Toyota incrementa pilha de combustível ao Energy Observer

O sistema Toyota a pilha de combustível foi projectado para ser uma solução modular para o Energy Observer – a primeira embarcação a hidrogénio que está a dar a volta ao mundo –, mas também pode ser aplicada a camiões, autocarros, para uso marítimo e estacionário.

(auto.look2010@gmail.com)

A Toyota desenvolve e entrega sistema a pilha de combustível (Fuel Cell), especialmente projectado para o Energy Observer – a primeira embarcação a hidrogénio que está a dar a volta ao mundo. Para além da parceria de sucesso, desde 2017, a Toyota aumenta o apoio à viagem de circum-navegação do Energy Observer , através de uma aplicação marítima da sua pilha de combustível a hidrogénio.

O sistema Toyota a pilha de combustível foi projectado para ser uma solução modular que também pode ser aplicada a camiões, autocarros, para uso marítimo e estacionário. Tal como na viagem de circum-navegação liderada por Fernão de Magalhães, iniciada em 1519, esta viagem é uma odisseia.

A Toyota está envolvida no projecto Energy Observer, desde o início, porque o hidrogénio está no cerne do projecto. Iniciada em 2017, a viagem de seis anos da equipa do Energy Observer é única. A embarcação com energia autónoma, movida pela propulsão eléctrica do futuro, utiliza um conjunto de energias renováveis e um sistema abordo que produz hidrogénio, livre de carbono, a partir de água do mar.

De acordo com o Desafio Ambiental da Toyota 2050, o Energy Observer demonstra e divulga soluções que promovem uma transição ecológica e energética, apoiando as redes de energia de amanhã para torná-las eficientes e aplicáveis em larga escala. Considerado o primeiro “embaixador” francês dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Energy Observer procura soluções inovadoras para o meio ambiente, para projectar o futuro e provar que é possível criarmos um mundo mais limpo.

Depois de ter passado por vários locais, incluindo Lisboa, a 30 de Setembro de 2018, para a próxima fase da jornada, o Energy Observer e a Toyota trabalharam em conjunto para introduzir a principal tecnologia a pilha de combustível da Toyota no barco.

O Toyota Technical Center Europe desenvolveu o sistema a pilha de combustível especificamente para a embarcação, usando componentes introduzidos pela primeira vez no Toyota Mirai e adaptando um módulo compacto adequado para aplicações marítimas. A pilha de combustível irá fornecer mais potência e eficiência, mas também elevada fiabilidade para atravessar este ano o Oceano Atlântico e Pacífico.

A equipa de I&D na Europa, conseguiu em 7 meses o projecto e a produção de componentes, seguida da construção e instalação do compacto módulo de pilha de combustível. Este é um exemplo do sucesso a adaptabilidade da tecnologia de pilha de combustível da Toyota numa variedade de aplicações.

No final do ano passado, o módulo de pilha de combustível foi testado no barco no estaleiro. Neste momento, o ensaio final de potência total está a ser realizado em alto mar para que em meados de Fevereiro, o Energy Observer, possa partir para a próxima fase da sua viagem de 2020.

«Estamos muito orgulhosos por embarcar o sistema de pilha de combustível Toyota na nossa odisseia pelos oceanos e testá-lo nas condições mais adversas. Após três anos e quase 20.000 milhas náuticas de desenvolvimento, o sistema de fornecimento e armazenamento de energia do Energy Observer é agora muito fiável. Aguardamos ansiosamente a próxima fase do projeto: Disponibilizar um sistema fiável e acessível para a comunidade marítima. Acreditamos que o sistema de pilha de combustível Toyota é o componente perfeito, produzido industrialmente, eficiente e seguro. Como embaixador do ODS, a nossa missão é promover soluções de energia limpa e partilhar com a Toyota a mesma visão de uma sociedade de hidrogénio», comentou Victorien Erussard, fundador e capitão do Energy Observer.

O Sistema de pilha de combustível da Toyota já provou os seus benefícios durante muitos anos no Mirai, mas mais recentemente também em outras aplicações, como autocarros e camiões. Usá-lo para o transporte marítimo é mais um passo para o desenvolvimento da sociedade do hidrogénio. A Toyota acredita que o hidrogénio é o catalisador da descarbonização de energia e a aceitação da tecnologia pode acelerar com a solução modular do “Toyota Fuel Cell System”, que pode ser considerada para diversas aplicações.

«Estamos satisfeitos por poder demonstrar ainda mais a versatilidade do Sistema de pilha de combustível Toyota. A nossa equipa Europeia de I&D trabalhou arduamente com a equipa do Energy Observer para criar e instalar este módulo eléctrico no barco existente. Este projecto mostra que a tecnologia de pilha de combustível a hidrogénio pode ser usada em qualquer ambiente e pode ser utilizado em muitas aplicações de negócio diferentes. É sempre inspirador trabalhar com pessoas que buscam objectivos comuns e este projecto apoia ainda mais a nossa visão para uma sociedade baseada no hidrogénio», referiu Johan van Zyl, presidente e CEO da Toyota Motor Europe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: