Toyota Yaris vence “Carro do Ano 2021”

O utilitário japonês venceu a prestigiada votação pela segunda vez, com um total de 266 pontos, contra os 240 do Fiat 500 e os 239 do Cupra Formentor, segundo e terceiro, respectivamente. Seguiram-se o VW ID.3 (224 pontos), Skoda Octavia (199), Land Rover Defender (164) e Citroën C4 (143).

CARLOS SOUSA (auto.look2010@gmail.com)

O Toyota Yaris é o grande vencedor do prémio do Carro do Ano 2021 (Car of The Year – COTY), sucedendo ao Peugeot 208, em mais uma edição da votação europeia, a mais antiga da indústria automóvel. A cerimónia teve lugar esta segunda-feira, em Genebra e foi transmitida ao vivo no site do Salão Internacional do Automóvel de Genebra.

Um júri de 59 membros, composto por jornalistas especializados de um universo de 22 países – o jornalista Francisco Mota integra o júri –, seleccionou o vencedor entre sete modelos que chegaram ao derradeiro grupo de finalistas.

Com o troféu “Carro do Ano 2021”, o Toyota Yaris ganha o prémio mais prestigioso e cobiçado do mundo automóvel que é entregue desde 1964. Frank Janssen, presidente do “Carro do Ano”, afimou, após anunciar os resultados, que o modelo da marca nipónica «foi um digno vencedor na eleição deste ano que, merecidamente, logrou triunfar seis dos melhores competidores da classe».

Para Matt Harrison, vice-presidente executivo da Toyota Motor Europe, «esta é uma grande honra para a Toyota e gostaria de agradecer ao júri pelo reconhecimento». «Quero aproveitar esta oportunidade para autenticar a paixão das nossas equipas de desenvolvimento na Europa e no Japão. Este é o melhor Yaris de todos os tempos e, tal como Akio Toyoda pretendia, já está a colocar um sorriso no rosto dos nossos clientes».

A título de curiosidade, no pretérito mês de Janeiro foram comercializadas 842.835 unidades em todo o território europeu, representando uma quebra de 25,7% comparativamente a 2020. Contudo, a Toyota tem motivos para festejar, uma vez que o Yaris assumiu o “rótulo” de novo líder de vendas. Elucidativo!

Refira-se que, este ano, a eleição ocorreu em condições especiais. Em vez da habitual abertura nos dias afectos à imprensa do Salão Internacional do Automóvel de Genebra (GIMS), a cerimónia teve honras de transmissão, ao vivo, mas na internet, como foi em 2020. Os organizadores do “Carro do Ano”, baseou-se, mais uma vez, no know-how e experiência da equipa GIMS.

O Salão Internacional do Automóvel de Genebra atrai mais de meio milhão de visitantes. É o maior evento público da Suíça e tem um impacto económico de 200 milhões de francos suíços, cerca de 182 milhões de euros por ano, segundo a organização.

Refira-se, por último, que a cerimónia de prémios “Carro do Ano 2021” contou com o apoio do Touring Club Switzerland TCS, que celebra, este ano, o seu 125.º aniversário. Os resultados da votação dos sete finalistas do “Carro do Ano 2021” ficaram escalonados da seguinte forma: 1.º Toyota Yaris (266 pontos), 2.º Fiat 500 (240), 3.º Cupra Formentor (239), 4.º Volkswagen ID.3 (224), 5.º Škoda Octavia (199), 6.º Land Rover Defender (164), Citroën C4 (143).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *