Vaidotas Zala entrou a vencer nos automóveis

O lituano Vaidotas Zala, em MINI, foi o vencedor da etapa inaugural do Rali do Dakar, com o tempo total de 3h19m04s, menos 2m14s na frente do francês Stéphane Peterhansel navegado pelo português Paulo Fiúza (MINI Buggy).

CARLOS SOUSA (auto.look2010@gmail.com) – Em actualização

Costuma-se dizer que o primeiro milho é para os pardais. No Dakar, os primeiros quilómetros tiveram praticamente o mesmo rótulo, mas a sorte sorri para quem a procura. Foi o que aconteceu ao lituano Vaidotas Zala, em MINI, que soube esperar pela contrariedade adversária e assinar a primeira vitória por etapas na prova inaugural e a mais dura do mundo.

O príncipe Nasser Al-Attiyah, que rodava como um rei em todas os controlos de passagem, viu-se, de um momento para o outro, numa posição “precária” na sequência de um furo na sua Toyota Hilux já bastante perto do final da etapa. Um episódio que “roubou”ao piloto do Qatar o triunfo, praticamente anunciado para a primeira etapa do Dakar 2020.

Indiferente a tudo isto esteve o lituano Vaidotas Zala que conduziu o MINI à vitória, após 3h19m04s ao volante, menos 2m14s que Stéphane Peterhansel e Paulo Fiúza, em MINI Buggy, segundos classificados, com o espanhol Carlos Sainz, também em MINI Buggy, a cotar-se o terceiro mais rápido, a 2m50s atrás de Vaidotas Zala.

Nasser Al-Attiyah terminou na quarta posição, a 5m33s do vencedor, à frente de Bernhard Ten Brinke (Toyota Hilux), com Mathieu Serradori (Buggy Century) em sexto e Orlando Terranova (Mini) em sétimo. Depois de problemas na fase inicial da tirada, Yazeed al Rajhi (Toyota) foi apenas oitavo a 11m46s da frente.

Já Erik Van Loon (Toyota Hilux ) terminou em nono e, a encerrar o “top ten” ficou Fernando Alonso, em viatura idêntica, com o espanhol a não evitar um furo no carro da marca nipónica.

Os irmãos Ricardo e Manuel Porém conduziram o Borgward ao 23.º lugar, a 39m18s do lituano Vaidotas Zala. Já o navegador alentejano Filipe Palmeiro, que faz equipa com o lituano Benitkas Vanagas (Toyota), terminou no 15.º lugar, a 23m26s do vencedor.

Partilhe

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificação