Vantagem de Lewis Hamilton na Arábia Saudita
Num traçado rapidíssimo como o demonstra o facto do inglês ter percorrido os 6,174 km à média de 247,548 km/h, foi 156 metros mais rápidos que o neerlandês, com os dois a serem os únicos que chegaram ao segundo “29”.
PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)
No primeiro “round” do penúltimo “combate” pelo título mundial de Fórmula 1 de 2021, vantagem do inglês da Mercedes que, na estreia do traçado saudita de Jeddah, bateu o neerlandês Max Verstappen (Red Bull/Honda), por 0,056 segundos.
Tratou-se da primeira sessão de treinos livres e a primeira vez que os pilotos tiveram contacto com a pista, depois da horas passadas no simulador, mas o facto do finlandês Valtteri Bottas (Mercedes) ter feito o terceiro tempo e o mexicano Sergio Perez (Red Bull/Honda) o 11.º pode significar que a equipa de Brackley entra em vantagem sobre a sua rival.
Para além da alta velocidade o traçado saudita é estreito, o que dificulta as ultrapassagens, e quase sem escapatórias, o que vai impedir tentativas mais ousadas, o que torna importante largar da “pole” para quem como Lewis Hamilton e Max Verstappen luta pelo título, com a vantagem a ser do inglês.
Se o quarto tempo do francês Pierre Gasly (Alpha Tauri/Honda) não surpreendeu, pelo que tem feito nas últimas corridas, já o mesmo não sucede com o quinto registado pelo italiano Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo/Ferrari), “despedido” da F1 e que para o ano vai competir na Fórmula E.
O italiano foi o mais rápido dos que usam motores italianos ao suplantar o espanhol Carlos Sainz (Ferrari) e o monegasco Charles Leclerc (Ferrari) que, uma vez mais, bateram os “McLaren boys”, com o australiano Daniel Riccardo (McLaren/Mercedes) a ser o mais rápido dos dois, mas batido pelo monegasco por 0,008”.
O espanhol Fernando Alonso (Alpine/Renault) e alemão Sebastian Vettel (Aston Martin/Mercedes) completaram o lote dos 10 mais rápidos.
TEMPOS DO TREINO
PILOTO | CARRO | MOTOR | TEMPO |
Lewis Hamilton | Mercedes W12 | Mercedes | 1’29,786″ |
Max Verstappen | Red Bull RB16B | Honda | 1’29,842″ |
Valtteri Bottas | Mercedes W12 | Mercedes | 1’30,009″ |
Pierre Gasly | Alpha Tauri AT02 | Honda | 1’30,263″ |
Antonio Giovinazzi | Alfa Romeo C41 | Ferrari | 1’30,318″ |
Carlos Sainz | Ferrari SF21 | Ferrari | 1’30,564″ |
Charles Leclerc | Ferrari SF21 | Ferrari | 1’30,600″ |
Daniel Ricciardo | McLaren MCL35 | Mercedes | 1’30,608″ |
Fernando Alonso | Alpine A521 | Renault | 1’30,842″ |
Sebastian Vettel | Aston Martin AMR21 | Mercedes | 1’30,886″ |
Sergio Perez | Red Bull RB16B | Honda | 1’30,960″ |
Esteban Ocon | Alpine A521 | Renault | 1’31,023″ |
Lando Norris | McLaren MCL35 | Mercedes | 1’31,029″ |
Lance Stroll | Aston Martin AMR21 | Mercedes | 1’31,044″ |
Yuiki Tsunoda | Alpha Tauri AT02 | Honda | 1’31,099″ |
Kimi Raikkonen | Alfa Romeo C41 | Ferrari | 1’31,296″ |
George Russell | Williams FW 43B | Mercedes | 1’31,343″ |
Mick Schumacher | Haas VF-21 | Ferrari | 1’31,525″ |
Nicholas Latifi | Williams FW 43B | Mercedes | 1’31,821″ |
Nikita Mazepin | Haas VF-21 | Ferrari | 1’33,464″ |