Valongo recebe de braços abertos 25 equipas do CPT4x4

Na estreia do Campeonato de Portugal de Trial 4×4, versão 2019, organizado sob a égide da FPAK, estão 25 equipas, uma lista de inscritos extensa com pilotos de enorme valor provenientes de vários pontos do continente mas também da Madeira.

(auto.look2010@gmail.com)

Valongo continua a ser o destino de eleição para o arranque do CPT4x4 e, este ano, com muitas alterações na pista. Cerca de 50% da pista será nova e, a restante, será renovada, mas a pedra é coisa que não vai faltar no “cardápio” do circuito, assim como a componente da segurança. A Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) e Clube Trilhos do Norte têm a direcção alinhada e garantem que a segurança é «uma prioridade».

Nesta nova época, além das classes habituais do CPT4x4 (Super Proto, Proto, Extreme, Promoção e UTV/Buggy) estarão também em pista veículos menos preparados, sem roll-bar, que vão competir na classe FUN. Uma medida absolutamente excêntrica, já que o roll-bar é um acessório crucial de segurança e, ao não ser permitido nesta disciplina automóvel, é algo de intriga. Que ninguém se magoe. Enfim… tomadas de posições estranhas mas que está de acordo com as “leis e mandamentos” da estrutura federativa.

Tal como em 2018, apenas as classes Proto e Super Proto vão discutir o título absoluto que coroa o campeão dos campeões. Cláudio Ferreira foi o vencedor da época passada, fruto da sua regularidade e experiência evidenciada atrás do volante. Mas a concorrência mostra-se cada vez mais feroz e a revalidação do título não serão certamente “favas contadas”.

A primeira jornada do CPT 4×4 2019 está agendada para este sábado e domingo, em Valongo. O primeiro dia está reservado para as habituais verificações técnicas e administrativas, com as viaturas a ficarem em parque fechado no centro da cidade. Já no segundo dia, de manhã, efectuam-se os treinos que determinam a grelha de partida. A prova terá lugar a partir das 14h30.

Partilhe

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificação