Thierry Neuville perto da vitória na Catalunha

O belga do Hyundai i20 WRC subiu à liderança do Rali da Catalunha e parte para o último dia da 14.ª prova do Mundial com 21,5 segundos de vantagem sobre o espanhol Dani Sordo (Hyundai i20).

PEDRO RORIZ (auto.lokk2010@gmail.com)

Comandante do final do dia de sexta-feira, ao tirar partido da posição de partida e do facto das especiais decorrerem em piso de terra, o francês Sébastien Loeb (Hyundai i20 Coupé WRC) perdeu o comando, logo que o piso das provas de classificação mudou para asfalto, com o belga Thierry Neuville (Hyundai i20 Coupé WRC) a assumir o comando, logo na primeira classificativa do dia e a mantê-lo até ao final.

A “correr em casa”, o espanhol Dani Sordo (Hyundai i20 Coupé WRC) serve de “guarda costas” ao belga, com o estónio Ott Tanak (Toyota Yaris WRC) a conseguir chegar o terceiro lugar, posição que pode valer a conquista antecipada do título, se o belga tiver problemas.

À entrada para os derradeiros 74,14 km selectivos, a correr este domingo, Ott Tanak dispõe de 0,6 segundos de avanço sobre o francês Sébastien Loeb que, no derradeiro dia da competição, tudo fará para chegar ao pódio e aumentar as hipóteses de Thierry Neuville poder conquistar o título na Austrália.

Problemas com direcção assistida, logo na segunda especial da prova, depois de ter sido o mais rápido na classificativa de abertura, numa demonstração de querer poder discutir o título até ao fim, atrasaram de forma significativa o francês Sébastien Ogier (Citroen C3 WRC), apenas oitavo, e que com esta classificação perde, de vez, as hipóteses de revalidar o título.

O atraso do francês faz com que a hipótese do norueguês Mads Ostberg (Citroen C3 R5), que comanda entre os RC2, com 3,0” de vantagem sobre o francês Eric Camilli (Citroen C3 R5), alinhar na derradeira corrida do ano, ao volante de um WRC, na tentativa de “roubar” pontos aos adversários do francês que ostenta o título de campeão do mundo.

CLASSIFICAÇÃO APÓS 13 ESPECIAIS – 1.º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai i20 Coupé WRC), 2.25’15,8”; 2.º Dani Sordo/Carlos del Barrio (Hyundai i20 Coupé WRC), a 21,5; 3.º Ott Tanak/Martin Jarveoja (Toyota Yaris WRC),a 24,6”; 4.º Sébastien Loeb/Daniel Elena (Hyundai i20 Coupé WRC), a 25,2”;5.º Jari-Matti Latvala/Mikka Antilla (Toyota Yaris WRC),a 46,8”; 6.º Elfyn Evans/Scott Martin (Ford Fiesta WRC),a 1’09,2”; 7.º Teemu Suninen/Jarmo Lehtinen (Ford Fiesta WRC), a 1’24,5”; 8.º Sébastien Ogiel/Julien Ingrassia (Citroen C3 WRC), a 4’09,9”; 9.º Mads Ostberg/Torstein Eriksen (Citroen C3 R5), 6’35,2” (1.º RC2); 10.º Eric Camilli/Benjamin Veillas (Citroen C3 R5),  6’38,2”.

Partilhe

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificação