Verstappen com a 7.ª “pole” da época em casa

Piloto holandês fez o melhor tempo em 1m08,885s, deixando Lewis Hamilton (Mercedes) a apenas 38 milésimas, enquanto o finlandês Valtteri Bottas (Mercedes) ficou em terceiro, a 0,337 segundos.

(auto.look2010@gmail.com)

Max Verstappen (Red Bull) conquistou hoje a sétima “pole position” da temporada no Mundial de Fórmula 1, ao bater o britânico Lewis Hamilton (Mercedes) por 0,038 segundos na qualificação para o Grande Prémio dos Países Baixos. O piloto holandês fez o melhor tempo em 1m08,885s, deixando o actual líder do campeonato a apenas 38 milésimas, enquanto o finlandês Valtteri Bottas (Mercedes) ficou em terceiro, a 0,337 segundos. Esta é a 10.ª “pole” da carreira de Verstappen, que leva já sete esta época.

A segunda fase da sessão de qualificação da 13.ª prova da temporada teve de ser interrompida devido ao acidente sofrido pelo canadiano Nicholas Latifi (Williams), que colocou um pneu em terra e acabou a embater num dos muros de proteção, terminando com a Q2.

«Este circuito não perdoa. Não percebo como viemos correr aqui. A legião de apoio do Max deve ter convencido a FIA», comentava o espanhol Fernando Alonso (Alpine), nono classificado, sobre o regresso a um traçado “à antiga”, com escapatórias mais curtas e muros perto do traçado.

O acidente de Nicholas Latifi aconteceu na curva número oito e o piloto acabou transportado ao centro médico do circuito apenas como precaução, dada a violência do embate. Pouco tempo antes, tinha sido o britânico George Russell, em outro Williams, a embater no muro, o que também provocou a interrupção da sessão.

O polaco Robert Kubica, que foi chamado hoje a substituir o finlandês Kimi Raikkonen na Alfa Romeo, depois de o antigo campeão mundial ter testado positivo ao novo coronavírus, foi 18.º. Nota ainda para um incidente entre o alemão Mick Schumacher e o russo Nikita Mazepin, ambos da Haas. O filho de Michael Schumacer ultrapassou o companheiro de equipa, que, no final, o acusou de lhe ter prejudicado a volta lançada de propósito.

O Grande Prémio dos Países Baixos é a 13.ª prova do Mundial de F1 de 2021. Lewis Hamilton chega a esta ronda na liderança, com três pontos de vantagem sobre Verstappen.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *