Troféu Mini 2021 com provas de Endurance

O Troféu Mini, competição para Mini Cooper correndo com a especificação idêntica ao Troféu Inglês “Mighty Mini”, apresentou o seu calendário de 2021 e formato das provas, com a surpresa de duas visitas a Espanha e mais provas de Endurance.

(auto.look2010@gmail.com)

Na sua 5.ª temporada, o Troféu Mini evoluiu o seu calendário e formato, oferecendo mais tempo de pista em cada evento. Com a generalidade dos eventos com duas provas de 40 minutos cada, dando maiores tempos de pista e maior possibilidade de partilhar o volante e os custos, oferecendo ainda circuitos e desafios diferentes aos pilotos Mini.

O Troféu patrocinado pela FS Automóveis, terá início a 1 e 2 de Maio no Autódromo Internacional do Algarve para duas corridas de 40 minutos, cada uma com troca de piloto, num fim-de-semana de Primavera, onde já se esperam agradáveis temperaturas em Portimão.

Passados 34 dias, a competição regressa ao popular evento Jarama Classic a 5 e 6 de Junho. O sinuoso circuito madrileno é muito divertido para os Mini. Com mais de 50 anos, o traçado é um dos poucos circuitos ainda não modificados, esperando-se surpresas nesta prova já que todos os participantes têm menor conhecimento do circuito. O formato será novamente duas corridas de 40 minutos para que o valor da deslocação seja mais facilmente dividido por dois pilotos.

Já em pleno Verão, os Minis visitam o Autódromo do Estoril a 10 e 11 de Julho. Neste fim-de-semana, os Mini participam num evento com o formato Sprint de 2h20m. Neste caso cada piloto faz uma corrida no que se espera que vejam a ser provas disputadas ao segundo, relembrando anteriores provas onde os 6 primeiros chegaram a terminar a 3 segundos de diferença.

O período de “férias de Verão” será estendido até 6 e 7 de Novembro. Nesta data espera-se que seja novamente possível a presença de público nas provas. Deste modo, o circuito irá compensar a data tardia ajudando à deslocação a Jerez de la Frontera com excelentes condições financeiras para as equipas. Mais uma vez, o formato de 2h40m será aplicado para aumentar o divertimento e permitir a divisão de custos entre os dois pilotos.

O ano irá terminar com a tradicional resistência dos 250 Km do Estoril em 20 e 21 de Novembro. A grande resistência no final da temporada, onde podem participar entre um a quatro pilotos. Esta é normalmente uma prova cheia de emoção, onde a estratégia e o trabalho de equipa é fundamental. Nos últimos anos, temos assistido a provas com vários líderes e uma disputa pela prova e pelo Troféu Mini até à bandeira de xadrez.

Agora com 5 provas anuais, o troféu voltará ao formato de pontuação original, onde pontuam quatro das cinco melhores provas, permitindo as equipas faltaram a uma prova caso o budget seja mais baixo.

Antes da época começar, será organizado um dia de testes, dentro de um mês e meio, ou seja, no dia 13 de Março, onde máquinas e pilotos podem convidar novos possíveis companheiros de equipa ou desenferrujar depois de um longo período de paragem.

O Troféu terá também dois MINI disponíveis para quem queira experimentar uma viatura desta natureza ou, simplesmente, ter uma primeira experiência num circuito ao volante de um carro de competição.

Diogo Ferrão, responsável da Race Ready, promotor do troféu afirmava no final da apresentação que «já vamos para a 5.ªtemporada, com a curiosidade de que nenhum dos 19 MINI em Portugal venceu o troféu mais que uma vez». «Em 2021, resolvemos alterar ligeiramente o formato e calendário, apresentando novos desafios aos pilotos, sem deixar de pensar nos custos. Todavia, fico muito contente que em 2020, o ano com mais participantes no troféu até agora, tenha sido também o ano onde apesar de contar com duas corridas de duas horas cada, não tivemos um único motor partido em todo o troféu. Isto contando inclusive, com equipas que fizeram vários “Track Days” com os carros», sublinhou.

«Por outro lado, 2021 começou de forma muito forte. Temos já dois novos pilotos que compraram carros e se vão estrear na competição, mostrando que o objectivo do troféu de trazer mais pilotos para os clássicos e para os circuitos está a ser conseguido», concluiu Diogo Ferrão.

Com o calendário de 2021 do Troféu Mini apresentado, fica organização a aconselhar a quem pretenda mais informação a visita ao website da competição em Trofeumini.com ou nas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *