Verstappen conquista quarta “pole position” do ano
O holandês da Red Bull/Honda conquistou a terceira “pole position” consecutiva, quarta da temporada, impondo-se na qualificação para o Grande Prémio da Áustria de Fórmula 1, que vai ser disputado este domingo.
(auto.look2010@gmail.com)
Sem surpresa face à superioridade exibida no passado fim-de-semana e confirmada neste, o holandês Max Verstappen (Red Bull/Honda) repete a “pole position” da corrida anterior, quarta da temporada, desta feita à frente do surpreendente inglês Lando Norris (McLaren/Mercedes) que, depois de ter sido quarto na qualificação anterior, “salta” para a primeira linha da grelha pela primeira vez na sua carreira.
E seria o inglês a impedir o 1-2 da Red Bull na qualificação, já que o mexicano Sérgio Perez (Red Bull/Honda) assegurou a terceira posição da grelha à frente dos dois Mercedes, com o inglês Lewis Hamilton a levar a melhor sobre o finlandês Valtteri Bottas.
Por aquilo que foi possível perceber, parece muito difícil aos “flechas pretas” impedirem o terceiro triunfo consecutivo de Max Verstappen que, se o alcançar será o primeiro piloto a conquistar três vitórias em três fins-de-semana consecutivos.
O francês Pierre Gasly (Alpha Tauri/Honda) e o japonês Yuki Tsunoda (Alpha Tauri/Honda) colocaram a segunda equipa motorizada pelo construtor japonês nos lugares imediatos à frente de Sebastian Vettel (Aston Martin/Mercedes).
No entanto, o alemão poderá ser penalizado por ter prejudicado a volta de qualificação do espanhol Fernando Alonso (Alpine/Renault) impedindo a sua eventual qualificação para a Q3, com o espanhol a não esconder o seu descontentamento pelo ocorrido e acabar por ficar com o 14.º tempo.
Destaque para o facto de um Williams, o do inglês George Russell, ter voltado à Q3, o que não sucedia desde o GP de Itália de 2 018, com o inglês a levar a melhor sobre o canadiano Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes) que fechou o lote de pilotos presentes na Q3.
A Ferrari, que optou por alinhar na Q2 com pneus médios, viu o espanhol Carlos Sainz “falhar” a Q3 por 0,006 segundos a favor de George Russell, com Charles Leclerc a posicionar-se atrás do seu colega de equipa, na sexta linha.
Os dois podem vir a escolher livremente os pneus com que vão alinhar à partida, ao contrário do que sucedeu com todos que os antecedem que têm de arrancar com os pneus com que participaram na Q2, o que poderá ser uma vantagem na gestão da corrida.
GRELHA DE PARTIDA
Max Verstappen | |
Red Bull 16B/Honda | |
1’03,720″ | |
Lando Norris | |
McLaren MCL35M/Mercedes | |
1’03,768″ | |
Sergio Perez | |
Red Bull RB 16B/Honda | |
1’03,990″ | |
Lewis Hamilton | |
Mercedes W12/Mercedes | |
1’04,014″ | |
Valtteri Bottas | |
Mercedes W12/Mercedes | |
1’04,049″ | |
Pierre Gasly | |
Alpha Tauri AT02/Honda | |
1’04,107″ | |
Yuki Tsunoda | |
Alpha Tauri AT02/Honda | |
1’04,273″ | |
Sebastian Vettel | |
Aston Martin AMR21/Mercedes | |
1’04,570″ | |
George Russell | |
Williams FW43B/Mercedes | |
1’04,591″ | |
Lance Stroll | |
Aston MartinAMR21/Mercedes | |
1’04,547″ | |
Carlos Sainz | |
Ferrari SF21/Ferrari | |
1’04,559″ | |
Charles Leclerc | |
Ferrari SF21/Ferrari | |
1’04,600″ | |
Daniel Riccardo | |
McLaren MCL35M/Mercedes | |
1’04,719″; | |
Fernando Alonso | |
Alpine A521/Renault | |
1’04,856″ | |
Antonio Giovinazzi | |
Alfa Romeo C41/Ferrari | |
1’05,083″ | |
Kimi Raikkkonen | |
Alfa Romeo C41/Ferrari | |
1’05,009″ | |
Esteban Ocon | |
Alpine A521/Renault | |
1’05,051″ | |
Nicholas Latifi | |
Wiliams FW43B/Mercedes | |
1’05,195″ | |
Mick Schumacher | |
Haas VF-21/Ferrari | |
1’05,427″ | |
Nikita Mazepin | |
Haas VF-21/Ferrari | |
1’05,951″ |