AUTOMÓVEISTrial

Trial 4×4: “Tábuadura” na barragem da Aguieira

Programa – Horario do CPT4 x4 Tábua A região de Tábua regressa aos grandes palcos dos eventos motorizados com a realização da terceira jornada do Campeonato Portugal Trial 4×4, tendo como centro nevrálgico um dos mais ricos locais da zona Centro, fruto de um passado histórico. Com as inscrições a encerrar a 26 maio, espera-se a receção de novas equipas oriundas da região Centro.

redacao@autolook.pt

A albufeira da barragem da Aguieira é o cenário privilegiado para acolher, nos dias 30 e 31 maio e 1 junho, a terceira ronda do Campeonato Portugal Trial 4×4, de cariz internacional de Trial 4×4 numa organização do Clube Trilhos do Norte e coorganização do MK-Mákinas Associação de Desportos, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Tábua.

Depois de Valongo e Bragança, a região Centro perfila-se agora para acolher mais um excelente evento desportivo que promete muita competitividade, adrenalina e espetáculo, mais de uma década depois da última passagem do nacional da especialidade 4×4 por Tábua.

O “Tábuadura” comporta um percurso de 20 quilómetros, com três “longos” triais naturais, tendo como pano de fundo a bela albufeira da barragem da Aguieira, sendo a margem do rio Mondego passagem obrigatória para uma estada promissora para aqueles que apreciam o melhor trial 4×4, praticado por excelentes equipas, servidas por magníficas viaturas.

Razões que justificam a hospitalidade aos milhares de forasteiros que se irão deslocar a Tábua, para testemunhar o espetáculo presenteado pelas mais de duas dezenas de equipas, num circuito preparado pelos homens do MK-Makinas e certificado pelo Promotor do CPT4x4 (Clube Trilhos do Norte).

Ao longo do traçado predominam as dificuldades naturais: pedra, escalada de paredes – picadas, a forçar o uso do guincho e a componente de equipa – piloto/navegador. Com as inscrições a encerrar a 26 maio, espera-se a receção de novas equipas oriundas da região Centro, contribuindo para o incremento da competição que tem cativado mais adeptos e participantes de todas as partes do país.

O evento é composto por um prólogo percorrido em linha com cerca de 5 km; dois setores seletivos (um por cada uma das duas etapas) e uma super-especial (NPower) disputada em series de mangas “dois-a-dois” até encontrar o vencedor final. Esta última “especial”, que encerra a 1.ª etapa da competição do MK-Makinas. terá um aliciante extra com prémios monetários distribuídos pelos três primeiros classificados de cada uma das Classes, que ascendem aos 5.000 euros.

As verificações administrativas e técnicas estão agendadas para o final da tarde de sexta-feira, dia 30 maio, enquanto o prólogo terá lugar durante a manhã de sábado (dia 31 maio). Neste mesmo dia disputa-se a primeira seção da 1.ª etapa, que será novamente percorrida no final da manhã de domingo, em 1 junho, em sentido inverso, encerrando o evento que terá como base operacional o Pavilhão Multiusos de Tábua e o Fundo da Vila/Boiço; e duas zonas de espetáculos instaladas na antiga pista de kartcross de Tábua e na zona da Pedra da Sé.

Em Tábua é aguardado um espetáculo a não perder. Durante três dias, a grande festa do Trial Nacional terá lugar no território tabuense, com as melhores condições para o público com entrada grátis e parque de estacionamento. Além de toda a adrenalina do CPT4x4, Tábua convida todos os forasteiros para um fim de semana emocionante, com mais uma edição do “Tabuadura”.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *