Tiago Reis corre para o título do Norte ao Oeste

É já este fim-de-semana que vai para a estrada o próximo desafio do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno e o destino é a Baja Oeste de Portugal. Uma novidade absoluta no calendário desportivo nacional, ou seja, a quarta jornada da modalidade.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (auto.look2010@gmail.com)

Quinze dias depois do Alentejo, é a vez da região Oeste, o que sucede pela primeira vez, ser palco de uma prova pontuável para o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno.

Numa iniciativa que se louva, a Escuderia de Castelo Branco sai da sua zona de conforto, as Beiras, e desloca o centro nevrálgico da prova para Torres Vedras proporcionando aos participantes no campeonato novos desafios, uma vez que vão enfrentar novos traçados.

Vencedor de duas das três provas efectuadas (Baja TT Montes Alentejanos e Baja TT Capital dos Vinhos de Portugal), Tiago Reis (Toyota Hilux) chega a Torres Vedras no comando do campeonato. São 28 os pontos de avanço sobre André Amaral (Ford Ranger), e pode resolver de vez a questão do título, recuperando um ceptro que foi seu em 2019 e perdido o ano passado para Miguel Barbosa.

Sem nada a perder, depois de três abandonos nas provas efectuadas, João Ramos (Toyota Hilux) é sério candidato à vitória, caso consiga concretizar em resultado a sua rapidez, com o espanhol Luis Recuenco (Mini JCW Rally) a ser candidato a um dos lugares do pódio, tal como sucede com Alejandro Martins (Mini JCW Rally).

Nuno Matos, ao volante do FIAT Fullback Proto, alinha na Baja Oeste de Portugal, evento que o piloto, acompanhado por Joel Lutas, faz questão de saudar, dando os «s parabéns à Escuderia Castelo Branco por, mais uma vez, inovar e levar o campeonato o novas regiões».

Para o piloto portalegrense, «é uma iniciativa muito importante para a modalidade, tanto na componente desportiva, porque coloca novos desafios a todos os concorrentes, o que é sempre estimulante, mas também por levar a modalidade a zonas que abrem a porta a novos públicos».

O piloto, campeão nacional de 2016, deixa ainda uma palavra de agradecimento: «Obrigado aos nossos patrocinadores por todo o apoio e confiança em mais um desafio. Este é um ano de celebração pelos 25 anos de carreira e é um orgulho poder correr com as vossas cores».

Por seu turno, e num evento que percorre as regiões de Torres Vedras, Alenquer, Bombarral, Cadaval e Sobral de Monte Agraço, o piloto Edgar Condenso não tem dúvida de que «é muitíssimo bom para a modalidade o surgimento de novas provas e, neste caso, com a particularidade da proximidade de Lisboa». «É uma excelente forma de promover o campeonato e, naturalmente, os pilotos e equipas que lhe dão corpo», acrescenta.

Uma baja disputada numa localização geográfica de grande importância para o Team Consilcar, Edgar Condenso, navegado por António Serrão, sustentou que «vai ser um fim-de-semana de festa, no qual teremos a oportunidade de contar com a presença dos nossos patrocinadores e de todos os que acompanham o percurso da Consilcar há já vários anos».

A prova organizada pela Escuderia de Castelo Bracno, centrada em Torres Vedras, começa no sábado, com um Prólogo – Forte de Alqueidão (7,25 km – 12h20), que definirá a ordem de partida para o 1.º SS – Ordasqueira/Outeiro da Cabeça (152,01 km – 14h35), e termina no domingo, com o 2.º SS – Camarnal/Outeiro da Cabeça (132,87 km – 11h05).

CLASSIFICAÇÕES DO CPTT

PILOTOS – 1.º Tiago Reis, 74 pontos; 2.º André Amaral 46; 3.º Luis Recuenco, 40; 4.º Edgar Condenso, 28; 5.º Alexandre Ré, 27; 6.º Alejandro Martins, 21; 7.º César Sequeira, 18; 8.º Nuno Madeira, 18; 9.º Pedro Dias da Silva, 17; 10.º Hélder Oliveira, 15. Estão classificados mais 21 pilotos

NAVEGADORES – 1.º Valter Cardoso, 76 pontos; 2.º Nelson Ramos, 49; 3.º Sergio Peinado, 47; 4.º Tânia Sequeira, 23; 5.º António Serrão, 22; 6.º José Manuel Marques, 21; 7.º Carlos Silva, 19; 8.º Filipe Serra, 18; 9.º José Pires, 17; 10.º Carlos Mendes, 15. Estão classificados mais 15 navegadores

EQUIPAS – 1.ª MMSport, 86 pontos; 2.ª PRK Sport Rally Team, 86; 3.ª Prolama, 57; 4.ª MRacing Portugal, 33; 5.ª JB Racing, 12.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *