Teotónio vence Rali de Tábua e Ol. Hospital
Pontuável para o Campeonato Centro de Ralis e Desafio Kumho Terra, a prova promovida pelo MK Makinas e Escuderia Castelo Branco consagrou o piloto do Fundão, que partilha o Mitsubishi Lancer Evo IX com Luís Morgadinho.
PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com) – Fotos: NUNO DINIS PHOTOS

Mais rápido em cinco das sete especiais que integravam o percurso, Fernando Teotónio, navegado por Luís Morgadinho (Mitsubishi Lancer Evo IX), venceu o Rali de Tábua e Oliveira do Hospital, segunda prova da temporada, e ascendeu ao comando do Campeonato de Ralis do Centro.
Sem surpresa, por dispor de um carro mais competitivo, António Dias (Skoda Fabia R5) foi o mais rápido na especial de abertura, a Super Especial de Tábua, mas uma avaria, logo a seguir, colocou-o fora de prova e Fernando Teotónio limitou-se a confirmar o favoritismo que lhe era atribuído e venceu sem dificuldade.

Armando Carvalho e Ana Santos (Mitsubishi Lancer Evo V) que, com António Dias, impediu Fernando Teotónio de ser o mais rápido em todas as especiais, terminou em segundo, com Luís Mota e Alexandre Ramos (Mitsubishi Lancer VI) a completarem o pódio.
A prova organizada por MK Makinas e Escuderia Castelo Branco acabou por ter pouca emoção, porque as primeiras posições cedo ficaram definidas e não conheceram alterações.
Ficha da prova
Prova – Rali de Tábua e Oliveira do Hospital
Data – 6/7 de Abril
Organizador – Escuderia de Castelo Branco
Estrutura – 185,13 km divididos por três secções: Oliveira do Hospital – Tábua (38,03 km); Tábua – Tábua (73,50 km); Tábua – Tábua (73,60 km)
PC – 7 (1 + 3 + 3)
Extensão das PC – 61,08 km (3,68 km + 28,70 km + 28,70 km)
Percentagem das PC – 32,99 %
Inscritos – 35 (7 P3, 1 P2, 3 P1, 1 X5, 7 X3, 10 X2, 6 X1)
Participantes – 31 (6 P3, 1 P2, 3 P1, 1 X5, 7 X3, 9 X2, 4 X1)
Classificados – 16 (5 P3, 2 P1, 3 X3, 5 X2, 1 X1)
Comandantes sucessivos
Absoluto – António Dias, na 1.ª PC; Fernando Teotónio, da 2.ª à 7.ª PC
P3 – Fernando Teotónio, da 1.ª à 7.ª PC
P2 – Luís Almeida, da 1.ª à 3.ª PC
P1 – Pedro Lago Vieira, da 1.ª à 7.ª PC
X5 – António Dias, na 1.ª PC
X3 – Gaspar Pinto, na 1.ª PC; Carlos Valentim, da 2.ª à 7.ª PC
X2 – Diogo Simões, da 1.ª à 7.ª PC
X1 – José António Marques, da 1.ª à 3.ª PC; Miguel Ramalho, da 4.ª à 7.ª PC
Vencedores
Absoluto – Fernando Teotónio/Luís Morgadinho (Mitsubishi Lancer IX)
P3 – Fernando Teotónio/Luís Morgadinho (Mitsubishi Lancer IX)
P1 – Pedro Lago Vieira/Alexandre Rodrigues (Peugeot 208 VTi)
X3 – Carlos Valentim/Luís Ribeiro (Mitsubishi Lancer X)
X2 – Diogo Simões/Tiago Neves (Renault Clio RS)
X1 – Miguel Ramalho/Hugo Marques (Ford Ka)
CLASSIFICAÇÃO
POS. | EQUIPA | CARRO | TEMPO |
1.º | Fernando Teotónio/Luís Morgadinho | Mitsubsihi Lancer IX | 58’21,1″ |
2.º | Armando Carvalho/Ana Santos | Mitsubishi Lancer V | a 1’57,1″ |
3.º | Luís Mota/Alexandre Ramos | Mitsubishi Lancer VI | a 3’06,4″ |
4.º | Carlos Valentim/Luís Ribeiro | Mitsubishi Lancer X | a 3’47,4″ |
5.º | Daniel Ferreira/Rodrigo Ribeiro | Mitsubishi Carisma GT | a 4’10,3″ |
6.º | Luís Simões/Flávio Lopes | Mitsubishi Lancer IV | a 4’13,8″ |
7.º | Rui Silva Santos/Eduardo Santos | Subaru Impreza WRX STi | a 5’06,5″ |
8.º | Diogo Simões/Tiago Neves | Renault Clio RS | a 6’21,2″ |
9.º | Nuno Mateus/Paulo Pimentel | Mitsubishi Lancer IV | a 7’00,4″ |
10.º | Telmo Neto/Fábio Santos | BMW 316 | a 7’13,8″ |
OS MAIS RÁPIDOS
1.º | 2.º | 3.º | 4.º | 5.º | 6.º | |
Fernando Teotónio | 5 | 2 | 0 | 0 | 0 | 0 |
Armando Carvalho | 1 | 1 | 3 | 1 | 0 | 1 |
António Dias | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 |
Fernando Peres | 0 | 3 | 0 | 0 | 0 | 0 |
Daniel Ferreira | 0 | 1 | 1 | 0 | 1 | 0 |
Luís Mota | 0 | 0 | 2 | 3 | 0 | 0 |
Carlos Valentim | 0 | 0 | 1 | 1 | 2 | 1 |
Diogo Simões | 0 | 0 | 0 | 1 | 2 | 0 |
Luís Simões | 0 | 0 | 0 | 1 | 1 | 0 |
Paulo Ferraz | 0 | 0 | 0 | 0 | 2 | 1 |
Rui Silva Santos | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 2 |
Gaspar Pinto | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Gonçalo Henriques | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Próxima prova – Rali de Mortágua, dias 3 e 4 de Maio, organizado pelo Clube Automóvel do Centro