Toyota GR Yaris arrojado com 261 CV

 O segundo produto da marca japonesa aproveita os ensinamentos da sua equipa de rali, a Gazoo Racing (GR) para deslumbrar. Uma viatura de competição que transporta a sabedoria da Gazoo Racing para a estrada, a qual cria veículos desportivos e divertidos. A potência do GR Yaris é de 261 CV e o binário de 360 Nm.

(auto.look2010@gmail.com)

Depois da passagem por Portugal para afinar o GR Yaris ainda numa versão camuflada, a Toyota desvenda agora as primeiras imagens e os dados oficias do modelo que promete muita diversão ao volante. Aquele que é o segundo modelo desenvolvido pela Toyota Gazoo Racing conta com muita tecnologia utilizada no Yaris WRC do Mundial de Ralis.

Para a Toyota Gazoo Racing, o trabalho orientou-se no sentido de reduzir peso e aumentar performance, a facilidade de condução e o sistema de tracção integral deste modelo. Já se sabe que o carro tem um motor de 1.6 litros com três cilindros, sobrealimentado, injecção directa e com muita tecnologia vinda da competição.

A potência é de 261 CV e o binário de 360 Nm. Com o fim de homologar o carro do WRC, a carroçaria terá muitas peças em carbono reforçado com plástico (tejadilho), e em alumínio (capot, tampa da mala, painéis das portas). A caixa é uma unidade manual de seis velocidades.

O desempenho é apoiado por um novo sistema de tracção às quatro rodas GR-FOUR, que para além de ser simples e leve, foi projectado para optimizar a potência de cada roda. A distribuição do binário entre os eixos dianteiro e traseiro é controlada por um acoplamento de alta resposta. Como opção no Circuit Pack (detalhes abaixo), dois diferenciais de deslizamento limitado Torsen estão responsáveis pela divisão de potência entre as rodas esquerda e direita para fornecer um controlo natural e directo durante a condução.

O condutor pode regular o desempenho da tracção às quatro rodas para se adequar às suas preferências ou à situação de condução usando um selector de modo de tracção às quatro rodas.

No modo normal, a distribuição básica de binário dianteiro/traseiro é 60:40; no modo Sport, a balança muda para trás, com distribuição 30:70 para obter uma condução divertida em estradas e circuitos sinuosos; e no modo Track, a configuração base é 50:50 para uma condução rápida e competitiva em circuitos ou troços especiais. Em cada modo, o equilíbrio de binário será ajustado automaticamente à solicitação do condutor, comportamento do veículo e condições da estrada ou pista.

Os clientes que procuram uma condução ainda mais desportiva podem optar pelo GR Yaris com o opcional Circuit Pack. Este nível de equipamento adiciona um diferencial Torsen no eixo dianteiro e traseiro, suspensão com desempenho superior e jantes de liga leve de 18 polegadas forjadas com pneus Michelin Pilot Sport 4s 225 / 40R18.

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