WRC

Toyota quer manter invencibilidade em Portugal

Lista de inscritos A primeira das 24 especiais agendadas para o Vodafone Rally de Portugal tem o início marcado para esta quinta-feira às 17h00, com partida simbólica em Coimbra, mas será na Figueira da Foz, às 19h05, com a super-especial de 2,94 km, que arranca a competição desenhada pelo Automóvel Club de Portugal.

PEDRO RORIZ (redacao@autolook.pt)

Aí está a mais desejada prova do calendário automobilístico nacional, aquela que leva para a estrada milhares de espectadores, enquanto milhões a acompanham pela televisão. Antes de chegar a Portugal, o “Mundial” de Ralis passou por Monte Carlo, Suécia, Quénia e Canárias, com o inglês Elfyn Evans (Toyota GR Yaris Rally1) a vencer duas (Suécia e Quénia), a que juntou duas idas ao pódio (segundo em Monte Carlo e terceiro no Quénia).

Uma performance que o coloca no comando do campeonato, com 43 pontos de avanço sobre o finlandês Kalle Rovanpera (Toyota GR Yaris Rally1), vencedor nas Canárias. Os bicampeões do mundo, Kalle Rovanpera e o navegador Jonne Halttunen, estiveram numa categoria à parte da última vez, no Rally Islas Canarias, vencendo 15 das 18 etapas de asfalto, logrando a primeira vitória da temporada.

Face à vantagem angariada, Elfyn Evans pode ficar em branco, em Portugal, mas manterá o comando do campeonato e, pelo que tem feito na fase inicial da temporada, pode ser que conquiste o tão desejado título. Em termos de marcas, o domínio tem sido da Toyota, imbatível até agora, o que se traduz em 51 pontos de avanço sobre a Hyundai, que soma um segundo (Ott Tanak no Quénia) e três terceiros, tendo ficado fora do pódio nas Canárias. Fica a curiosidade de saber se, em Portugal, a marca sul-coreana consegue a primeira vitória do ano.

Em Portugal, a Toyota apresenta-se com cinco carros, com o francês Sébastien Ogier (Toyota GR Yaris Rally1), o japonês Takamoto Katsuta (Toyota GR Yaris Rally1) e o finlandês Sami Pajari (Toyota GR Yaris Rally1) a juntarem-se a Elfyn Evans e Kalle Rovanpera, formando um quinteto que tem três sérios candidatos à vitória.

A marca japonesa é a que regista maior número de vitórias (9), cinco das quais nas últimas cinco edições, pelo que tudo vai fazer para manter essa superioridade. A Hyundai mantem-se fiel ao seu trio, formado pelo estónio Ott Tanak (Hyundai i20 N Rally1), o belga Thierry Neuville (Hyundai i20 N Rally1) e o francês Adrien Fourmaux (Hyundai i20 N Rally1), que esteve presente em Amarante, com a esperança que um deles consiga contrariar a superioridade que a marca nipónica tem exercido no campeonato e na prova portuguesa.

Sem hipótese de discutir a vitória, a Ford faz alinhar o luxemburguês Grégoire Munster (Ford Puma Rally1), o letão Martins Sesks (Ford Puma Rally1) e o irlandês Joshua McErlean (Ford Puma Rally1) que irão subindo na classificação à medida que os pilotos das marcas asiáticas tenham problemas.

Surpresa e novidade é a estreia de Diogo Salvi (Ford Puma Rally1) ao volante de um Rally1 e não será surpresa se for batido pelos mais rápidos dos RC2, internacionais e nacionais.

No que diz respeito aos RC2, o francês Yohan Rossel (Citroën C3 Rally2), que esteve no Terras d’Aboboreira para treinar, em ritmo de competição para o Rali de Portugal, defende o comando do respetivo campeonato, depois de ter triunfado em Monte Carlo e nas Canárias.

Por seu turno, o sueco Oliver Solberg (Toyota GR Yaris Rally2), que venceu na Suécia, o inglês Gus Greensmith (Skoda Fabia RS Rally2), que ganhou no Quenia, o polaco Kajetan Kajetanowicz (Toyota GR Yaris Rally2) e o russo, com licença búlgara, Nikolay Gryazin (Skoda Fabia RS Rally2) são os seus principais opositores.

Isto porque fica a dúvida de saber se os envolvidos no Campeonato de Portugal vão competir até ao fim da prova, ou se optam por renunciar no final do segundo dia, altura em que os pontos são atribuídos, com a especial de Sever do Vouga – Albergaria a funcionar como “Power Stage’’.

Campeonato de Portugal

E se, no final da prova, o vencedor entre os RC2 for um dos forasteiros, no final do segundo dia de prova é possível, pelo que se viu em Amarante, que o primeiro lugar seja ocupado por um dos pilotos envolvidos no Campeonato de Portugal.

É que, na prova amarantina, o inglês Kris Meeke (Toyota GR Yaris Rally2), o espanhol Dani Sordo (Hyundai i20 N Rally), envolvidos no Campeonato de Portugal, e o português Armindo Araújo (Skoda Fabia RS Rallly2) ocuparam os lugares de pódio, batendo de forma clara os forasteiros que vieram treinar o Vodafone Rally de Portugal, pelo que o mesmo pode acontecer até à 11.ª prova de classificação.

Daí para a frente vai depender da decisão que cada um tomar, embora no caso de Armindo Araújo, tudo indique que, a exemplo dos anos anteriores, prossiga na prova para ser uma vez mais o “melhor português”.

Na estrada

Em termos de estrada, o rali mantem a estrutura anterior, com partida de Coimbra, esta quinta-feira, e paragem na Figueira da Foz, depois da super-especial (2,94 km – 19h05) de abertura, que proporcionará um excelente espetáculo, nos arruamentos da cidade.

Sexta-feira continua a ser o dia mais extenso, com a caravana a rumar da Figueira da Foz a Matosinhos, depois de 10 provas de classificação e com duas assistências remotas em Arganil.

Mortágua (14,59 km – 7h35) abre as hostilidades, a que se segue a primeira passagem por Lousã (12,28 km – 9h05), Góis (14,30 km – 9h53) e Arganil (14,41 km – 10h41), uma sequência conhecida de anos anteriores, antes da primeira paragem para assistência em Arganil.

A segunda volta, por estas quatro classificativas começa com a passagem pela Lousã (13h05), Góis (13h53) e Arganil (14h41), a que se segue a segunda visita ao Parque de Assistência, antes da segunda passagem por Mortágua (17h05), que antecede duas novidades, Águeda/Sever do Vouga (15,08 km – 18h35) e Sever do Vouga – Albergaria (20,24 km – 19h20), que fazem regressar ao traçado da prova especiais, que já foram percorridas, ainda que em versões diferentes.

No sábado, os concorrentes percorrerão as provas de classificação de Vieira do Minho (17,69 km – 7h35 e 15h05), que regressa ao traçado, Cabeceiras de Basto (19,91 km – 8h35 e 16h05), antecipada um dia, Amarante (22,10 km – 10h25 e 17h55), mais curta que em anos anteriores, mas, na mesma, a mais extensa da prova, e Lousada (3,52 – 19h05), onde a moldura humana voltará a ser impressionante.

Finalmente, no domingo, Paredes (16,09 km – 6h43 e 9h58), e Felgueiras (8,81 km – 7h48 e 11h03), que passaram de sábado para domingo, e Fafe (11,18 km – 8h35 e 13h15) fecham a parte competitiva da mais importante prova do calendário nacional.

CLASSIFICAÇÕES DOS CAMPEONATOS

“MUNDIAIS”

ABSOLUTO

PILOTOS – 1.º, Elfyn Evans, 109 pontos; 2.º, Kalle Rovanpera, 66; 3.º, Thierry Neuville, 59; 4.º, Sébastien Ogier, 58; 5.º, Ott Tanak, 57; 6.º, Adrien Fourmaux, 44; 7.º, Takamoto Katsuta, 39; 8.º, Sami Pajari, 19; 9.º, Grégoire Munster, 16; 10.º, Märtins Sesks, 8; 11.º, Gus Greensmith, 8; 12.º, Joshua McErlain, 8; 13.º, Yohan Rossel, 8; 14.º, Jan Solans, 6; 15.º, Jourdan Serderidis, 4; 16.º, Nikolay Gryazin, 3; 17.º, Oliver Solberg, 2; 18.º, Fabrizio Zaldivar, 2; 19.º, Alejandro Cáchon, 2; 20.º, Eric Camili, 1; 21.º, Roope Korhonen, 1.

