AUTOMÓVEISComércio & Indústria

Toyota mostra novo RAV 4 como “MY 2026”

Para o novo RAV 4 a marca japonesa preconiza carregamentos mais rápidos, a próxima geração do T-Mate, e um sistema “plug-in hybrid” que poderá conceder 100 quilómetros de autonomia eléctrica. Arene é a nova plataforma de “software” e, para os apreciadores das tendências desportivas, haverá o GR Sport. No primeiro trimestre do próximo ano, a Toyota desvenda o modelo year “MY 2026”.

FAUSTO MONTEIRO GRILO

Há três décadas e numa altura em que os motores Diesel dominavam o mercado, um SUV a gasolina criou um nicho de mercado, e foi evoluindo até chegar aos 15 milhões de unidades – 2,5 milhões na Europa. Para a sexta geração, que se baseia no legado dos seus icónicos e pioneiros antecessores, o RAV 4 é apresentado com tecnologias avançadas que redefinem o desempenho e a eficiência, ao mesmo tempo que são pioneiras em novos padrões de segurança e experiência digital dos utilizadores.

A nova plataforma de desenvolvimento de “software” Arene da Toyota, é o primeiro passo para veículos totalmente definidos por software, permitindo a criação e implementação de funcionalidades avançadas de segurança e entretenimento num ambiente digital.

O Arene está na base das mais recentes tecnologias de segurança da Toyota, introduzidas pela primeira vez no novo RAV4, reforçando significativamente a segurança e acrescentando novas funcionalidades avançadas de assistência ao condutor e ao estacionamento. O mais recente sistema multimédia também faz a sua estreia global, oferecendo conectividade melhorada, navegação e ferramentas de segurança, tudo mais rápido do que nunca graças ao Arene.

O sistema híbrido “plug-in” expressa um duplo ADN: de verdadeiro veículo elétrico e híbrido conveniente. Como híbrido “plug-in”, atinge 100 km* (WTLP combinado) de condução eléctrica – o suficiente para satisfazer as necessidades diárias da maioria dos clientes europeus – e oferece a flexibilidade e fiabilidade da mais recente tecnologia híbrida da Toyota.

Uma nova geração apresenta uma bateria com mais 30% de capacidade, proporcionando mais potência, aceleração e eficiência, ao mesmo tempo que adiciona soluções de carregamento mais rápidas. O novo RAV4 estará disponível na Europa exclusivamente como um híbrido “plug-in ou full-hybrid”, enfatizando a abordagem multi-tecnologia da Toyota para a neutralidade de carbono. Isto proporciona aos clientes uma escolha de opções sustentáveis, independentemente do local onde vivem ou das suas circunstâncias individuais. Em Portugal, serão confirmadas as motorizações aquando do lançamento nacional.

O novo conjunto de baterias combina-se com um motor dianteiro melhorado – que debita agora 150 kW, um aumento de 16 kW – para obter melhor aceleração. A especificação de tração integral inteligente (AWD-i) apresenta uma potência total líder na sua classe de 304cv, contribuindo para uma aceleração de 0-100 km/h de apenas 5,8 segundos.

Para além dos avanços em termos de desempenho e carregamento, a nova geração de sistemas híbridos plug-in contribui também para uma dinâmica de condução melhorada através de um centro de gravidade mais baixo e de uma maior rigidez da carroçaria, conseguida graças à localização da bateria sob o piso.

Isto foi conseguido através da incorporação do conversor DC na unidade de controlo de potência (PCU), que foi reduzida e integrada no eixo de transmissão. Pela primeira vez, é introduzida uma configuração de tração dianteira (FWD) num RAV4 híbrido plug-in, tornando a eletrificação melhorada ainda mais acessível. Esta motorização debita 268cv de potência.

Na versão híbrida (sem carregamento externo), o novo RAV4 também beneficia da mais recente tecnologia da Toyota. Ao melhorar a caixa híbrida, a unidade de controlo de potência, a bateria e outros componentes, a potência do motor é melhorada, obtendo-se uma aceleração suave e um arranque com resposta direta à condução. A versão FWD conta com 183cv.

O novo RAV4 GR Sport proporciona uma experiência de condução mais dinâmica e inspirada na competição. Vias mais largas em 20 mm, alterações na dinâmica, um reforço da suspensão traseira e uma afinação da direção assistida para uma condução mais estável e envolvente. Jantes de liga leve pretas de 20” com o exclusivo design GR Sport contribuem para enfatizar a ligação às equipas Toyota Gazoo Racing, vencedoras de vários Campeonatos do Mundo.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *