Toyota lança o novo Yaris com “vida” urbana

Nova motorização electrificada com o sistema híbrido de quarta geração com uma potência combinada de 116 cv, economia de combustível de apenas 3,8 L/100 km e emissões de 87 g/Km CO2 (em ciclo WLTP). Modelo foi projectado e desenvolvido para clientes europeus e produzido em Valenciennes, França.

(auto.look2010@gmail.com)

Nesta sua 4.ª geração, o novo Toyota Yaris foi concebido para ir ao encontro dos crescentes desafios da actual vida urbana, mas também apresenta prazer de condução em estrada ou auto-estrada. O novo Yaris foi projectado para ser ágil em estradas urbanas estreitas e com trânsito, reflectido nas suas proporções compactas e reduzido diâmetro de viragem que é líder no segmento.

O novo modelo do segmento B oferece ao mesmo tempo um interior espaçoso, confortável e de alta qualidade com equipamentos que atendem a todas as necessidades actuais e prioridades do cliente em relação à conectividade e acesso contínuo a informações importantes.

A chave para a Toyota cumprir as suas ambições para o novo Yaris é a estreia da filosofia Toyota New Global Architecture (TNGA) no segmento B, introduzindo a plataforma modular GA-B que será a base de uma série de novos modelos compactos. A plataforma GA-B é central para o superior desempenho dinâmico do Yaris, oferecendo um centro de gravidade mais baixo e uma rigidez torsional muito maior. Também permitiu que os engenheiros criassem um automóvel mais distinto e de aparência atlética, com uma identidade atraente e única.

O novo modelo usa a evolução mais recente da motorização electrificada com o sistema full-hybrid de quarta geração da Toyota, proporcionando ao Yaris uma melhor economia de combustível, emissões mais baixas e uma capacidade muito superior de circular somente com energia eléctrica, a velocidades mais elevadas e maiores distâncias.

Em viagens urbanas, o novo Yaris pode circular uma quantidade significativa do tempo em zero emissões, como um veículo 100% eléctrico, mas sem preocupações com a recarga. Alguns estudos recentes revelam que em cidade poderá circular até 80% do tempo em modo eléctrico.

Reforçando a sua reputação como líder do segmento em segurança, o Toyota Yaris eleva novamente a fasquia. Fiel ao compromisso da Toyota em democratizar a segurança, a nova geração Yaris conta de série com uma gama maior de sistemas activos do Toyota Safety Sense, incluindo Sistemas Avançados de Assistência ao condutor (ADAS – Advanced Driver Assistance Systems) como o Assistência de Condução Inteligente (LTA), Cruise Control Adaptativo (ACC), Reconhecimento de Sinais de Trânsito (RSA) e Sistema de Pré-Colisão (PCS).

A funcionalidade do sistema de pré-colisão foi aumentada para que possa detectar peões de dia e noite e ciclistas durante o dia. A nova geração Yaris também oferece assistência de intersecção na mudança de direcção e assistência de intersecção na aproximação de peões, sistema que reconhece os riscos de colisão com tráfego e peões ao fazer uma curva num cruzamento.

A nova Geração Yaris é ainda o primeiro Toyota a ser equipado com airbag centrais. Isto ajuda a evitar que o condutor e o passageiro choquem um no outro em caso de um impacto lateral. Com estes equipamentos e o benefício do aumento significativo da rigidez da carroçaria da plataforma GA-B, a Toyota tem como objectivo que a nova geração Yaris seja o automóvel compacto mais seguro do mundo.

DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO

Yasunori Suezawa é o engenheiro-chefe da nova geração Yaris e tem uma visão clara do que o Yaris precisa de oferecer num momento de mudanças radicais na indústria automóvel.

«Reconsideramos os valores exigidos de um veículo compacto à medida que avançamos para a próxima geração. O essencial é economia de combustível, segurança, espaço, versatilidade e desempenho. Mas também devemos oferecer uma condução agradável a todos os clientes – uma qualidade que expressamos no novo mote do Yaris que é “pronto para ir” (ready-to-go)», refere Yasunori Suezawa.

O programa de desenvolvimento reuniu pessoas de diferentes divisões de planeamento, design, engenharia de produção da Toyota num grupo que ficou conhecido internamente como “The Compact Car Company” (A empresa do carro compacto). O seu objectivo era criar “automóveis cada vez melhores” e um novo Yaris mais emocionante, alicerçado nas oportunidades oferecidas pela nova plataforma GA-B e a motorização full-hybrid de quarta geração.

HERANÇA YARIS

O Toyota Yaris tem uma impressionante herança, como inovador no segmento B. O modelo de primeira geração, lançado em 1999, foi o primeiro modelo da Toyota galardoado como o Carro Europeu do Ano, e foi distinguido pelo seu carácter “Big-small” (grande-pequeno), com o seu interior notavelmente espaçoso.

A Yaris de segunda geração foi o primeiro modelo do segmento B a obter a classificação cinco estrelas no programa de testes de segurança do EuroNCAP, enquanto a terceira geração introduziu, pela primeira vez, o sistema híbrido no segmento de carros compactos (segmento B) e fez avanços adicionais em segurança com o fornecimento de série de sistemas avançados de assistência ao condutor – Toyota Safety Sense.

YARIS E O MERCADO EUROPEU

Em 20 anos, o Yaris tornou-se o modelo mais importante da Toyota na Europa, aumentando constantemente o seu volume de vendas e a sua quota no mercado. Com vendas de mais de 4 milhões de unidades, das quais 500 mil contam com a motorização full-hybrid (introduzida com a 3.ª geração em 2012).

Em 2019, registou cerca de 224.000 vendas e ocupou 7,6% do mercado do segmento B, tornando-se o modelo mais vendido da Toyota no velho continente, responsável por mais de 22% de vendas de automóveis novos.

A Toyota prevê que o segmento B continuará a ser uma parte significativa do mercado na Europa nos próximos anos e que o Yaris continuará a ser um de seus principais modelos, respondendo às exigências do mercado por automóveis com superior economia de combustível e emissões mais baixas, para cumprir regulamentos ambientais cada vez mais rigorosos.

A nova geração Yaris também responde às mudanças de prioridades dos clientes europeus para carros compactos, com questões racionais como custo, versatilidade, segurança e qualidade, sendo incorporadas considerações mais emocionais, incluindo estilo atraente e desportivo, imagem jovem e desempenho divertido.

PRODUÇÃO EUROPEIA

O novo Yaris é produzido na fábrica de Onnaing em França perto de Valenciennes (Toyota Motor Manufacturing France), onde foram investidos 300 milhões de euros para permitir a produção de veículos TNGA. O motor Hybrid Dynamic Force de 1,5 litros e a transmissão são fabricados também na Europa, neste caso particular na Polónia (Toyota Motor Manufacturing Poland).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: