Toyota arrancou com produção do GR Yaris

Produção do muito aguardado GR Yaris teve início no Japão no final do mês passado. O novo desportivo é produzido na fábrica de Motomachi, onde nasceu o já lendário Lexus LFA. As primeiras entregas a clientes europeus estão previstas para o final do ano.

(auto.look2010@gmail.com)

A 26 de Agosto de 2020 saiu da linha de produção a primeira unidade de produção em série do GR Yaris. A linha de produção da fábrica de Motomachi em Toyota City, no Japão, é totalmente nova, e foi projectada para as necessidades específicas de produção do novo desportivo.

De acordo com a filosofia Kaizen da marca nipónica, o regresso da Toyota à produção no Japão de carros desportivos criou a oportunidade para os engenheiros melhorarem os processos de produção que são específicos do GR Yaris. Adicionalmente, a Toyota Gazoo Racing (TGR) aproveitou a oportunidade para criar o que designa de “fábrica GR”, uma instalação dedicada à produção de carros desportivos GR.

A fábrica compreende várias células de montagem distintas, conectadas por veículos guiados automaticamente (AGVs) e inclui novas linhas de montagem. Estes processos permitiram a produção de carroçarias com elevada rigidez – essenciais para carros desportivos – e garantem uma montagem com superior precisão – ambas difíceis de alcançar em linhas de produção em série com grande volume.

Fiel à sua convicção de desenvolvimento de pessoas, a Toyota GazooRacing reuniu nesta fábrica técnicos altamente qualificados de toda a Toyota. Conhecidos como “Takumi”, estes experientes membros da equipa são bem conhecidos pelas suas habilidades excepcionais de perícia artesanal e busca incessante pela perfeição. Esta nova fábrica da TGR também é usada para o treino técnico e de qualidade de colaboradores noutras fábricas de produção da Toyota.

Nascido do WRC, o GR Yaris é um desportivo único com uma carroçaria específica de três portas, uma plataforma dedicada e emprega alumínio em várias zonas da carroçaria para baixar o centro de gravidade e o peso (apresentando apenas 1.280 kg). Alimentado por um novo e leve motor Turbo de 1,6 litros, com 261cv*, acelera de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos* e atinge uma velocidade máxima de 230km/h*.

Após o bem-sucedido lançamento de reservas online em Portugal em Julho de 2020, as primeiras entregas estão previstas para final de 2020 / início de 2021.

* Dados provisórios, sujeitos a homologação final

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: