Latifi
  Wiliams FW43B/Mercedes
  1’05,195″
Mick Schumacher  
Haas VF-21/Ferrari  
1’05,427″  
  Nikita Mazepin
  Haas VF-21/Ferrari
  1’05,951″

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *