Toyota monopoliza pódio na Alemanha

Ott Tänak vence Rali da Alemanha e aproxima-se do título mundial. Pódio foi ocupado pela Toyota, com o britânico Kris Meeke a ser segundo, a 20,8 segundos do estónio, enquanto o finlandês Jari-Matti Latvala foi terceiro, com mais 36 segundos.

PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)

Quatro anos depois da Volkswagen ter monopolizado o pódio no Rali da Alemanha, a Toyota faz o mesmo, com o estónio Ott Tanak (Toyota Yaris WRC) a registar a quinta vitória do ano, em 10 provas, desta vez, à frente dos seus colegas de equipa, o inglês Kris Meeke (Toyota Yaris WRC) e Jari-Matti Latvala (Toyota Yaris WRC), com Ott Tanak a não correr riscos na “Power Stage” para não lhe suceder o que aconteceu na Sardenha, onde perdeu a vitória que tinha na mão.

E a sua cautela foi de tal maneira evidente que, ao contrário do que costuma suceder, não arrecadou nenhum ponto suplementar. O belga Thierry Neuville (Hyundai i20 Coupé WRC) terminou em quarto, depois do espanhol Dani Sordo (Hyundai i20 Coupé WRC), que estava à sua frente, penalizar dois minutos (20 segundos em termos de classificação, para lhe dar mais dois pontos, o que lhe permitiu ficar a 23 pontos do piloto da Toyota e, ainda, na luta pelo título.

Situação semelhante sucedeu com o francês Sébastien Ogier (Citroen C3 WRC), “promovido” a sétimo, depois do finlandês Esapekka Lappi (Citroen C3 WRC) penalizar dois minutos e cair de sexto para oitavo por ser ultrapassado, ainda, pelo norueguês Andreas Mikkelsen (Hyundai i20 Coupé WRC), que estava à frente do francês.

Como consequência dessa manobra, Sébastien Ogier sai da Alemanha a 40 pontos do piloto da Toyota e vê cada vez mais longe a possibilidade de revalidar o ceptro.

O inglês Gus Greensmith (Ford Fiesta WRC), em nono, foi o melhor dos pilotos da marca da oval, com o japonês Takamoto Katsuta (Toyota Yaris WRC) a fechar o “top ten”, na estreia ao volante de um WRC.

Nos RC2 foi a Skoda a monopolizar o pódio, com o checo Jan Kopecky (Skoda Fabia R5 Evo) a superiorizar-se aos alemães Fabian Kreim (Skoda Fabia R5 Evo) e Marijan Griebel (Skoda Fabia R5 Evo), com o trio da marca checa a ocupar os lugares a seguir ao japonês.

Rali – ADAC Ralley Deutschland

Data – 22/25 de Agosto

Organizador – ADAC Beteiligungs und Wierschaftsdienst GmbH, Munich

Estrutura – 1 228,23 km divididos por quatro etapas: Bostalsee – Bostalsee (32,72 km); Bostalsee – Bostalsee (443,80 km); Bostalsee – Bostalsee (505,19 km); Bostalsee – Bostalsee (286,52 km)

PC – 19 (1 + 6 + 8 + 4)

Extensão das PC – 344,04 km (5,20 km + 101,42 km + 157,92 km + 79,50 km)

Percentagem das PC – 28,01 %

Inscritos – 56 (12 RC1, 27 RC2, 5 RC3, 8 RC4, 1 RGT, 3 ASN)

Participantes – 52 (11 RC1, 25 RC2, 5 RC3, 8 RC4, 1 RGT, 2 ASN)

Classificados – 41 (11 RC1, 20 RC2, 4 RC3, 4 RC4, 2 ASN)

COMANDANTES SUCESSIVOS

Absoluto – Ott Tanak, na 1.ª PC; Thierry Neuville, na 2.ª PC; Ott Tanak, da 3.ª à 19.ª PC

RC1 – Ott Tanak, na 1.ª PC; Thierry Neuville, na 2.ª PC; Ott Tanak, da 3.ª à 19.ª PC

RC2 – Kalle Rovampera, da 1.ª à 7.ª PC

RC3 – Norman Kreuter, na 1.ª PC; Hermann Gassner jr., da 1.ª à 19.ª PC

RC4 – Roman Schwedt, da 1.ª à 19.ª PC

RGT – Enrico Brazzoli, da 1.ª à 0.ª PC

ASN – Hermann Gassner, da 1.ª à 19.ª PC

VENCEDORES

Absoluto – Ott Tanak/Martin Jarveoja (Ford Fiesta WRC)

RC1 – Ott Tanak/Martin Jarveoja (Ford Fiesta WRC)

RC2 – Jan Kopecky/Pavel Dresler /Skoda Fabia R5 Evo)

RC3 – Hermann Gassner jr./Ursula Mayrhofer (Toyota GT86 CS-R3)

RC4 – Roman Schwedt/Henry Wichura (Peugeot 208 R2)

ASN – Hermann Gassner/Karin Thannhauser (Mitsubishi Lancer X)

CLASSIFICAÇÃO

POS EQUIPA CARRO TEMPO
1.º Ott Tanak/Martin Jarveoja Toyota Yaris WRC 3.15’29,8″
2.º Kris Meeke/Sebastian  Marshall Toyota Yaris WRC a 20,8″
3.º Jari-Matti Latvala/Mikka Antilla Toyota Yaris WRC a 36,0″
4.º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul Hyundai i20 Coupé WRC a 58.5″
5.º Dani Sordo/Carlos del Barrio Hyundai i20 Coupé WRC a 1’16,6″
6.º Andreas Mikkelsen/Anders Jaeger Hyundai i20 Coupé WRC a 1’46,2″
7.º Sébastien Ogier/Julien Ingrassia Citroen C3 WRC a 1’56,3″
8.º Esapekka Lappi/Janne Ferm Citroen C3 WRC a 2’02,2″
9.º Gus Greensmith/Elliott Edmondson Ford Fiesta WRC a 6’22,2″
10.º Takamoto Katsuta/Daniel Barritt Toyota Yaris WRC a 8’19.2″

OS MAIS RÁPIDOS

1.º 2.º 3.º 4.º 5.º 6.º
Ott Tanak 8 3 1 3 0 1
Thierry Neuville 6 5 2 1 1 0
Jari-Matti Latvala 2 0 4 2 2 3
Dani Sordo 1 7 3 2 1 3
Kris Meeke 1 1 1 5 6 1
Teemu Suninen 0 2 3 2 1 2
Esapekka Lappi 0 2 0 1 3 1
Sébastien Ogier 0 0 3 3 4 7
Andreas Mikkelsen 0 0 1 0 1 0
Gus Greensmith 0 0 0 0 1 0

CLASSIFICAÇÕES DOS “MUNDIAIS”

PILOTOS – 1.º, Ott Tanak, 205 pontos; 2.º, Thierry Neuville, 172; 3.º, Sébastien Ogier, 165; 4.º, Kris Meeke, 80; 5.º, Andreas Mikkelsen, 79; 6.º, Elfyn Evans, 78; 7.º, Jari-Matti Latvala, 74; 8.º, Teemu Suninen, 70; 9.º, Dani Sordo, 62; 10.º, Esapekka Lappi, 62; 11.º, Sébastien Loeb, 39; 12.º, Kalle Rovampera, 16; 13.º, Benito Guerra e Gus Greensmith, 8; 15.º, Marco Bulacia Wilkinson e Craig Breen, 6; 17.º, Jan Kopecky, 5; 18.º, Yoann Bonato, Pontus Tidemand e Mads Ostberg, 4; 21.º, Stéphane Sarrazin, Ole Christian Veiby e Pierre-Louis Loubet, 2; 24.º, Adrien Fourmaux, Ricardo Triviño, Janne Tuohino, Pedro Heller, Emil Bergkvist, Nikolay Gryazin, Takamoto Katsuta, 1

MARCAS – 1.º, Hyundai Shell Mobis WRT, 289 pontos; 2.º, Toyota Gazoo Racing WRT, 281; 3.º, Citroen Total WRT, 216; 4.º, M-Sport Ford WRT, 168

Próxima prova – Rally Turkey, de 12 a 15 de Setembro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: