Toyota amplia investimento nos veículos eléctricos

A Toyota pretende aumentar o seu investimento no sector das baterias para dois biliões de ienes (cerca de 15,6 mil milhões de euros), um aumento de 33% face ao previsto anteriormente. A marca quer vender 3,5 milhões de veículos eléctricos por ano até 2030.

(auto.look2010@gmail.com)

A fabricante japonesa de automóveis Toyota Motor reviu em alta a sua previsão de vendas de veículos eléctricos, estabelecendo como objectivo a comercialização de 3,5 milhões por ano até 2030, quando espera ter 30 modelos em catálogo. O presidente da Toyota, Akio Toyoda, anunciou 16 novos modelos de veículos eléctricos para o mercado e um maior investimento no desenvolvimento de baterias, noticia a agência Efe.

A Toyota pretende aumentar o seu investimento no sector das baterias eléctricas para dois biliões de ienes (cerca de 15,6 mil milhões de euros), um aumento de 33% face ao previsto anteriormente. A gigante japonesa quer aproveitar o atual impulso da indústria para alcançar uma sociedade sem dióxido de carbono.

«Dependendo do país e da energia utilizada nos veículos, serão modelos redutores de carbono ou veículos sem carbono», disse o presidente do grupo. A Toyota quer comercializar 3,5 milhões destes veículos anualmente até 2030, contra os dois milhões anuais previstos inicialmente. Akio Toyoda espera que um milhão seja da marca topo de gama do grupo, a Lexus, que deverá ter um alinhamento totalmente eléctrico até lá.

«Este alvo será o nosso guia para fazer os preparativos necessários nas nossas linhas de produção», afirmou o chefe de tecnologia da empresa, Masahiko Maeda. Quanto às baterias, Maeda apontou que o volume de produção ainda está em estudo e que a intenção da marca é a «produção local para consumo local».

A Toyota pretende assegurar um fornecimento estável destes componentes, ainda que vá continuar a trabalhar com parceiros locais em certos mercados com base no desenvolvimento do mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *