Thierry Neuville comanda o Rali da Suécia
Destaque ainda para o oitavo lugar do finlandês Marcus Gronholm (Toyota Yaris WRC), que não competia no mundial desde 2007.
(auto.look2010@gmail.com)

O belga Thierry Neuville, em Hyundai i20 Coupe WRC, é o primeiro líder do Rali da Suécia, segunda prova do campeonato do mundo, depois de vencer esta quinta-feira a super-especial de abertura, em Karlstad. Thierry Neuville gastou 1m34,9s a percorrer os 1.900 metros do traçado, batendo o francês Sébastien Ogier (Citroën C3 WRC) por 0,8 segundos. Os dois rivais enfrentaram-se num duelo individual, pois a organização colocou dois concorrentes de cada vez em pista e foram os mais rápidos. O norueguês Andreas Mikkelsen (Hyundai i20 Coupe WRC) fechou os lugares do pódio a 1,1 segundos de Neuville, que enfrentou fantasmas antigos. Há dois anos, neste mesmo troço, deu um toque que lhe custou a vitória.
«Sabemos o que é perder aqui o rali e, também, ganhá-lo. Vai ser um fim-de-semana complicado, mas sinto-me confortável com o carro», explicou o piloto belga no final da super-especial.

O estónio Ott Tanak (Toyota Yaris WRC) foi o quarto, a 1,9s de Thierry Neuville, com o finlandês Jari-Matti Latvala (Toyota Yaris WRC ) em quinto, ele que se tornou no piloto a alinhar em mais ralis na história do WRC, com 197 presenças.
«Senti alguma pressão mas agora está feito e posso relaxar», admitiu Jari-Matti Latvala.
O oitavo lugar de Marcus Grönholm, aos comandos de um Toyota Yaris WRC, a 4,1 segundo do líder, é motivo de regozijo para o piloto finlandês que já não alinhava numa prova do WRC desde 2007. A sua prestação ganha ainda mais relevo a partir do momento que o engenheiro do seu Toyota Yaris WRC é visto e revisto pelo português Rui Soares, que se transferiu da sul-coreana Hyundai Motorsport para a nipónica Toyota Gazoo Racing WRC

Natural de Aguiar da Beira, Rui Soares esteve nos últimos anos na Hyundai, ao lado de pilotos como Hayden Paddon e Andreas Mikkelsen, mas agora está de “pedra e cal” com Marcus Gronholm. O oitavo lugar do finlandês é um bom presságio para o jovem engenheiro beirão-
Esta sexta-feira, o Rali da Suécia prossegue com a realização de mais sete especiais.
CLASSIFICAÇÃO GERAL (APÓS UMA ESPECIAL)
1.º Thierry Neuville (Hyundai i20 Coupe WRC), 1m34,9s
2.º Sébastien Ogier (Citroën C3 WRC), a 0,8s
3.º Andreas Mikkelsen (Hyundai i20 Coupe WRC), a 1,1s
4.º Ott Tänak (Toyota Yaris WRC), a 1,9s
5.º Jari-Matti Latvala (Toyota Yaris WRC), a 2s
6.º Teemu Suninen (Ford Fiesta WRC), a 2,7s
7.º Esapekka Lappi (Citroën C3 WRC), a 3s
8.º Marcus Grönholm (Toyota Yaris WRC), a 4,1s
9.º Kris Meeke (Toyota Yaris WRC), a 4,4s
10.º Eerik Pietarinen (Skoda Fabia WRC), a 4,4s
11.º Pontus Tidemand (Ford Fiesta WRC), a 4,8s
12.º Elfyn Evans (Ford Fiesta WRC), a 4,8s