Toyota Highlander: novo SUV híbrido com 7 lugares

O novo SUV electrificado com tracção às quatro rodas, complementa a ampla gama SUV da Toyota na Europa. Espaçoso, versátil, com uma lotação de 7 lugares, apresenta uma bagageira de 658 litros. Em Portugal, à semelhança do RAV4 e Prius, toda a gama Highlander será electrificada com a tecnologia híbrida da Toyota.

(auto.look2010@gmail.com)

O maior SUV híbrido da Toyota, o Highlander, será vendido na Europa Ocidental pela primeira vez em 2021. Disponível exclusivamente com motorização electrificada com a tecnologia híbrida, o Highlander é a mais recente revelação europeia da gama SUV da Toyota. Este novo modelo irá colocar-se no topo da gama SUV da marca, acima do RAV4 (de segmento D), do C-HR (do segmento C) e, em breve, do Yaris Cross (do segmento B).

O Highlander Hybrid é fruto de 23 anos de liderança na electrificação de automóveis e 15 milhões de modelos vendidos com a tecnologia “full-hybrid” da Toyota. O Highlander Hybrid combina a lendária Qualidade Durabilidade e Fiabilidade (QDF) da Toyota, com a vasta experiência no mercado SUV.

Assente na plataforma global GA-K da Toyota, o Highlander alia todos os atributos de conforto, dinâmica e segurança dos SUV da Toyota, com a eficiência de combustível e baixas emissões da motorização híbrida. Adiciona ainda, um sistema de tração às quatro rodas inteligente, imenso espaço e capacidade de reboque até 2 toneladas.

DESIGN E INTERIOR

Com 4950 mm de comprimento, jantes em liga leve até 20 polegadas (disponível também com jantes de 18 polegadas), o Highlander Hybrid combina o estilo e dinâmica de um SUV urbano premium com a robustez, potência e durabilidade de um todo-o-terreno versátil.

A bordo, o interior foi projectado para oferecer toda a versatilidade e espaço esperado de um SUV de 7 lugares, criando um ambiente premium e confortável para todos os ocupantes. O banco da segunda fila do Highlander apresenta uma calha deslizante de 180 mm que garante espaço na terceira fila para dois adultos, assim como, fácil acesso aos lugares traseiros.

A abertura da bagageira é facilitando pela abertura eléctrica, permitindo o acesso aos 658 litros da bagageira que apresenta um espaço adicional sob o piso. Ao rebater os bancos da 2ª e 3ª fila a capacidade é elevada até 1.909 litros.

O Highlander Hybrid está disponível em várias opções de cores exteriores, já no interior possui vários compartimentos para arrumação de objetos, bem como, entradas USB para os passageiros da primeira e segunda fila.

O nível mais elevado de equipamento, designado Premium, inclui um ecrã táctil multimédia na consola central de 12,3 polegadas, head-up display, Apple CarPlay e Android Auto, carregamento de smartphone sem fios, ventilação dos bancos dianteiros e um espelho retrovisor digital “smart view” que exibe a imagem de uma câmara traseira, sem a obstrução dos encostos de cabeça dos bancos ou outros ocupantes.

DINÂMICA

A motorização electrificada “Full-hybrid” de quarta geração do Highlander, conta com um motor a gasolina de 2,5 litros em ciclo de Atkinson e motores eléctricos na dianteira e traseira. O motor eléctrico traseiro que equipa o SUV da Toyota alimenta o sistema AWD-i (tracção às quatro rodas inteligente). Estes motores elétricos são alimentados por uma poderosa bateria de hidretos metálicos de níquel localizada sob a segunda fila de bancos.

A potência total do sistema é de 243 cv(*), emissões de CO2 de apenas 152 g / km(*) e 6,7 l / 100km(*), em ciclo WLTP, o que neste segmento representa um bom equilíbrio entre potência e emissões de CO2. Existem vários modos de condução ECO, NORMAL, SPORT e TRAIL. Os quatro modos podem ser usados com o veículo em modo eléctrico. Existindo ainda um botão para forçar o modo EV.

O uso de um pára-brisas e vidros dianteiros acústicos, bem como, a adopção de silenciadores de teto, painéis, piso e isolamento das cavas das rodas, permitem uma redução notável de ruído e um habitáculo silencioso, que reforça as características da condução do sistema híbrido.

A plataforma GA-K do Highlander é complementada por uma carroçaria leve, com elevada rigidez e baixo centro de gravidade, proporcionando ao novo SUV uma condução ágil e confortável em todo tipo de estrada.

SEGURANÇA

O novo Highlander Hybrid equipa de série o mais recente conjunto de sistemas de segurança ativa – “Toyota Safety Sense”, sistemas esses que foram pensados para ajudar a prevenir ou mitigar acidentes numa ampla gama de situações.

O Toyota Safety Sense do Highlander inclui sistema de pré-colisão (PCS) com assistência de emergência na direcção, com detecção diurna e nocturna de peões e detecção diurna de ciclistas, Cruise Control adaptativo (ACC), com reconhecimento de sinais de trânsito (RSA), Assistência de condução inteligente (LTA), Alerta de saída de faixa (LDA), Luzes de máximos com controlo automático (AHB) e reconhecimento de sinais de trânsito (RSA).

O Toyota Highlander Hybrid tem lançamento previsto em Portugal durante o primeiro trimestre de 2021.

(*) – Valores provisórios, ainda sem homologação final.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *