Toyota Yaris vence “Carro do Ano 2021”
O utilitário japonês venceu a prestigiada votação pela segunda vez, com um total de 266 pontos, contra os 240 do Fiat 500 e os 239 do Cupra Formentor, segundo e terceiro, respectivamente. Seguiram-se o VW ID.3 (224 pontos), Skoda Octavia (199), Land Rover Defender (164) e Citroën C4 (143).
CARLOS SOUSA (auto.look2010@gmail.com)
O Toyota Yaris é o grande vencedor do prémio do Carro do Ano 2021 (Car of The Year – COTY), sucedendo ao Peugeot 208, em mais uma edição da votação europeia, a mais antiga da indústria automóvel. A cerimónia teve lugar esta segunda-feira, em Genebra e foi transmitida ao vivo no site do Salão Internacional do Automóvel de Genebra.
Um júri de 59 membros, composto por jornalistas especializados de um universo de 22 países – o jornalista Francisco Mota integra o júri –, seleccionou o vencedor entre sete modelos que chegaram ao derradeiro grupo de finalistas.
Com o troféu “Carro do Ano 2021”, o Toyota Yaris ganha o prémio mais prestigioso e cobiçado do mundo automóvel que é entregue desde 1964. Frank Janssen, presidente do “Carro do Ano”, afimou, após anunciar os resultados, que o modelo da marca nipónica «foi um digno vencedor na eleição deste ano que, merecidamente, logrou triunfar seis dos melhores competidores da classe».
Para Matt Harrison, vice-presidente executivo da Toyota Motor Europe, «esta é uma grande honra para a Toyota e gostaria de agradecer ao júri pelo reconhecimento». «Quero aproveitar esta oportunidade para autenticar a paixão das nossas equipas de desenvolvimento na Europa e no Japão. Este é o melhor Yaris de todos os tempos e, tal como Akio Toyoda pretendia, já está a colocar um sorriso no rosto dos nossos clientes».
A título de curiosidade, no pretérito mês de Janeiro foram comercializadas 842.835 unidades em todo o território europeu, representando uma quebra de 25,7% comparativamente a 2020. Contudo, a Toyota tem motivos para festejar, uma vez que o Yaris assumiu o “rótulo” de novo líder de vendas. Elucidativo!
Refira-se que, este ano, a eleição ocorreu em condições especiais. Em vez da habitual abertura nos dias afectos à imprensa do Salão Internacional do Automóvel de Genebra (GIMS), a cerimónia teve honras de transmissão, ao vivo, mas na internet, como foi em 2020. Os organizadores do “Carro do Ano”, baseou-se, mais uma vez, no know-how e experiência da equipa GIMS.
O Salão Internacional do Automóvel de Genebra atrai mais de meio milhão de visitantes. É o maior evento público da Suíça e tem um impacto económico de 200 milhões de francos suíços, cerca de 182 milhões de euros por ano, segundo a organização.
Refira-se, por último, que a cerimónia de prémios “Carro do Ano 2021” contou com o apoio do Touring Club Switzerland TCS, que celebra, este ano, o seu 125.º aniversário. Os resultados da votação dos sete finalistas do “Carro do Ano 2021” ficaram escalonados da seguinte forma: 1.º Toyota Yaris (266 pontos), 2.º Fiat 500 (240), 3.º Cupra Formentor (239), 4.º Volkswagen ID.3 (224), 5.º Škoda Octavia (199), 6.º Land Rover Defender (164), Citroën C4 (143).