Toyota apresenta hípercarro electrificado

A Toyota Gazoo Racing inicia uma nova era nas corridas de resistência com o lançamento de seu novo hípercarro eletrificado para Le Mans GR010 HYBRID, que irá competir no WEC (World Endurance Championship) no Campeonato Mundial de Resistência de 2021 da FIA.

(auto.look2010@gmail.com)

Os campeões mundiais em título e vencedores por três vezes das 24 Horas de Le Mans vão defender esses títulos usando uma versão de corrida do próximo hípercarro de estrada, com tecnologia desenvolvida no TS050 HYBRID e em destaque pela nova marca Racing Hybrid.

O GR010 HYBRID é um protótipo desenvolvido ao longo dos últimos 18 meses e fruto da parceria entre os engenheiros da sede da equipa em Colónia, na Alemanha, e especialistas na motorização híbrida do centro de tecnologias de electrificação de Higashi-Fuji, no Japão.

O GR010 HYBRID incorpora uma poderosa motorização híbrida de competição com tracção às quatro rodas, com motor biturbo V6 de 3,5 litros, que debita 680 cv ao eixo traseiro, combinado com um motor gerador de 272 cv, desenvolvido pela AISIN AW e DENSO, no eixo dianteiro.

A potência total combinada é limitada a 500kW (680 CV), o que significa que a eletrónica sofisticada do GR010 HYBRID reduz a potência do motor de acordo com a quantidade de aceleração híbrida que é debitada.

Actualmente em desenvolvimento, o novo protótipo de corrida impressiona pelas proporções e reflete a aparência de sua inspiração, o hípercarro GR Super Sport que fez a sua estreia durante uma demonstração de devolução do troféu cerimonial nas 24 Horas de Le Mans 2020. Para marcar esta nova era para o Toyota Gazoo Racing, uma nova pintura inclui as letras GR para indicar a forte ligação entre os carros de corrida e de estrada.

A Toyota Gazoo Racing entra em sua nona temporada no WEC com a mesma formação de pilotos que trouxe de Le Mans e a glória do Campeonato Mundial à equipa na campanha de 2019-2020. Os recém-coroados campeões mundiais Mike Conway, Kamui Kobayashi e José María López vão conduzir o GR010 HYBRID #7 enquanto Sébastien Buemi, Kazuki Nakajima e Brendon Hartley vão correr com o carro #8. Nyck de Vries continua em seu papel de piloto de teste e reserva.

Todos já iniciaram um intenso programa de desenvolvimento do GR010 HYBRID, com dois testes de três dias já concluídos à medida que a equipa se adapta aos novos regulamentos que são uma mudança significativa em termos de desempenho e filosofia.

Como parte de uma iniciativa de redução de custos incorporada nos regulamentos, o novo GR010 HYBRID é 162 kg mais pesado e com 32% menos potência do que seu antecessor TS050 HYBRID, com tempos mais lentos por volta em Le Mans esperados de cerca de 10 segundos. Conta também com maiores dimensões; é 250 mm mais comprido, 100 mm mais largo e 100 mm mais alto.

Pela primeira vez desde o início de seu projeto WEC, a Toyota Gazoo Racing irá participar sem uma unidade motor/gerador traseira (MGU), com o único MGU permitido fica localizado no eixo dianteiro. Isto significa que um motor de arranque teve que ser instalado no GR010 HYBRID bem como, travões traseiros totalmente hidráulicos.

O GR010 HYBRID apresenta uma aerodinâmica de última geração, optimizada para eficiência e desenvolvida usando um poderoso software de Dinâmica de Fluídos Computacional e testes em túnel de vento. Os novos regulamentos técnicos permitem apenas um único conjunto de carroçaria homologado, com apenas um dispositivo aerodinâmico ajustável.

O GR010 HYBRID irá, portanto, competir com a mesma especificação em circuitos de apoio baixo e alto (downforce), com uma asa traseira ajustável que modifica as características aerodinâmicas.

Pela primeira vez, a classe superior do WEC e Le Mans apresentará um equilíbrio de desempenho, o que significa que os organizadores irão modificar o desempenho de cada carro a cada corrida, regulando o uso de energia e peso, visando o potencial de desempenho idêntico de cada hípercarro de Le Mans.

Prevê-se muita competição entre a Toyota Gazoo Racing e suas concorrentes de hípercarros: Scuderia Cameron Glickenhaus e ByKolles Racing, bem como a Alpine, que irá também alinhar com o seu carro LMP1.

As batalhas serão travadas em seis corridas em três continentes, começando com as 1000 milhas de Sebring a 19 de Março, antes das 6 Horas de Spa-Francorchamps (1 de maio) e o destaque da temporada, as 24 Horas de Le Mans nos dias 12 e 13 de Junho.

A primeira corrida de resistência do Campeonato Mundial em Monza desde 1992 acontece a 18 de Julho, antes das viagens para Fuji Speedway (26 de Setembro) e Bahrein (20 de Novembro), sendo todas competições de seis horas.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS GR010 HYBRID

Carroçaria                                  Compósito de fibra de carbono

Transmissão                              Transversal com 7 velocidades sequenciais

Eixo motriz                                 Tipo “tripod plunge-joint” de velocidade constante

Embraiagem                              Multi-disco

Diferencial                                 Mecânico

Suspensão                                 Independente à frente e “double wishbone” traseiro

Molas                                         Barra de torção

Barras estabilizadores             Frente e Atrás

Direcção                                     Assistida hidraulicamente

Travões                                       Liga monobloco Akebono com discos ventilados em carbono

Jantes                                          RAYS em liga de magnésio, 13 x 18 polegadas

Pneus                                          Michelin radial (31/71-18)

Comprimento                            4900 mm

Largura                                        2000 mm

Altura                                          1150 mm

Peso                                            1040kg

Capacidade de combustível    90 litros

Motor                                          V6 bi-Turbo com injecção directa

Válvulas                                      4 cilindros

Capacidade do motor              3.5 Litros

Combustível                              Gasolina

Potência do motor                   500 kW / 680cv

Potência híbrida                       200 kW / 272cv

Bateria                                        Toyota de iões de lítio de alta potência

Motor/Inversor frontal           AISIN AW/DENSO

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