NAVEGADORES – 1.º, Scott Martin, 109 pontos; 2.º, Jonne Halttunen, 66; 3.º, Martijn Wydaeghe, 59; 4.º, Vincent Landais, 58; 5.º, Martin Järveoja, 57; 6.º, Alexandre Coria, 44; 7.º, Aaron Johnston, 39; 8.º Marko Salminen, 19; 9.º, Louis Louka, 16; 10.º, Renärs Francis, 8; 11.º, Jonas Andersson, 8; 12.º, Eoin Treacy, 8; 13.º, Arnaud Dunand, 8; 14.º, Rodrigo Sanjuan, 6; 15.º, Frédéric Miclotte, 4; 16.º, Konstantin Aleksandov, 3; 17.º, Elliott Edmondson, 2; 18.º, Marcelo Der Ohannesian, 2; 19.º, Borja Rozada, 2; 20.º, Thibault de la Haye, 1; 21.º, Anssi Viinikka, 1.

MARCAS – 1.º, Toyota Gazoo Racing World Rally Team, 208 pontos; 2.º, Hyundai Motorsport World Rally Team, 157; 3.º, M-Ford World Rally Team, 58; 4.º, Toyota Gazoo Racing World Rally Team 2, 25.

RC2

PILOTOS – 1.º, Yohan Rossel, 50 pontos; 2.º, Oliver Solberg, 35; 3.º Gus Greensmith, 25; 4.º, Fabrizio Zaldivar, 23; 5.º, Eric Camilli, 17; 6.º, Roope Korhonen, 17; 7.º, Jan Solans, 17; 8.º, Alejandro Cáchon, 17; 9.º, Jan Cerny, 16; 10.º, Roberto Daprà, 16.  Estão classificados mais 25 pilotos.

NAVEGADORES – 1.º, Arnaud Dunand, 50 pontos; 2.º, Elliott Edmondson, 35; 3.º, Jonas Andersson, 25; 4.º, Marcelo Der Ohannesian, 23; 5.º, Thibualt de la Haye, 17; 6.º, Anssi Viinikka, 17; 7.º, Rodrigo Sanjuan, 17; 8.º, Borja Rozada, 17; 9.º, Luca Guglielmetti, 16; 10.º, Guillame Mercoret, 15. Estão classificados mais 26 navegadores.

EQUIPAS – 1.º PH Sport, 42 pontos; 2.º, Toyota Gazoo Racing World Rally Team New Generation, 42; 3.º, Sarrazin Motorsport – Iron Lynx.

PORTUGAL

ABSOLUTO

PILOTOS – 1.º, Kris Meeke, 54 pontos; 2.º, Dani Sordo, 46; 3.º, Armindo Araújo, 33; 4.º, Ricardo Teodósio, 26; 5.º, Pedro Meireles e José Pedro Fontes, 18; 7.º, Gonçalo Henriques, 17; 8.º, Pedro Almeida, 10; 9.º, Ernesto Cunha, 9; 10.º, Guilherme Meireles, 7. Estão classificados mais 20 pilotos.

NAVEGADORES – 1.º, Stuart Loudon, 54 pontos; 2.º, Candido Carrera, 46; 3.º, Luís Ramalho, 33; 4.º, José Teixeira, 26; 5.º, Mário Castro e Inês Ponte, 18; 7.º, Inês Veiga, 17; 8.º, António Costa, 10; 9.º, Valter Cardoso, 9; 10.º, Pedro Alves, 7. Estão classificados mais 20 navegadores.

EQUIPAS – 1.º, Sports & You, 90 pontos; 2.º, The Racing Factory, 34; 3.º, Racing4 You e ARC Sport, 30; 5.º, AO Motorsport e Wintech Competição, 2.

MARCAS – 1.º, Toyota, 81 pontos; 2.º, Hyundai, 57.

DUAS RODAS MOTRIZES

PILOTOS – 1.º, Guilherme Meireles, 48 pontos; 2.º, Sérgio Dias, 30; 3.º, Hélder Miranda e Ricardo Sousa, 25; 5.º, Henrique Moniz, 24. Estão classificados mais 11 pilotos

NAVEGADORES – 1.º, Pedro Alves, 48 pontos; 2.º, Bruno Abreu, 30; 3.º, Rui Teixeira e Luís Marques, 25; 5.º, Jorge Diniz, 24. Estão classificados mais 11 navegadores.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *