Toyota revela primeiras imagens do novo GR 86
Terceiro modelo da gama de puros desportivos GR, a que se junta aos aclamados GR Supra e GR Yaris, é fiel ao conceito “divertido de conduzir”, característico de seu antecessor, muito ágil devido ao baixo peso e baixo centro de gravidade.
(auto.look2010@gmail.com)
O muito antecipado GR 86 fez a sua estreia global online hoje (5 de Abril), através de um evento digital conjunto entre a Toyota Gazoo Racing e a Subaru Corporation. O mais recente desportivo da Toyota é o terceiro modelo Gazoo Racing (GR) global, depois dos aclamados GR Supra e GR Yaris, e complementa a gama de puros desportivos GR.
O novo GR 86 herda as principais características de uma “condução divertida” do GT86, lançado em 2012 e que vendeu mais de 200.000 unidades em todo o mundo. Espera-se que seja o coupé de quatro lugares mais leve do segmento, graças a várias medidas de redução de peso, como o uso de teto e painéis de carroçaria de alumínio.
O novo GR 86 conta com um novo e leve motor de quatro cilindros horizontalmente opostos (“boxer”) que passa a ter uma cilindrada de 2,4 litros, com melhorias no desempenho em relação ao seu antecessor. As dimensões do novo GR 86 são quase idênticas às do GT86, permitindo que o novo modelo mantenha um centro de gravidade baixo para maior agilidade. A rigidez torsional também foi aumentada em cerca de 50%, em comparação com o GT86, para oferecer uma dinâmica ainda mais apurada e precisa.
Os componentes aerodinâmicos funcionais, como as entradas de ar frontais e a forma dos painéis laterais, entre outros, foram desenvolvidos com base na experiência da Toyota Gazoo Racing na competição automóvel, ajudando o GR 86 a atingir o esperado melhor desempenho e estabilidade do seu segmento. Está confirmado o lançamento do novo GR 86 na Europa. Mais detalhes serão revelados durante 2021.
ESPECIFICAÇÃO PRELIMINAR (*)
Comprimento (mm) 4265
Largura (mm) 1775
Altura sem antena (mm) 1280 (com antena 1.310)
Distância entre-eixos (mm) 2575
Peso (Kg) 1270
Motor : 4 cilindros horizontalmente opostos D-4S (“Boxer”)
Cilindrada (cm3) 2387
Tipo Motor frontal, tracção traseira
Suspensão: Frente MacPherson
Suspensão: Traseira Duplo Wishbone
Travões: Frente e Traseira Discos ventilados
Pneus (Frente/Traseira) 215/40 R18
(*) – Especificação europeia sujeita a homologação final que será confirmada no lançamento do GR 86.