Tiago Monteiro luta pelo título do WTCR FIA

Depois de seis meses de espera, Tiago Monteiro já está, finalmente, a acelerar no FIA WTCR que está a desenrolar-se no traçado belga de Zolder na Bélgica. Numa época mais curta e compacta que o habitual, a época desportiva não tira ao portuense a motivação para lutar pelo título que lhe foi “roubado” em 2017.

(auto.look2010@gmail.com)

Nos dois primeiros treinos livres para a Taça do Mundo de Carros de Turismo (WTCR), Tiago Monteiro quedou-se pelo 10.º lugar em ambos. Na primeira sessão, Néstor Girolami (ALL-INKL.COM Münnich Motorsport/Honda Civic Type R TCR) foi o mais rápido, relegando para a segunda posição Gilles Magnus (Comtoyou Racing Audi RS 3 LMS) por 0.104 segundos. Esteban Guerrieri (ALL-INKL.COM Münnich Motorsport Honda Civic Type R TCR) foi terceiro na frente de Nathanaël Berthon (Comtoyou DHL Team Audi Sport Audi RS 3 LMS) e Yvan Muller (Cyan Racing Lynk & Co 03 TCR). Tiago Monteiro (ALL-INKL.DE Münnich Motorsport Honda Civic Type R TCR) foi 10.º a 0.513s do mais rápido.

Já o segundo compromisso, o tempo mais rápido foi de Gilles Magnus (Comtoyou Racing Audi RS 3 LMS), com o tempo de 1m36.065s, com Nathanaël Berthon (Comtoyou DHL Team Audi Sport Audi RS 3 LMS) e Yvan Muller (Cyan Racing Lynk & Co 03 TCR) a cotarem-se o segundo e terceiro mais rápido, respectivamente.

O português Tiago Monteiro voltou a ficar em 10.º, a 0.531 segundos do tempo mais rápido, enquanto o campeão, Norbert Michelisz (BRC Hyundai N LUKOIL Squadra Corse Hyundai i30 TCR), foi apenas 18.º classificado.

Piloto oficial da Honda pelo nono ano consecutivo, Tiago Monteiro entrou em pista com uma nova estrutura, a ALL-INKL.DE Münnich Motorsport e mais três companheiros de equipa. Estes meses de espera serviram para preparar o início de temporada da melhor forma possível. Nos últimos meses o piloto português teve oportunidade de testar o Honda Civic Type R TCR, de analisar as informações recolhidas e de se adaptar aos novos pneus. Agora, parece estar tudo preparado para enfrentar as seis rondas que vão compor a temporada.

«Já demos início a uma época diferente de todas as outras. Disputo este campeonato desde 2007 e esta temporada será única em todos os aspectos. Uma realidade muito distinta mas a ambição habitual: vencer».

Depois do trágico acidente que lhe roubou o título em 2017, Tiago Monteiro define os objectivos de forma bem clara: «Vou lutar pelo título com todas as forças este ano. 2020 não pode ser apenas um ano diferente, tem de ser um ano especial e a justificação de todo o trabalho, esforço e dedicação que me fizeram superar todas as adversidades e voltar às pistas».

Todo o trabalho desenvolvido nos últimos meses dão a confiança necessária para esta primeira jornada: «Trabalhámos muito. Claro que podíamos ter testado mais, há sempre espaço para mais. Mas o que fizemos foi bem feito e isso dá-me segurança para acreditar no sucesso da nossa equipa. Claro que os nossos adversários não estiveram parados e todos estamos com muita vontade de arrancar e de sermos bem sucedidos desde o primeiro confronto. Não haverão facilidades nem certezas mas que vou entrar para lutar pelo título, isso vou», continuou Tiago Monteiro.

Zolder é um circuito que Tiago gosta particularmente e onde já foi feliz: «É uma pista que me tem sido favorável sempre que lá competi. Gosto especialmente, pois parece Spa-Francorchamps em ponto mais pequeno. E todos sabem como gosto das características de Spa. Está tudo reunido para termos um bom campeonato mesmo com todas as medidas restritivas devido à Covid-19 mas sobretudo muita competição. Não imaginam as saudades que tinha desta adrenalina pré-competição», concluiu o piloto português.

O FIA WTCR será composto por seis jornadas num total de 16 corridas (duas corridas nas primeiras duas jornadas e três nas restantes) entre o mês de Setembro e Novembro, a primeira a começar este fim-de-semana e a última a ter lugar em Itália a 14 e 15 de Novembro.

Para este fim-de-semana, o programa de competição já teve início com duas sessões de treinos livres (uma ontem – sexta-feira – e outra hoje de manhã), estando a qualificação agendada logo à tarde e as duas corridas para amanhã, domingo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: